Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Cláudia de Oliveira Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa Júnior, José Edimar Vieira, Borges, Luís Antônio Coimbra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39140
Resumo: A Vida e morte são processos naturais que fazem parte da própria existência, são fatos marcantes no dia a dia dos seres vivos em especial dos humanos. Após a morte do corpo ocorre a decomposição dos tecidos e começa acontecer o processo de putrefação. Isso acontece por ação de inúmeros micro-organismos e enzimas, resultando na transformação gradual dos tecidos em gases, líquidos e sais. Os gases majoritários produzidos são H2S4 (acido sulfídrico), CH4 (metano), NH3 (amônia), CO2 (gás carbônico) e H2O (água). Almeida (2005) afirma que o odor é causado por alguns destes gases e pela presença de mercaptanas, substância que contem sulfeto de hidrogênio ligado ao carbono. A decomposição do corpo pode durar alguns meses e até vários anos, dependendo das condições ambientais, como da temperatura, umidade e do tipo de solo. É sabido que esses líquidos são potenciais contaminadores do ambiente, provenientes da decomposição cadavérica, em especial no que diz respeito aos mananciais hídricos que por ventura estejam próximos destes locais. Dessa forma, os cemitérios geram impactos ambientais, principalmente no que se refere a alterações químicas, físicas e biológicas, no solo e principalmente em águas subterrâneas e superficiais. Como consequência disso, a construção de cemitérios exige maior atenção dos órgãos governamentais nas esferas municipal, estadual e federal e também de toda sociedade na tentativa de minimizar os problemas ambientais e não afetar negativamente a qualidade de vida das populações urbanas.
id UFLA_1f1bdaf6eebaad90fe7d5b04b84f331b
oai_identifier_str oai:localhost:1/39140
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Cemitérios e seus impactos socioambientais no BrasilCemitérios - Impactos ambientaisLençol freáticoCemeteries - Environmental impactsGroundwaterA Vida e morte são processos naturais que fazem parte da própria existência, são fatos marcantes no dia a dia dos seres vivos em especial dos humanos. Após a morte do corpo ocorre a decomposição dos tecidos e começa acontecer o processo de putrefação. Isso acontece por ação de inúmeros micro-organismos e enzimas, resultando na transformação gradual dos tecidos em gases, líquidos e sais. Os gases majoritários produzidos são H2S4 (acido sulfídrico), CH4 (metano), NH3 (amônia), CO2 (gás carbônico) e H2O (água). Almeida (2005) afirma que o odor é causado por alguns destes gases e pela presença de mercaptanas, substância que contem sulfeto de hidrogênio ligado ao carbono. A decomposição do corpo pode durar alguns meses e até vários anos, dependendo das condições ambientais, como da temperatura, umidade e do tipo de solo. É sabido que esses líquidos são potenciais contaminadores do ambiente, provenientes da decomposição cadavérica, em especial no que diz respeito aos mananciais hídricos que por ventura estejam próximos destes locais. Dessa forma, os cemitérios geram impactos ambientais, principalmente no que se refere a alterações químicas, físicas e biológicas, no solo e principalmente em águas subterrâneas e superficiais. Como consequência disso, a construção de cemitérios exige maior atenção dos órgãos governamentais nas esferas municipal, estadual e federal e também de toda sociedade na tentativa de minimizar os problemas ambientais e não afetar negativamente a qualidade de vida das populações urbanas.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - ANAP2020-03-04T18:01:08Z2020-03-04T18:01:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOGUEIRA, C. de O. G.; COSTA JÚNIOR, J. E. V.; BORGES, L. A. C. Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 9, n. 11, p. 331-344, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39140Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Cláudia de Oliveira GonçalvesCosta Júnior, José Edimar VieiraBorges, Luís Antônio Coimbrapor2020-03-04T18:05:30Zoai:localhost:1/39140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-04T18:05:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
title Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
spellingShingle Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
Nogueira, Cláudia de Oliveira Gonçalves
Cemitérios - Impactos ambientais
Lençol freático
Cemeteries - Environmental impacts
Groundwater
title_short Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
title_full Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
title_fullStr Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
title_full_unstemmed Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
title_sort Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil
author Nogueira, Cláudia de Oliveira Gonçalves
author_facet Nogueira, Cláudia de Oliveira Gonçalves
Costa Júnior, José Edimar Vieira
Borges, Luís Antônio Coimbra
author_role author
author2 Costa Júnior, José Edimar Vieira
Borges, Luís Antônio Coimbra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Cláudia de Oliveira Gonçalves
Costa Júnior, José Edimar Vieira
Borges, Luís Antônio Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Cemitérios - Impactos ambientais
Lençol freático
Cemeteries - Environmental impacts
Groundwater
topic Cemitérios - Impactos ambientais
Lençol freático
Cemeteries - Environmental impacts
Groundwater
description A Vida e morte são processos naturais que fazem parte da própria existência, são fatos marcantes no dia a dia dos seres vivos em especial dos humanos. Após a morte do corpo ocorre a decomposição dos tecidos e começa acontecer o processo de putrefação. Isso acontece por ação de inúmeros micro-organismos e enzimas, resultando na transformação gradual dos tecidos em gases, líquidos e sais. Os gases majoritários produzidos são H2S4 (acido sulfídrico), CH4 (metano), NH3 (amônia), CO2 (gás carbônico) e H2O (água). Almeida (2005) afirma que o odor é causado por alguns destes gases e pela presença de mercaptanas, substância que contem sulfeto de hidrogênio ligado ao carbono. A decomposição do corpo pode durar alguns meses e até vários anos, dependendo das condições ambientais, como da temperatura, umidade e do tipo de solo. É sabido que esses líquidos são potenciais contaminadores do ambiente, provenientes da decomposição cadavérica, em especial no que diz respeito aos mananciais hídricos que por ventura estejam próximos destes locais. Dessa forma, os cemitérios geram impactos ambientais, principalmente no que se refere a alterações químicas, físicas e biológicas, no solo e principalmente em águas subterrâneas e superficiais. Como consequência disso, a construção de cemitérios exige maior atenção dos órgãos governamentais nas esferas municipal, estadual e federal e também de toda sociedade na tentativa de minimizar os problemas ambientais e não afetar negativamente a qualidade de vida das populações urbanas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-03-04T18:01:08Z
2020-03-04T18:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, C. de O. G.; COSTA JÚNIOR, J. E. V.; BORGES, L. A. C. Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 9, n. 11, p. 331-344, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39140
identifier_str_mv NOGUEIRA, C. de O. G.; COSTA JÚNIOR, J. E. V.; BORGES, L. A. C. Cemitérios e seus impactos socioambientais no Brasil. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 9, n. 11, p. 331-344, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - ANAP
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - ANAP
dc.source.none.fl_str_mv Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439217761714176