Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenta, Christiane Amaral Lunkes
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Brito, Mozar José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9048
Resumo: This paper, by inserting itself in the field of study that has tried to display some thoughts on the pedagogic practices brought by the new educational technologies, aimed at uncovering the meanings attributed by both students and teachers to the use of the technology of information as a mediator in the teaching-learning relation in the undergraduate Business Program of the Universidade Federal de Lavras (UFLA). The analytical effort done here shows that the technology of information as a mediator of this relation gets different meanings both for teachers and students. In the perception of those actors, the technologies of communication and information- when performing the role of mediators in the teachinglearning relation in management- stimulate the quest for knowledge and improvement of the teaching quality. However, the educational process results can meet some barriers and limitations associated to the technological infra-structure, the lack of experience of the actors in working in environments mediated by technologies of information.
id UFLA_1de49836c459b0e2473aa466d72d7553
oai_identifier_str oai:localhost:1/9048
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em AdministraçãoTecnologias de informaçãoAprendizagemTecnologias educacionaisTechnology of informationLearningEducational technologiesThis paper, by inserting itself in the field of study that has tried to display some thoughts on the pedagogic practices brought by the new educational technologies, aimed at uncovering the meanings attributed by both students and teachers to the use of the technology of information as a mediator in the teaching-learning relation in the undergraduate Business Program of the Universidade Federal de Lavras (UFLA). The analytical effort done here shows that the technology of information as a mediator of this relation gets different meanings both for teachers and students. In the perception of those actors, the technologies of communication and information- when performing the role of mediators in the teachinglearning relation in management- stimulate the quest for knowledge and improvement of the teaching quality. However, the educational process results can meet some barriers and limitations associated to the technological infra-structure, the lack of experience of the actors in working in environments mediated by technologies of information.Este trabalho, ao inserir-se no campo de estudos que tem procurado apresentar algumas reflexões sobre as práticas pedagógicas mediadas por novas tecnologias educacionais, procurou desvendar os significados atribuídos por docentes e discentes ao uso da tecnologia de informação como mediadora da relação ensino-aprendizagem no curso de administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O esforço analítico empreendido neste trabalho revela que as tecnologias de informação, como mediadoras da relação ensino-aprendizagem, assumem diferentes significados, tanto para docentes como para discentes. Na percepção destes atores, as tecnologias de comunicação e informação, ao mediar a relação ensinoaprendizagem em administração, estimula a busca de novos conhecimentos e melhora da qualidade do ensino. Entretanto, a análise dos resultados desta pesquisa revela que o processo educacional mediado pelas tecnologias de informação pode encontrar algumas barreiras e limitações que estão associadas à infraestrutura tecnológica à pouca experiência dos docentes e alunos em trabalhar em ambientes de ensinoaprendizagem mediados por tecnologias de informação.Organizações Rurais & Agroindustriais2001-09-012015-05-04T13:47:47Z2015-05-04T13:47:47Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273ARGENTA, C. A. L.; BRITO, M. J. de. Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 3, n. 2, 2001.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9048Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 3, n. 2 (2001)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273/269Argenta, Christiane Amaral LunkesBrito, Mozar José deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-21T19:18:33Zoai:localhost:1/9048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-01-21T19:18:33Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
title Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
spellingShingle Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
Argenta, Christiane Amaral Lunkes
Tecnologias de informação
Aprendizagem
Tecnologias educacionais
Technology of information
Learning
Educational technologies
title_short Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
title_full Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
title_fullStr Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
title_full_unstemmed Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
title_sort Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração
author Argenta, Christiane Amaral Lunkes
author_facet Argenta, Christiane Amaral Lunkes
Brito, Mozar José de
author_role author
author2 Brito, Mozar José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argenta, Christiane Amaral Lunkes
Brito, Mozar José de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação
Aprendizagem
Tecnologias educacionais
Technology of information
Learning
Educational technologies
topic Tecnologias de informação
Aprendizagem
Tecnologias educacionais
Technology of information
Learning
Educational technologies
description This paper, by inserting itself in the field of study that has tried to display some thoughts on the pedagogic practices brought by the new educational technologies, aimed at uncovering the meanings attributed by both students and teachers to the use of the technology of information as a mediator in the teaching-learning relation in the undergraduate Business Program of the Universidade Federal de Lavras (UFLA). The analytical effort done here shows that the technology of information as a mediator of this relation gets different meanings both for teachers and students. In the perception of those actors, the technologies of communication and information- when performing the role of mediators in the teachinglearning relation in management- stimulate the quest for knowledge and improvement of the teaching quality. However, the educational process results can meet some barriers and limitations associated to the technological infra-structure, the lack of experience of the actors in working in environments mediated by technologies of information.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
2015-05-04T13:47:47Z
2015-05-04T13:47:47Z
2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273
ARGENTA, C. A. L.; BRITO, M. J. de. Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 3, n. 2, 2001.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9048
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9048
identifier_str_mv ARGENTA, C. A. L.; BRITO, M. J. de. Tecnologia de informação na educação superior: uma análise do processo de aprendizagem em Administração. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 3, n. 2, 2001.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273/269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 3, n. 2 (2001)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439101187325952