O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Mauricéia Silva de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37906
Resumo: Among the linguistic-discursive mechanisms used by the advertising discourse, repetition has been extraordinarily insisted, is the construction of meaning, is the constitution of argumentative operations. However, despite its recurrence, the use of repetition has been little studied. This article presents the results of an analysis of written commercials taken from various editions of Caras Magazine, in order to highlight the nature and function of feature repetition. The results point to a more diversified use of repeat mechanism, either as linguistic-discursive resource, whether as marketing resource for fixing a brand of a product or service
id UFLA_0542f1adee4f75f2977465d2ae84fcd5
oai_identifier_str oai:localhost:1/37906
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterizaçãoTextos publicitáriosCoesão textualAdvertising textsTextual cohesionAmong the linguistic-discursive mechanisms used by the advertising discourse, repetition has been extraordinarily insisted, is the construction of meaning, is the constitution of argumentative operations. However, despite its recurrence, the use of repetition has been little studied. This article presents the results of an analysis of written commercials taken from various editions of Caras Magazine, in order to highlight the nature and function of feature repetition. The results point to a more diversified use of repeat mechanism, either as linguistic-discursive resource, whether as marketing resource for fixing a brand of a product or serviceEntre os mecanismos linguístico-discursivos utilizados pelo discurso publicitário, a repetição tem- se insistido extraordinariamente, seja na construção do sentido, seja na constituição das operações argumentativas. No entanto, apesar de sua recorrência, o recurso da repetição tem sido pouco estudado. Este artigo apresenta os resultados de uma análise de anúncios publicitários escritos retirados de várias edições da Revista Caras, com o intuito de evidenciar a natureza e a função do recurso da repetição. Os resultados apontam para uma utilização diversificada do mecanismo da repetição, seja como recurso linguístico- discursivo, seja como recurso mercadológico para fixação de uma marca de um produto ou serviço.Universidade Federal do Mato Grosso2019-11-29T12:41:13Z2019-11-29T12:41:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; VIEIRA, M. S. de P. O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 1, n. 1, p. 16-26, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37906Revista Diálogosreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaVieira, Mauricéia Silva de Paulapor2023-04-24T14:43:42Zoai:localhost:1/37906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-24T14:43:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
title O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
spellingShingle O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
Ferreira, Helena Maria
Textos publicitários
Coesão textual
Advertising texts
Textual cohesion
title_short O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
title_full O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
title_fullStr O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
title_full_unstemmed O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
title_sort O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização
author Ferreira, Helena Maria
author_facet Ferreira, Helena Maria
Vieira, Mauricéia Silva de Paula
author_role author
author2 Vieira, Mauricéia Silva de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Maria
Vieira, Mauricéia Silva de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Textos publicitários
Coesão textual
Advertising texts
Textual cohesion
topic Textos publicitários
Coesão textual
Advertising texts
Textual cohesion
description Among the linguistic-discursive mechanisms used by the advertising discourse, repetition has been extraordinarily insisted, is the construction of meaning, is the constitution of argumentative operations. However, despite its recurrence, the use of repetition has been little studied. This article presents the results of an analysis of written commercials taken from various editions of Caras Magazine, in order to highlight the nature and function of feature repetition. The results point to a more diversified use of repeat mechanism, either as linguistic-discursive resource, whether as marketing resource for fixing a brand of a product or service
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-11-29T12:41:13Z
2019-11-29T12:41:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, H. M.; VIEIRA, M. S. de P. O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 1, n. 1, p. 16-26, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37906
identifier_str_mv FERREIRA, H. M.; VIEIRA, M. S. de P. O mecanismo da repetição em textos publicitários: em busca de uma caracterização. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 1, n. 1, p. 16-26, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835173027315712