O projeto pedagógico na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419 |
Resumo: | Este artigo analisa a elaboração do projeto pedagógico de disciplina de cursos no contexto da educação a distância, com momentos presenciais e também períodos em que a comunicação e o envio de documentos se dá pela internet. Ao longo das análises, mostra como a docência é composta por vários papeis que devem ser conhecidos e realizados de forma integrada. A ênfase é dada ao papel da docente de disciplina que será a principal responsável pela elaboração do projeto pedagógico, em colaboração com outras pessoas que compõem a docência. São também observadas algumas condições que podem compor um projeto pedagógico inovador. O aporte teórico rejeita o tratamento tradicional dado à tutoria, preferindo pensar em docentes em colaboração e em construções conjuntas e problematizadas. O coletivo de docentes é visto como um grande desafio da EAD em nossos dias, mas, ao mesmo tempo, como um fator enriquecedor, abrindo possibilidade para quebrar situações de isolamento e individualismos. |
id |
UFLA_494d2a116ff189c0a5598738286b9d5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/11419 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto pedagógico na educação a distânciaDocência compartilhadaEducação a distânciaPlano de ensinoMediação pedagógicaProjeto pedagógicoProfessores - FormaçãoCollaborative teachingDistance educationTeaching planPedagogical mediationTeachers - Training ofEste artigo analisa a elaboração do projeto pedagógico de disciplina de cursos no contexto da educação a distância, com momentos presenciais e também períodos em que a comunicação e o envio de documentos se dá pela internet. Ao longo das análises, mostra como a docência é composta por vários papeis que devem ser conhecidos e realizados de forma integrada. A ênfase é dada ao papel da docente de disciplina que será a principal responsável pela elaboração do projeto pedagógico, em colaboração com outras pessoas que compõem a docência. São também observadas algumas condições que podem compor um projeto pedagógico inovador. O aporte teórico rejeita o tratamento tradicional dado à tutoria, preferindo pensar em docentes em colaboração e em construções conjuntas e problematizadas. O coletivo de docentes é visto como um grande desafio da EAD em nossos dias, mas, ao mesmo tempo, como um fator enriquecedor, abrindo possibilidade para quebrar situações de isolamento e individualismos.Rede lnternacional de Grupos de Investigação em Educação e Tecnologia (REGIET)2016-07-22T19:50:38Z2016-07-22T19:50:38Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALLIN, C.; ALVARENGA, C. F. O projeto pedagógico na educação a distância. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 10-17, abr. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAVallin, CelsoAlvarenga, Carolina Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-22T19:50:38Zoai:localhost:1/11419Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-07-22T19:50:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto pedagógico na educação a distância |
title |
O projeto pedagógico na educação a distância |
spellingShingle |
O projeto pedagógico na educação a distância Vallin, Celso Docência compartilhada Educação a distância Plano de ensino Mediação pedagógica Projeto pedagógico Professores - Formação Collaborative teaching Distance education Teaching plan Pedagogical mediation Teachers - Training of |
title_short |
O projeto pedagógico na educação a distância |
title_full |
O projeto pedagógico na educação a distância |
title_fullStr |
O projeto pedagógico na educação a distância |
title_full_unstemmed |
O projeto pedagógico na educação a distância |
title_sort |
O projeto pedagógico na educação a distância |
author |
Vallin, Celso |
author_facet |
Vallin, Celso Alvarenga, Carolina Faria |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Carolina Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vallin, Celso Alvarenga, Carolina Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência compartilhada Educação a distância Plano de ensino Mediação pedagógica Projeto pedagógico Professores - Formação Collaborative teaching Distance education Teaching plan Pedagogical mediation Teachers - Training of |
topic |
Docência compartilhada Educação a distância Plano de ensino Mediação pedagógica Projeto pedagógico Professores - Formação Collaborative teaching Distance education Teaching plan Pedagogical mediation Teachers - Training of |
description |
Este artigo analisa a elaboração do projeto pedagógico de disciplina de cursos no contexto da educação a distância, com momentos presenciais e também períodos em que a comunicação e o envio de documentos se dá pela internet. Ao longo das análises, mostra como a docência é composta por vários papeis que devem ser conhecidos e realizados de forma integrada. A ênfase é dada ao papel da docente de disciplina que será a principal responsável pela elaboração do projeto pedagógico, em colaboração com outras pessoas que compõem a docência. São também observadas algumas condições que podem compor um projeto pedagógico inovador. O aporte teórico rejeita o tratamento tradicional dado à tutoria, preferindo pensar em docentes em colaboração e em construções conjuntas e problematizadas. O coletivo de docentes é visto como um grande desafio da EAD em nossos dias, mas, ao mesmo tempo, como um fator enriquecedor, abrindo possibilidade para quebrar situações de isolamento e individualismos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04 2016-07-22T19:50:38Z 2016-07-22T19:50:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALLIN, C.; ALVARENGA, C. F. O projeto pedagógico na educação a distância. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 10-17, abr. 2013. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419 |
identifier_str_mv |
VALLIN, C.; ALVARENGA, C. F. O projeto pedagógico na educação a distância. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 10-17, abr. 2013. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rede lnternacional de Grupos de Investigação em Educação e Tecnologia (REGIET) |
publisher.none.fl_str_mv |
Rede lnternacional de Grupos de Investigação em Educação e Tecnologia (REGIET) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1823242084333649920 |