A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57 |
Resumo: | Com a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais. Palavras-chave: Ressemiotização. Leitura. Multimodalidade. (Multi)letramentos. Formação de professores. |
id |
UFLA-6_e04bd6055fa8e8be5e35707b5facbe5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/57 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professoresCom a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais. Palavras-chave: Ressemiotização. Leitura. Multimodalidade. (Multi)letramentos. Formação de professores.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/5710.30905/ded.v2i1.57Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-542526-849X10.30905/ded.v2i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57/56Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena Maria2023-12-31T14:05:16Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/57Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:05:16Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
title |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
spellingShingle |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores Ferreira, Helena Maria |
title_short |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
title_full |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
title_fullStr |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
title_sort |
A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores |
author |
Ferreira, Helena Maria |
author_facet |
Ferreira, Helena Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Maria |
description |
Com a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais. Palavras-chave: Ressemiotização. Leitura. Multimodalidade. (Multi)letramentos. Formação de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57 10.30905/ded.v2i1.57 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v2i1.57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54 Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54 Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54 Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54 2526-849X 10.30905/ded.v2i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374475010048 |