Análise da tecnologia WAP via estudos de caso em jogos distribuídos e interativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9298 |
Resumo: | Com o crescimento do mercado das telecomunicações móveis, surgiu o WAP, um protocolo mundial que torna possível o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis sem fio, como Palms e celulares. Apesar das limitações e do preço, os dispositivos WAP têm obtido sucesso em vários países. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em estudar e avaliar esta tecnologia para aplicações distribuídas e com alto índice de concorrência e sincronização, demonstrando ao final deste projeto quais as facilidades e dificuldades encontradas para se implementar jogos interativos utilizando esta tecnologia. O jogo escolhido para fazer esta demonstração foi o de Batalha Naval, por ser um jogo simples porém não trivial. Através dos estudos realizados, pôde-se concluir que implementar um jogo em tempo real entre dois ou mais jogadores utilizando a tecnologia WAP é algo não trivial. Isto porque o WML é uma simples linguagem de marcação, não permitindo assim a construção de programas mais complexos. Uma solução encontrada foi a de interagir o WML com um programa servidor escrito em PHP (através dos métodos get e post), e este com outro servidor escrito em Java (através de sockets). |
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Análise da tecnologia WAP via estudos de caso em jogos distribuídos e interativosWireless application protocolTecnologiaJogosWireless markup languageAnáliseInteração cliente-servidorCom o crescimento do mercado das telecomunicações móveis, surgiu o WAP, um protocolo mundial que torna possível o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis sem fio, como Palms e celulares. Apesar das limitações e do preço, os dispositivos WAP têm obtido sucesso em vários países. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em estudar e avaliar esta tecnologia para aplicações distribuídas e com alto índice de concorrência e sincronização, demonstrando ao final deste projeto quais as facilidades e dificuldades encontradas para se implementar jogos interativos utilizando esta tecnologia. O jogo escolhido para fazer esta demonstração foi o de Batalha Naval, por ser um jogo simples porém não trivial. Através dos estudos realizados, pôde-se concluir que implementar um jogo em tempo real entre dois ou mais jogadores utilizando a tecnologia WAP é algo não trivial. Isto porque o WML é uma simples linguagem de marcação, não permitindo assim a construção de programas mais complexos. Uma solução encontrada foi a de interagir o WML com um programa servidor escrito em PHP (através dos métodos get e post), e este com outro servidor escrito em Java (através de sockets).Silva, Ricardo Martins de AbreuAlvarenga, Guilherme BastosDias, Bruna Chesye2015-05-05T20:12:01Z2015-05-05T20:12:01Z2015-05-052003-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, B. C. Análise da tecnologia WAP via estudos de caso em jogos distribuídos e interativos. 2003. 63 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2003.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9298info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-28T17:36:00Zoai:localhost:1/9298Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-28T17:36Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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