Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Júlia Dias de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39616
Resumo: A busca pelo desenvolvimento econômico gera um grau elevado de exploração dos recursos naturais, acarretando em danos ambientais que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar social. Por este motivo, se faz necessária a intervenção positiva do Estado como ente regulador e protetor, responsável por introduzir uma abordagem preventiva e mitigadora de adversidades ao meio ambiente por meio de políticas públicas e dispositivos legais que assegurem a sua integridade. Nesta lógica que atua o ICMS Ecológico, um recurso econômico que proporciona aos municípios incentivos financeiros tendo como base uma porcentagem da receita obtida através do recolhimento do ICMS. Minas Gerais inseriu em sua agenda política o ICMS Ecológico a partir da Lei Estadual nº 12.040 de 1995, também conhecida como Lei “Robin Hood”, que definiu critérios para o repasse da parcela do ICMS visando o desenvolvimento regional e a proteção do meio ambiente. Sendo o objetivo geral analisar a evolução e os impactos em termos de preservação ambiental do ICMS ecológico nos municípios de Minas Gerais no período de 2002 a 2017, este estudo se orienta pelas seguintes questões: como se deu a implantação do ICMS Ecológico em Minas Gerias e quais foram os marcos legais? Desde a implantação, houve impacto em termos de preservação ambiental em Minas Gerais? Houve aumento de Unidades de Conservação no estado mineiro nos últimos anos? Para que fosse possível alcançar tais objetivos, realizou-se um levantamento histórico sobre os aspectos institucionais e legais acerca do ICMS Ecológico, bem como uma análise das alterações nas áreas das unidades de conservação nos municípios mineiros no período de 2010 a 2017. Os resultados apontam crescente adaptação dos municípios mineiros aos subcritérios para recebimento do ICMS Ecológico e pequenas variações em termos de preservação ambiental.
id UFLA_32914cf4268c7980bc247b29cc4996ca
oai_identifier_str oai:localhost:1/39616
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas GeraisAnalyze of ecological ICMS as an instrument of environmental policy: the case of Minas GeraisPolítica Pública. Meio Ambiente. ICMS Ecológico. Índice de Conservação.Public policy. Environment. ICMS Ecological. Conservation IndexA busca pelo desenvolvimento econômico gera um grau elevado de exploração dos recursos naturais, acarretando em danos ambientais que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar social. Por este motivo, se faz necessária a intervenção positiva do Estado como ente regulador e protetor, responsável por introduzir uma abordagem preventiva e mitigadora de adversidades ao meio ambiente por meio de políticas públicas e dispositivos legais que assegurem a sua integridade. Nesta lógica que atua o ICMS Ecológico, um recurso econômico que proporciona aos municípios incentivos financeiros tendo como base uma porcentagem da receita obtida através do recolhimento do ICMS. Minas Gerais inseriu em sua agenda política o ICMS Ecológico a partir da Lei Estadual nº 12.040 de 1995, também conhecida como Lei “Robin Hood”, que definiu critérios para o repasse da parcela do ICMS visando o desenvolvimento regional e a proteção do meio ambiente. Sendo o objetivo geral analisar a evolução e os impactos em termos de preservação ambiental do ICMS ecológico nos municípios de Minas Gerais no período de 2002 a 2017, este estudo se orienta pelas seguintes questões: como se deu a implantação do ICMS Ecológico em Minas Gerias e quais foram os marcos legais? Desde a implantação, houve impacto em termos de preservação ambiental em Minas Gerais? Houve aumento de Unidades de Conservação no estado mineiro nos últimos anos? Para que fosse possível alcançar tais objetivos, realizou-se um levantamento histórico sobre os aspectos institucionais e legais acerca do ICMS Ecológico, bem como uma análise das alterações nas áreas das unidades de conservação nos municípios mineiros no período de 2010 a 2017. Os resultados apontam crescente adaptação dos municípios mineiros aos subcritérios para recebimento do ICMS Ecológico e pequenas variações em termos de preservação ambiental.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSilva, Sabrina Soares daCampos, Renato SilvérioAlcântara, Valderí de CastroAbreu, Júlia Dias de2020-04-01T12:38:43Z2020-04-01T12:38:43Z2020-04-012018-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-04-01T12:38:44Zoai:localhost:1/39616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-01T12:38:44Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
Analyze of ecological ICMS as an instrument of environmental policy: the case of Minas Gerais
title Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
spellingShingle Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
Abreu, Júlia Dias de
Política Pública. Meio Ambiente. ICMS Ecológico. Índice de Conservação.
Public policy. Environment. ICMS Ecological. Conservation Index
title_short Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
title_full Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
title_fullStr Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
title_full_unstemmed Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
title_sort Análise do ICMS ecológico como instrumento de política ambiental: o caso de Minas Gerais
author Abreu, Júlia Dias de
author_facet Abreu, Júlia Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sabrina Soares da
Campos, Renato Silvério
Alcântara, Valderí de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Júlia Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Política Pública. Meio Ambiente. ICMS Ecológico. Índice de Conservação.
Public policy. Environment. ICMS Ecological. Conservation Index
topic Política Pública. Meio Ambiente. ICMS Ecológico. Índice de Conservação.
Public policy. Environment. ICMS Ecological. Conservation Index
description A busca pelo desenvolvimento econômico gera um grau elevado de exploração dos recursos naturais, acarretando em danos ambientais que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar social. Por este motivo, se faz necessária a intervenção positiva do Estado como ente regulador e protetor, responsável por introduzir uma abordagem preventiva e mitigadora de adversidades ao meio ambiente por meio de políticas públicas e dispositivos legais que assegurem a sua integridade. Nesta lógica que atua o ICMS Ecológico, um recurso econômico que proporciona aos municípios incentivos financeiros tendo como base uma porcentagem da receita obtida através do recolhimento do ICMS. Minas Gerais inseriu em sua agenda política o ICMS Ecológico a partir da Lei Estadual nº 12.040 de 1995, também conhecida como Lei “Robin Hood”, que definiu critérios para o repasse da parcela do ICMS visando o desenvolvimento regional e a proteção do meio ambiente. Sendo o objetivo geral analisar a evolução e os impactos em termos de preservação ambiental do ICMS ecológico nos municípios de Minas Gerais no período de 2002 a 2017, este estudo se orienta pelas seguintes questões: como se deu a implantação do ICMS Ecológico em Minas Gerias e quais foram os marcos legais? Desde a implantação, houve impacto em termos de preservação ambiental em Minas Gerais? Houve aumento de Unidades de Conservação no estado mineiro nos últimos anos? Para que fosse possível alcançar tais objetivos, realizou-se um levantamento histórico sobre os aspectos institucionais e legais acerca do ICMS Ecológico, bem como uma análise das alterações nas áreas das unidades de conservação nos municípios mineiros no período de 2010 a 2017. Os resultados apontam crescente adaptação dos municípios mineiros aos subcritérios para recebimento do ICMS Ecológico e pequenas variações em termos de preservação ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
2020-04-01T12:38:43Z
2020-04-01T12:38:43Z
2020-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39616
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835174612762624