Análise da tecnologia WAP via estudos de caso em jogos distribuídos e interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Bruna Chesye
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9298
Resumo: Com o crescimento do mercado das telecomunicações móveis, surgiu o WAP, um protocolo mundial que torna possível o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis sem fio, como Palms e celulares. Apesar das limitações e do preço, os dispositivos WAP têm obtido sucesso em vários países. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em estudar e avaliar esta tecnologia para aplicações distribuídas e com alto índice de concorrência e sincronização, demonstrando ao final deste projeto quais as facilidades e dificuldades encontradas para se implementar jogos interativos utilizando esta tecnologia. O jogo escolhido para fazer esta demonstração foi o de Batalha Naval, por ser um jogo simples porém não trivial. Através dos estudos realizados, pôde-se concluir que implementar um jogo em tempo real entre dois ou mais jogadores utilizando a tecnologia WAP é algo não trivial. Isto porque o WML é uma simples linguagem de marcação, não permitindo assim a construção de programas mais complexos. Uma solução encontrada foi a de interagir o WML com um programa servidor escrito em PHP (através dos métodos get e post), e este com outro servidor escrito em Java (através de sockets).
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