Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcato, Célio Tiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Conti, Celso Luiz Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14
Resumo: O texto traz uma reflexão sobre o que é uma escola justa  numa sociedade democrática. Dada a complexidade do tema, a opção foi abordá-lo pelo avesso, apresentando alguns elementos capazes de nos indicar o que não é uma escola justa.  E para tanto foi necessário, além de analisar o conceito de justiça, articular a ele alguns outros conceitos, como democracia, igualdade e meritocracia. E este último, em particular, serve para demonstrar o uso que se faz dele, no contexto da sociedade de mercado e de caráter neoliberal, cujos princípios se apresentam de forma muito vigorosa nos dias atuais, produzindo injustiça ao invés de justiça, no que diz respeito à distribuição dos bens sociais, incluindo aí o conhecimento, por meio da educação.
id UFLA-6_ccf2b5cdd3c37d45cfb243c957c15ece
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/14
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocraciaO texto traz uma reflexão sobre o que é uma escola justa  numa sociedade democrática. Dada a complexidade do tema, a opção foi abordá-lo pelo avesso, apresentando alguns elementos capazes de nos indicar o que não é uma escola justa.  E para tanto foi necessário, além de analisar o conceito de justiça, articular a ele alguns outros conceitos, como democracia, igualdade e meritocracia. E este último, em particular, serve para demonstrar o uso que se faz dele, no contexto da sociedade de mercado e de caráter neoliberal, cujos princípios se apresentam de forma muito vigorosa nos dias atuais, produzindo injustiça ao invés de justiça, no que diz respeito à distribuição dos bens sociais, incluindo aí o conhecimento, por meio da educação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 66-74Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 66-74Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 66-74Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 66-742526-849X10.30905/ded.v1i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14/33Copyright (c) 2017 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcato, Célio TiagoConti, Celso Luiz Aparecido2019-04-15T19:56:41Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/14Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-15T19:56:41Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
title Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
spellingShingle Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
Marcato, Célio Tiago
title_short Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
title_full Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
title_fullStr Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
title_full_unstemmed Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
title_sort Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia
author Marcato, Célio Tiago
author_facet Marcato, Célio Tiago
Conti, Celso Luiz Aparecido
author_role author
author2 Conti, Celso Luiz Aparecido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcato, Célio Tiago
Conti, Celso Luiz Aparecido
description O texto traz uma reflexão sobre o que é uma escola justa  numa sociedade democrática. Dada a complexidade do tema, a opção foi abordá-lo pelo avesso, apresentando alguns elementos capazes de nos indicar o que não é uma escola justa.  E para tanto foi necessário, além de analisar o conceito de justiça, articular a ele alguns outros conceitos, como democracia, igualdade e meritocracia. E este último, em particular, serve para demonstrar o uso que se faz dele, no contexto da sociedade de mercado e de caráter neoliberal, cujos princípios se apresentam de forma muito vigorosa nos dias atuais, produzindo injustiça ao invés de justiça, no que diz respeito à distribuição dos bens sociais, incluindo aí o conhecimento, por meio da educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 66-74
Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 66-74
Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 66-74
Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 66-74
2526-849X
10.30905/ded.v1i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374442504192