E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Aleph Campos da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230
Resumo: Usability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed.
id UFLA_047b7232cc14bc82275f7274de3cb549
oai_identifier_str oai:localhost:1/43230
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionaisE-GUESS: a usability and heuristic assessment proposalJogos educacionaisAvaliação heurísticaUsabilidadeUsabilityEducational gamesHeuristic evaluationEducaçãoUsability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Usabilidade é um aspecto relevante na análise da interface homem máquina, pois diz respeito ao diálogo estabelecido entre sujeito e artefato e qualidade de uso e interação permitida pelo sistema. Este trabalho busca estabelecer critérios de avaliação de jogos educacionais baseado em uma avaliação heurística pré concebida, a Game User Experience Satisfaction (GUESS), aplicando-o na avaliação de um jogo atualmente em desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa, de caráter aplicado, apresenta abordagem mista (quanti-quali) envolvendo usuários especializados e usuários potênciais de um jogo educacional para ensino de química. A escolha da abordagem foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre a usabilidade. Além de uma nova proposta de ferramenta de avaliação de jogos educacionais, foi também desenvolvida versão digital, em 3D, de jogo educacional para ensino da tabela periódica.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoMartins, Ronei XimenesVieira, Estela Aparecida OliveiraMartins, Ronei XimenesVieira, Estela Aparecida OliveiraCosta Junior, Hélio LemesBettio, Raphael Winckler deSilveira, Aleph Campos da2020-09-29T11:48:55Z2020-09-29T11:48:55Z2020-09-292020-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:13:28Zoai:localhost:1/43230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:13:28Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
E-GUESS: a usability and heuristic assessment proposal
title E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
spellingShingle E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
Silveira, Aleph Campos da
Jogos educacionais
Avaliação heurística
Usabilidade
Usability
Educational games
Heuristic evaluation
Educação
title_short E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
title_full E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
title_fullStr E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
title_full_unstemmed E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
title_sort E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
author Silveira, Aleph Campos da
author_facet Silveira, Aleph Campos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ronei Ximenes
Vieira, Estela Aparecida Oliveira
Martins, Ronei Ximenes
Vieira, Estela Aparecida Oliveira
Costa Junior, Hélio Lemes
Bettio, Raphael Winckler de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Aleph Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educacionais
Avaliação heurística
Usabilidade
Usability
Educational games
Heuristic evaluation
Educação
topic Jogos educacionais
Avaliação heurística
Usabilidade
Usability
Educational games
Heuristic evaluation
Educação
description Usability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29T11:48:55Z
2020-09-29T11:48:55Z
2020-09-29
2020-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230
identifier_str_mv SILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835229324312576