Arranjos institucionais e políticas públicas de educação especial: um estudo de caso do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento- CEDET, Lavras-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raphael Alex
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40234
Resumo: Esse trabalho discute a política pública de educação aos dotados em âmbito local. Se objetiva nesse trabalho verificar o papel exercido pelo Centro Para Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET no arranjo institucional da política pública de educação especial e compreender como é a execução da política e analisar quais os meios e ferramentas que são utilizados para a realização da política. Para isso, tem-se o intuito de estudar a participação dos atores sociais na política pública aqui examinada. Diante disso, são abordado os principais conceitos sobre a temática de dotação e talento no ponto de vista de autores renomados e reconhecidos no assunto, bem como a abordagem feita pelo MEC. É discutido também o conceito e implementações de políticas públicas com o envolvimento de atores sociais e associações como forma de executar e cooperar com a política, desse modo verificar os arranjos institucionais que fomentam o Centro a realizar suas atividades. Além de expor o contexto histórico e explanar as atividades realizadas pelo CEDET ao longo de seus vinte e cinco anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e pesquisas bibliográficas e documentais, com intuito de conhecer mais a fundo o modo de execução da política pública que está em discussão, desse modo, alcançando informações relevantes sobre a temática. Diante disso, foi verificado que apesar da prefeitura manter o CEDET, a Associação de Pais e Amigos ao Talento - ASPAT tem uma parcela significativa na execução e manutenção do centro, além da associação guiar e nortear as atividades ela é responsável por gerir todos os voluntários e convênios que o CEDET possui para que a política pública de educação especial se concretize. Ademais, se verifica o poder que o trabalho voluntariado possui e sua importância. Para alguns dos desafios que foram encontrados se necessita que o poder público reconheça com mais atenção o CEDET e que o Estado fomente também essa temática, bem como auxiliar na execução dessa política já existente.
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