Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Dierlei dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Siqueira,Dalmo Lopes de, Borba,André Nogueira, Lelis,Flávia Mara Viera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300020
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6967
Resumo: A produção de mudas de citros em recipientes é uma tecnologia recente, portanto o sistema de produção encontra-se em aperfeiçoamento, havendo necessidade de informações em várias etapas do sistema produtivo, entre elas os métodos de forçamento da brotação pós-enxertia. Objetivou-se, neste trabalho, estudar o efeito da cobertura das gemas com fitas plásticas e da época de forçamento da brotação sobre o pegamento e desenvolvimento de enxertos da lima ácida 'Tahiti'. O porta-enxerto utilizado foi o limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia Osbeck), oriundo da germinação de sementes, e a variedade copa a limeira ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka). Foram testadas épocas de forçamento de brotação da enxertia (10, 15, 20, 25, 30 e 35 dias após a realização da enxertia) e formas de proteção do enxerto (gema coberta e gema exposta). Após a enxertia as plantas foram mantidas em casa de vegetação com esquema de irrigação por gotejamento. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e 3 plantas por parcela. Não houve interação entre os fatores estudados, sendo que o índice de pegamento dos enxertos não foi influenciado pelos tratamentos e a cobertura total da borbulha pela fita plástica favoreceu a dormência da gema. O forçamento da brotação do enxerto de lima ácida 'Tahiti', utilizando o método de curvamento do porta-enxerto apresentou os melhores resultados quando esse foi realizado aos 10 dias após a enxertia.
id UFLA_40b87cc97d7e554a6f6804f0e2ca9329
oai_identifier_str oai:localhost:1/6967
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'Produção de mudasCitrus latifoliaCitrus limoniaA produção de mudas de citros em recipientes é uma tecnologia recente, portanto o sistema de produção encontra-se em aperfeiçoamento, havendo necessidade de informações em várias etapas do sistema produtivo, entre elas os métodos de forçamento da brotação pós-enxertia. Objetivou-se, neste trabalho, estudar o efeito da cobertura das gemas com fitas plásticas e da época de forçamento da brotação sobre o pegamento e desenvolvimento de enxertos da lima ácida 'Tahiti'. O porta-enxerto utilizado foi o limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia Osbeck), oriundo da germinação de sementes, e a variedade copa a limeira ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka). Foram testadas épocas de forçamento de brotação da enxertia (10, 15, 20, 25, 30 e 35 dias após a realização da enxertia) e formas de proteção do enxerto (gema coberta e gema exposta). Após a enxertia as plantas foram mantidas em casa de vegetação com esquema de irrigação por gotejamento. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e 3 plantas por parcela. Não houve interação entre os fatores estudados, sendo que o índice de pegamento dos enxertos não foi influenciado pelos tratamentos e a cobertura total da borbulha pela fita plástica favoreceu a dormência da gema. O forçamento da brotação do enxerto de lima ácida 'Tahiti', utilizando o método de curvamento do porta-enxerto apresentou os melhores resultados quando esse foi realizado aos 10 dias após a enxertia.Editora da Universidade Federal de Lavras2009-06-012015-04-30T13:35:15Z2015-04-30T13:35:15Z2015-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300020http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6967Ciência e Agrotecnologia v.33 n.3 2009reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASantos,Dierlei dosSiqueira,Dalmo Lopes deBorba,André NogueiraLelis,Flávia Mara Vieraporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T13:35:15Zoai:localhost:1/6967Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-04-30T13:35:15Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
title Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
spellingShingle Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
Santos,Dierlei dos
Produção de mudas
Citrus latifolia
Citrus limonia
title_short Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
title_full Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
title_fullStr Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
title_full_unstemmed Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
title_sort Proteção da gema e épocas de forçamento da brotação na enxertia da lima ácida 'Tahiti'
author Santos,Dierlei dos
author_facet Santos,Dierlei dos
Siqueira,Dalmo Lopes de
Borba,André Nogueira
Lelis,Flávia Mara Viera
author_role author
author2 Siqueira,Dalmo Lopes de
Borba,André Nogueira
Lelis,Flávia Mara Viera
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Dierlei dos
Siqueira,Dalmo Lopes de
Borba,André Nogueira
Lelis,Flávia Mara Viera
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de mudas
Citrus latifolia
Citrus limonia
topic Produção de mudas
Citrus latifolia
Citrus limonia
description A produção de mudas de citros em recipientes é uma tecnologia recente, portanto o sistema de produção encontra-se em aperfeiçoamento, havendo necessidade de informações em várias etapas do sistema produtivo, entre elas os métodos de forçamento da brotação pós-enxertia. Objetivou-se, neste trabalho, estudar o efeito da cobertura das gemas com fitas plásticas e da época de forçamento da brotação sobre o pegamento e desenvolvimento de enxertos da lima ácida 'Tahiti'. O porta-enxerto utilizado foi o limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia Osbeck), oriundo da germinação de sementes, e a variedade copa a limeira ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka). Foram testadas épocas de forçamento de brotação da enxertia (10, 15, 20, 25, 30 e 35 dias após a realização da enxertia) e formas de proteção do enxerto (gema coberta e gema exposta). Após a enxertia as plantas foram mantidas em casa de vegetação com esquema de irrigação por gotejamento. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e 3 plantas por parcela. Não houve interação entre os fatores estudados, sendo que o índice de pegamento dos enxertos não foi influenciado pelos tratamentos e a cobertura total da borbulha pela fita plástica favoreceu a dormência da gema. O forçamento da brotação do enxerto de lima ácida 'Tahiti', utilizando o método de curvamento do porta-enxerto apresentou os melhores resultados quando esse foi realizado aos 10 dias após a enxertia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
2015-04-30T13:35:15Z
2015-04-30T13:35:15Z
2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300020
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6967
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300020
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.33 n.3 2009
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439374813233152