Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Denise Aparecida Hipólito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30643
Resumo: O empreendedorismo, durante muitos anos, esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, nos últimos anos, especialmente após o advento do gerencialismo, a Administração Pública vem tentando introduzir uma série de métodos baseados no mercado para aprimorar o seu desempenho, entre estes, o empreendedorismo público. Definido em termos de tomada de decisão, inovação e proatividade, a literatura aponta o empreendedorismo público como um mecanismo incentivador para a adoção de novas ideias, para melhorar a alocação dos recursos resultando em serviços ofertados à população com mais qualidade e eficiência. Contudo, para que o empreendedorismo seja implementado nas instituições públicas se faz necessário que o ambiente organizacional favoreça essas ações. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa analisar qual a relação das características organizacionais sejam elas, estruturais, administrativas, culturais e ambientais com o empreendedorismo público e como elas podem influenciar a adoção de ações empreendedoras neste setor a partir da percepção dos servidores públicos. Para tanto, este estudo foi conduzido na Prefeitura Municipal de Lavras, Minas Gerais se classificando como uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza mista (quantitativa e qualitativa) na qual foi utilizada a triangulação metodológica através de questionário survey, entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os resultados mostram que as características organizacionais influenciam sobremaneira na implementação do empreendedorismo público existindo relação positiva para a presença dos fatores hierarquia, formalidade, flexibilidade, autonomia, recompensas, especialização, accountability, multiplicidade de objetivos, a orientação para os resultados, a responsabilidade legal e a competição e relação negativa para a presença dos fatores participação e influência política.
id UFLA_24dd7eb1ea3171bba740a2e5499f2a1e
oai_identifier_str oai:localhost:1/30643
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionaisEmpreendedorismo públicoCaracterísticas organizacionaisSetor públicoO empreendedorismo, durante muitos anos, esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, nos últimos anos, especialmente após o advento do gerencialismo, a Administração Pública vem tentando introduzir uma série de métodos baseados no mercado para aprimorar o seu desempenho, entre estes, o empreendedorismo público. Definido em termos de tomada de decisão, inovação e proatividade, a literatura aponta o empreendedorismo público como um mecanismo incentivador para a adoção de novas ideias, para melhorar a alocação dos recursos resultando em serviços ofertados à população com mais qualidade e eficiência. Contudo, para que o empreendedorismo seja implementado nas instituições públicas se faz necessário que o ambiente organizacional favoreça essas ações. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa analisar qual a relação das características organizacionais sejam elas, estruturais, administrativas, culturais e ambientais com o empreendedorismo público e como elas podem influenciar a adoção de ações empreendedoras neste setor a partir da percepção dos servidores públicos. Para tanto, este estudo foi conduzido na Prefeitura Municipal de Lavras, Minas Gerais se classificando como uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza mista (quantitativa e qualitativa) na qual foi utilizada a triangulação metodológica através de questionário survey, entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os resultados mostram que as características organizacionais influenciam sobremaneira na implementação do empreendedorismo público existindo relação positiva para a presença dos fatores hierarquia, formalidade, flexibilidade, autonomia, recompensas, especialização, accountability, multiplicidade de objetivos, a orientação para os resultados, a responsabilidade legal e a competição e relação negativa para a presença dos fatores participação e influência política.UFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaRomaniello, Marcelo MárcioCampos, Renato SilvérioBorges, Denise Aparecida Hipólito2018-09-26T19:00:38Z2018-09-26T19:00:38Z2016-06-212015-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-26T19:00:38Zoai:localhost:1/30643Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-26T19:00:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
title Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
spellingShingle Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
Borges, Denise Aparecida Hipólito
Empreendedorismo público
Características organizacionais
Setor público
title_short Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
title_full Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
title_fullStr Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
title_full_unstemmed Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
title_sort Empreendedorismo no setor público, a influência das características organizacionais
author Borges, Denise Aparecida Hipólito
author_facet Borges, Denise Aparecida Hipólito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romaniello, Marcelo Márcio
Campos, Renato Silvério
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Denise Aparecida Hipólito
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo público
Características organizacionais
Setor público
topic Empreendedorismo público
Características organizacionais
Setor público
description O empreendedorismo, durante muitos anos, esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, nos últimos anos, especialmente após o advento do gerencialismo, a Administração Pública vem tentando introduzir uma série de métodos baseados no mercado para aprimorar o seu desempenho, entre estes, o empreendedorismo público. Definido em termos de tomada de decisão, inovação e proatividade, a literatura aponta o empreendedorismo público como um mecanismo incentivador para a adoção de novas ideias, para melhorar a alocação dos recursos resultando em serviços ofertados à população com mais qualidade e eficiência. Contudo, para que o empreendedorismo seja implementado nas instituições públicas se faz necessário que o ambiente organizacional favoreça essas ações. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa analisar qual a relação das características organizacionais sejam elas, estruturais, administrativas, culturais e ambientais com o empreendedorismo público e como elas podem influenciar a adoção de ações empreendedoras neste setor a partir da percepção dos servidores públicos. Para tanto, este estudo foi conduzido na Prefeitura Municipal de Lavras, Minas Gerais se classificando como uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza mista (quantitativa e qualitativa) na qual foi utilizada a triangulação metodológica através de questionário survey, entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os resultados mostram que as características organizacionais influenciam sobremaneira na implementação do empreendedorismo público existindo relação positiva para a presença dos fatores hierarquia, formalidade, flexibilidade, autonomia, recompensas, especialização, accountability, multiplicidade de objetivos, a orientação para os resultados, a responsabilidade legal e a competição e relação negativa para a presença dos fatores participação e influência política.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
2016-06-21
2018-09-26T19:00:38Z
2018-09-26T19:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30643
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815438967456137216