A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57
Resumo: Com a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento  alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais. Palavras-chave: Ressemiotização. Leitura. Multimodalidade. (Multi)letramentos. Formação de professores.
id UFLA-6_e04bd6055fa8e8be5e35707b5facbe5a
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/57
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professoresCom a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento  alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais. Palavras-chave: Ressemiotização. Leitura. Multimodalidade. (Multi)letramentos. Formação de professores.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/5710.30905/ded.v2i1.57Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-542526-849X10.30905/ded.v2i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57/56Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena Maria2023-12-31T14:05:16Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/57Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:05:16Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
title A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
spellingShingle A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
Ferreira, Helena Maria
title_short A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
title_full A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
title_fullStr A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
title_full_unstemmed A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
title_sort A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
author Ferreira, Helena Maria
author_facet Ferreira, Helena Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Maria
description Com a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento  alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais. Palavras-chave: Ressemiotização. Leitura. Multimodalidade. (Multi)letramentos. Formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57
10.30905/ded.v2i1.57
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57
identifier_str_mv 10.30905/ded.v2i1.57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/57/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54
Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54
Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54
Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 37-54
2526-849X
10.30905/ded.v2i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374475010048