Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Domingos José Lopes da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Maria Manuela Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13978
Resumo: A Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) é um método multivariado particularmente útil na abordagem simultânea de um grande conjunto de variáveis qualitativas, avaliando o seu eventual relacionamento, produzindo mapas geométricos que possibilitam a visualização das interdependências existentes. Este estudo tem como objetivo a aplicação da ACM via optimal scaling sobre os dados de um inquérito realizado com alunos do ensino secundário (no Brasil corresponde a ensino médio), de modo a investigar as relações entre a motivação para as disciplinas de Português, Matemática e Educação Física e um conjunto de variáveis referentes aos alunos (sexo, curso, ano de escolaridade e prática desportiva). Realça-se o pioneirismo desta aplicação. A ACM permitiu identificar as variáveis e categorias de variáveis com atributos próximos, tendo possibilitado a definição de subgrupos relativamente homogêneos. Foram retidas três dimensões. A dimensão 1 aponta essencialmente para a “formação desportiva”, a dimensão 2, dirige-se sobretudo para a “aprendizagem das línguas e humanidades” e a dimensão 3 representada simultaneamente pela “destreza física e o raciocínio abstrato”.
id UFLA_257d5b75539a4f1d546a0bcfff2796b3
oai_identifier_str oai:localhost:1/13978
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em PortugalMultiple correspondence analysis via optimal scaling applied to some school variables in high school Portuguese studentsRedução da dimensionalidadeAnálise multivariadaPrática desportivaMotivaçãoDimensionality reductionMultivariate analysisSports practiceMotivationA Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) é um método multivariado particularmente útil na abordagem simultânea de um grande conjunto de variáveis qualitativas, avaliando o seu eventual relacionamento, produzindo mapas geométricos que possibilitam a visualização das interdependências existentes. Este estudo tem como objetivo a aplicação da ACM via optimal scaling sobre os dados de um inquérito realizado com alunos do ensino secundário (no Brasil corresponde a ensino médio), de modo a investigar as relações entre a motivação para as disciplinas de Português, Matemática e Educação Física e um conjunto de variáveis referentes aos alunos (sexo, curso, ano de escolaridade e prática desportiva). Realça-se o pioneirismo desta aplicação. A ACM permitiu identificar as variáveis e categorias de variáveis com atributos próximos, tendo possibilitado a definição de subgrupos relativamente homogêneos. Foram retidas três dimensões. A dimensão 1 aponta essencialmente para a “formação desportiva”, a dimensão 2, dirige-se sobretudo para a “aprendizagem das línguas e humanidades” e a dimensão 3 representada simultaneamente pela “destreza física e o raciocínio abstrato”.ABSTRACT: Multiple Correspondence Analysis (MCA) is a multivariate method that might be particularly useful in the analysis of a large set of qualitative data. Through MCA, it is possible to assess the relationship between large sets of variables and produce geometric maps to visualize potential interactions. Using optimal scaling procedure, this study aims to: a) investigate the motivation levels of high schools students for the disciplines of Portuguese, Mathematics and Physical Education; b) establish relationships between motivation levels and students’ characteristics (gender, course, grade and sports). It highlights the pioneering this application. By applying MCA, it was identified variables and categories of variables with close attributes, which further allowed the definition of relatively homogeneous subgroups. It was retained three dimensions. The dimension one refers to «sports practice», the dimension two is directed particularly to the “languages learning and humanities”, and the dimension three represents simultaneously the “physical dexterity and abstract reasoning”.Universidade Federal de Lavras2017-06-292017-08-01T20:09:53Z2017-08-01T20:09:53Z2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfSILVA, D. J. L., OLIVEIRA, M. M. M. Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Brasileira de Biometria, Lavras, v. 35, n. 2, p. 298-318, jun. 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13978REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA; Vol 35 No 2 (2017); 298-3181983-0823reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://www.biometria.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/100/102Attribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Domingos José Lopes daOliveira, Maria Manuela MeloSilva, Domingos José Lopes daOliveira, Maria Manuela Melo2021-04-20T14:09:30Zoai:localhost:1/13978Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-04-20T14:09:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
Multiple correspondence analysis via optimal scaling applied to some school variables in high school Portuguese students
title Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
spellingShingle Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
Silva, Domingos José Lopes da
Redução da dimensionalidade
Análise multivariada
Prática desportiva
Motivação
Dimensionality reduction
Multivariate analysis
Sports practice
Motivation
title_short Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
title_full Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
title_fullStr Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
title_full_unstemmed Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
title_sort Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal
author Silva, Domingos José Lopes da
author_facet Silva, Domingos José Lopes da
Oliveira, Maria Manuela Melo
author_role author
author2 Oliveira, Maria Manuela Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Domingos José Lopes da
Oliveira, Maria Manuela Melo
Silva, Domingos José Lopes da
Oliveira, Maria Manuela Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Redução da dimensionalidade
Análise multivariada
Prática desportiva
Motivação
Dimensionality reduction
Multivariate analysis
Sports practice
Motivation
topic Redução da dimensionalidade
Análise multivariada
Prática desportiva
Motivação
Dimensionality reduction
Multivariate analysis
Sports practice
Motivation
description A Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) é um método multivariado particularmente útil na abordagem simultânea de um grande conjunto de variáveis qualitativas, avaliando o seu eventual relacionamento, produzindo mapas geométricos que possibilitam a visualização das interdependências existentes. Este estudo tem como objetivo a aplicação da ACM via optimal scaling sobre os dados de um inquérito realizado com alunos do ensino secundário (no Brasil corresponde a ensino médio), de modo a investigar as relações entre a motivação para as disciplinas de Português, Matemática e Educação Física e um conjunto de variáveis referentes aos alunos (sexo, curso, ano de escolaridade e prática desportiva). Realça-se o pioneirismo desta aplicação. A ACM permitiu identificar as variáveis e categorias de variáveis com atributos próximos, tendo possibilitado a definição de subgrupos relativamente homogêneos. Foram retidas três dimensões. A dimensão 1 aponta essencialmente para a “formação desportiva”, a dimensão 2, dirige-se sobretudo para a “aprendizagem das línguas e humanidades” e a dimensão 3 representada simultaneamente pela “destreza física e o raciocínio abstrato”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
2017-08-01T20:09:53Z
2017-08-01T20:09:53Z
2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, D. J. L., OLIVEIRA, M. M. M. Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Brasileira de Biometria, Lavras, v. 35, n. 2, p. 298-318, jun. 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13978
identifier_str_mv SILVA, D. J. L., OLIVEIRA, M. M. M. Análise de Correspondências Múltiplas via optimal scaling aplicada a variáveis do meio escolar relativas a alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Brasileira de Biometria, Lavras, v. 35, n. 2, p. 298-318, jun. 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.biometria.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/100/102
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA; Vol 35 No 2 (2017); 298-318
1983-0823
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439241209970688