Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48051 |
Resumo: | The purpose of this article is to present the role of a group of studies and research has assumed in the making-meaning process of its subject-participants concerning the organization of mathematics teaching in the logical-historical perspective. The investigation is qualitative and constituted a case study based on the cultural-historical theory. The results revealed that the constitution of collective spaces for discussion on the organization of the Mathematics teaching contributes both to overcome the individual competence of the subjects and to think about teachers' and future teachers' education as a shared activity. |
id |
UFLA_0018c55ad589eae274503c399e370045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/48051 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitosMathematics teaching organization: the role of the study group in the meaning of the subjectsOrganización de la enseñanza de la matemática: el papel del grupo de estudio en la significación de los sujetosEducação matemática histórico-culturalGrupos de estudosProcesso de significaçãoCultural-historical mathematics educationStudy groupsProcess of significationThe purpose of this article is to present the role of a group of studies and research has assumed in the making-meaning process of its subject-participants concerning the organization of mathematics teaching in the logical-historical perspective. The investigation is qualitative and constituted a case study based on the cultural-historical theory. The results revealed that the constitution of collective spaces for discussion on the organization of the Mathematics teaching contributes both to overcome the individual competence of the subjects and to think about teachers' and future teachers' education as a shared activity.O objetivo deste artigo é apresentar o papel que assumiu um grupo de estudos e pesquisas no processo de significação dos seus sujeitos-participantes no que diz respeito à organização do ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica. A investigação é qualitativa, e se constituiu em um estudo de caso fundamentado na teoria histórico-cultural. Os resultados revelaram que a constituição de espaços coletivos de discussão sobre a organização do ensino de Matemática contribui tanto para superar a competência individual dos sujeitos quanto para pensar a formação dos professores e futuros professores como uma atividade compartilhada.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2021-09-03T19:38:37Z2021-09-03T19:38:37Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 390-424, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p390-424.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48051Educação Matemática Pesquisareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesSousa, Maria do Carmo deAndrade, José Antônio Araujopor2023-05-26T19:37:53Zoai:localhost:1/48051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-26T19:37:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos Mathematics teaching organization: the role of the study group in the meaning of the subjects Organización de la enseñanza de la matemática: el papel del grupo de estudio en la significación de los sujetos |
title |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos |
spellingShingle |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos Leandro, Everaldo Gomes Educação matemática histórico-cultural Grupos de estudos Processo de significação Cultural-historical mathematics education Study groups Process of signification |
title_short |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos |
title_full |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos |
title_fullStr |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos |
title_full_unstemmed |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos |
title_sort |
Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos |
author |
Leandro, Everaldo Gomes |
author_facet |
Leandro, Everaldo Gomes Sousa, Maria do Carmo de Andrade, José Antônio Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria do Carmo de Andrade, José Antônio Araujo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Everaldo Gomes Sousa, Maria do Carmo de Andrade, José Antônio Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática histórico-cultural Grupos de estudos Processo de significação Cultural-historical mathematics education Study groups Process of signification |
topic |
Educação matemática histórico-cultural Grupos de estudos Processo de significação Cultural-historical mathematics education Study groups Process of signification |
description |
The purpose of this article is to present the role of a group of studies and research has assumed in the making-meaning process of its subject-participants concerning the organization of mathematics teaching in the logical-historical perspective. The investigation is qualitative and constituted a case study based on the cultural-historical theory. The results revealed that the constitution of collective spaces for discussion on the organization of the Mathematics teaching contributes both to overcome the individual competence of the subjects and to think about teachers' and future teachers' education as a shared activity. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08 2021-09-03T19:38:37Z 2021-09-03T19:38:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 390-424, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p390-424. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48051 |
identifier_str_mv |
LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Organização do Ensino de Matemática: o papel do grupo de estudos na significação dos sujeitos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 390-424, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p390-424. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática Pesquisa reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439121266507776 |