O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade. |
id |
UFLA-6_d59deb9a83abc95330d9e589a294aeb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/16 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamentoO objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 97-109Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 97-109Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 97-109Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 97-1092526-849X10.30905/ded.v1i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16/35Copyright (c) 2017 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosangela Trabuco MalvestioGomes, Luiz Roberto2019-04-15T19:56:40Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/16Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-15T19:56:40Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
title |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
spellingShingle |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento Silva, Rosangela Trabuco Malvestio |
title_short |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
title_full |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
title_fullStr |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
title_full_unstemmed |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
title_sort |
O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento |
author |
Silva, Rosangela Trabuco Malvestio |
author_facet |
Silva, Rosangela Trabuco Malvestio Gomes, Luiz Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Luiz Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosangela Trabuco Malvestio Gomes, Luiz Roberto |
description |
O objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 97-109 Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 97-109 Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 97-109 Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 97-109 2526-849X 10.30905/ded.v1i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374445649920 |