O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosangela Trabuco Malvestio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Luiz Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16
Resumo: O objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade.
id UFLA-6_d59deb9a83abc95330d9e589a294aeb1
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/16
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamentoO objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 97-109Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 97-109Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 97-109Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 97-1092526-849X10.30905/ded.v1i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16/35Copyright (c) 2017 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosangela Trabuco MalvestioGomes, Luiz Roberto2019-04-15T19:56:40Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/16Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-15T19:56:40Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
title O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
spellingShingle O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
Silva, Rosangela Trabuco Malvestio
title_short O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
title_full O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
title_fullStr O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
title_full_unstemmed O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
title_sort O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
author Silva, Rosangela Trabuco Malvestio
author_facet Silva, Rosangela Trabuco Malvestio
Gomes, Luiz Roberto
author_role author
author2 Gomes, Luiz Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosangela Trabuco Malvestio
Gomes, Luiz Roberto
description O objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 97-109
Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 97-109
Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 97-109
Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 97-109
2526-849X
10.30905/ded.v1i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374445649920