Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sindynara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes, Luiz Antônio Augusto, Gasparino, Cláudia Fernandes, Carvalho Filho, José Luiz Sandes de, Maluf, Wilson Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37268
Resumo: A produção comercial de alface, em condições de elevadas temperaturas, tem sido afetada pela ocorrência de nematoides das galhas. A utilização de cultivares resistentes é uma alternativa para o cultivo nestas condições. O presente trabalho teve por objetivo verificar a reação de 17 famílias F2:3 de alface de folhas lisas, quanto à resistência ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita raça 1. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 17 tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se cada planta individualmente, atribuindo-se uma nota de um a cinco, conforme a menor ou maior incidência de galhas nas raízes. Os valores obtidos para cada família foram comparados com aqueles obtidos para as cultivares Grand Rapids e Regina 71, mediante teste 2. Caracterizaram-se seis famílias como homozigotas resistentes ao nematoide M. incognita raça 1, por não diferirem da cultivar Grand Rapids. As outras onze famílias, por diferirem significativamente de ambas as testemunhas, caracterizaram-se como segregantes para o caráter. A classificação de seis famílias como homozigotas resistentes indica a possibilidade de obtenção de novas linhagens de alface de folhas lisas resistentes ao M. incognita raça 1, que poderão ser utilizadas em programas de melhoramento ou dar origem a novas cultivares comerciais com esta característica.
id UFLA_0fb04b66ea462f49525d17f4c5a94936
oai_identifier_str oai:localhost:1/37268
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhasLactuca sativa L.MelhoramentoSeleçãoMeloidogyne incognita raça 1A produção comercial de alface, em condições de elevadas temperaturas, tem sido afetada pela ocorrência de nematoides das galhas. A utilização de cultivares resistentes é uma alternativa para o cultivo nestas condições. O presente trabalho teve por objetivo verificar a reação de 17 famílias F2:3 de alface de folhas lisas, quanto à resistência ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita raça 1. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 17 tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se cada planta individualmente, atribuindo-se uma nota de um a cinco, conforme a menor ou maior incidência de galhas nas raízes. Os valores obtidos para cada família foram comparados com aqueles obtidos para as cultivares Grand Rapids e Regina 71, mediante teste 2. Caracterizaram-se seis famílias como homozigotas resistentes ao nematoide M. incognita raça 1, por não diferirem da cultivar Grand Rapids. As outras onze famílias, por diferirem significativamente de ambas as testemunhas, caracterizaram-se como segregantes para o caráter. A classificação de seis famílias como homozigotas resistentes indica a possibilidade de obtenção de novas linhagens de alface de folhas lisas resistentes ao M. incognita raça 1, que poderão ser utilizadas em programas de melhoramento ou dar origem a novas cultivares comerciais com esta característica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)2019-10-17T12:36:04Z2019-10-17T12:36:04Z2013-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, S. et al. Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 5, n. 2, p. 35-42, Ago. 2013. DOI: 10.18406/2316-1817v5n22013439.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37268Revista Agrogeoambientalreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, SindynaraGomes, Luiz Antônio AugustoGasparino, Cláudia FernandesCarvalho Filho, José Luiz Sandes deMaluf, Wilson Robertopor2023-05-26T18:45:05Zoai:localhost:1/37268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-26T18:45:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
title Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
spellingShingle Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
Ferreira, Sindynara
Lactuca sativa L.
Melhoramento
Seleção
Meloidogyne incognita raça 1
title_short Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
title_full Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
title_fullStr Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
title_full_unstemmed Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
title_sort Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas
author Ferreira, Sindynara
author_facet Ferreira, Sindynara
Gomes, Luiz Antônio Augusto
Gasparino, Cláudia Fernandes
Carvalho Filho, José Luiz Sandes de
Maluf, Wilson Roberto
author_role author
author2 Gomes, Luiz Antônio Augusto
Gasparino, Cláudia Fernandes
Carvalho Filho, José Luiz Sandes de
Maluf, Wilson Roberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sindynara
Gomes, Luiz Antônio Augusto
Gasparino, Cláudia Fernandes
Carvalho Filho, José Luiz Sandes de
Maluf, Wilson Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa L.
Melhoramento
Seleção
Meloidogyne incognita raça 1
topic Lactuca sativa L.
Melhoramento
Seleção
Meloidogyne incognita raça 1
description A produção comercial de alface, em condições de elevadas temperaturas, tem sido afetada pela ocorrência de nematoides das galhas. A utilização de cultivares resistentes é uma alternativa para o cultivo nestas condições. O presente trabalho teve por objetivo verificar a reação de 17 famílias F2:3 de alface de folhas lisas, quanto à resistência ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita raça 1. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 17 tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se cada planta individualmente, atribuindo-se uma nota de um a cinco, conforme a menor ou maior incidência de galhas nas raízes. Os valores obtidos para cada família foram comparados com aqueles obtidos para as cultivares Grand Rapids e Regina 71, mediante teste 2. Caracterizaram-se seis famílias como homozigotas resistentes ao nematoide M. incognita raça 1, por não diferirem da cultivar Grand Rapids. As outras onze famílias, por diferirem significativamente de ambas as testemunhas, caracterizaram-se como segregantes para o caráter. A classificação de seis famílias como homozigotas resistentes indica a possibilidade de obtenção de novas linhagens de alface de folhas lisas resistentes ao M. incognita raça 1, que poderão ser utilizadas em programas de melhoramento ou dar origem a novas cultivares comerciais com esta característica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08
2019-10-17T12:36:04Z
2019-10-17T12:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, S. et al. Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 5, n. 2, p. 35-42, Ago. 2013. DOI: 10.18406/2316-1817v5n22013439.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37268
identifier_str_mv FERREIRA, S. et al. Caracterização de famílias F2:3 de alface para resistência ao nematoide das galhas. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 5, n. 2, p. 35-42, Ago. 2013. DOI: 10.18406/2316-1817v5n22013439.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Agrogeoambiental
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835128010899456