E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230 |
Resumo: | Usability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed. |
id |
UFLA_047b7232cc14bc82275f7274de3cb549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/43230 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionaisE-GUESS: a usability and heuristic assessment proposalJogos educacionaisAvaliação heurísticaUsabilidadeUsabilityEducational gamesHeuristic evaluationEducaçãoUsability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Usabilidade é um aspecto relevante na análise da interface homem máquina, pois diz respeito ao diálogo estabelecido entre sujeito e artefato e qualidade de uso e interação permitida pelo sistema. Este trabalho busca estabelecer critérios de avaliação de jogos educacionais baseado em uma avaliação heurística pré concebida, a Game User Experience Satisfaction (GUESS), aplicando-o na avaliação de um jogo atualmente em desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa, de caráter aplicado, apresenta abordagem mista (quanti-quali) envolvendo usuários especializados e usuários potênciais de um jogo educacional para ensino de química. A escolha da abordagem foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre a usabilidade. Além de uma nova proposta de ferramenta de avaliação de jogos educacionais, foi também desenvolvida versão digital, em 3D, de jogo educacional para ensino da tabela periódica.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoMartins, Ronei XimenesVieira, Estela Aparecida OliveiraMartins, Ronei XimenesVieira, Estela Aparecida OliveiraCosta Junior, Hélio LemesBettio, Raphael Winckler deSilveira, Aleph Campos da2020-09-29T11:48:55Z2020-09-29T11:48:55Z2020-09-292020-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:13:28Zoai:localhost:1/43230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:13:28Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais E-GUESS: a usability and heuristic assessment proposal |
title |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais |
spellingShingle |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais Silveira, Aleph Campos da Jogos educacionais Avaliação heurística Usabilidade Usability Educational games Heuristic evaluation Educação |
title_short |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais |
title_full |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais |
title_fullStr |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais |
title_full_unstemmed |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais |
title_sort |
E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais |
author |
Silveira, Aleph Campos da |
author_facet |
Silveira, Aleph Campos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Ronei Ximenes Vieira, Estela Aparecida Oliveira Martins, Ronei Ximenes Vieira, Estela Aparecida Oliveira Costa Junior, Hélio Lemes Bettio, Raphael Winckler de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Aleph Campos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educacionais Avaliação heurística Usabilidade Usability Educational games Heuristic evaluation Educação |
topic |
Jogos educacionais Avaliação heurística Usabilidade Usability Educational games Heuristic evaluation Educação |
description |
Usability is a relevant aspect in the analysis of the human machine interface, as it concerns the dialogue established between subject and artifact and the quality of use and interaction allowed by the system. This paper seeks to establish educational game evaluation criteria based on a pre-designed heuristic assessment, the Game User Experience Satisfaction (GUESS), applying it to the evaluation of a game currently under development. This is an applied research with a mixed approach (quanti-quali) involving specialized users and end users of an educational game for chemistry teaching. The choice of approach was made from a systematic review of the usability literature. In addition to a new proposal for an educational game evaluation tool, a 3D digital version of an educational game for teaching the periodic table was also developed. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-29T11:48:55Z 2020-09-29T11:48:55Z 2020-09-29 2020-01-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, A. C. da. E-GUESS: proposta de avaliação de usabilidade e heurística para jogos educacionais. 2020. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Educação UFLA brasil Departamento de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Educação UFLA brasil Departamento de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835229324312576 |