A QUESTÃO DA FILOSOFIA É A QUESTÃO DESTE PRESENTE QUE É O QUE SOMOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44153 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201410075 |
Resumo: | O presente trabalho se constitui como um estudo introdutório que busca proporcionar uma reflexão crítica acerca da constituição do sujeito pesquisador da forma mais bela possível a partir da biografia de Michel Foucault. Desse modo, nossa pesquisa dedica-se a uma abordagem biográfica e bibliográfica elecando alguns acontecimentos que de alguma forma refletiram na produção intelectual e no posicionamento político de Michel Foucault. Ela encontra-se estruturada em quatro capítulos, cada capítulo é dedicado a um período da vida do filósofo do seguinte modo o primeiro capítulo parte do ano de 1926, momento em que Foucault nasce, e se estende até 1962, quando ele conclui sua formação acadêmica o segundo capítulo inicia-se no ano de 1963 e vai até 1970, momento conhecido como arquealógico no qual o filósofo se dedica as análises do ????saber???? o terceiro capítulo situa-se entre os anos de 1971 e 1979, período em que seu engajamento político é mais acentuado e suas análises se voltam para as relações de ????poder???? por fim, o quarto capítulo é dedicado aos últimos anos da vida de Foucault, nos quais suas publicações tomam como campo principal o tema do ????sujeito????, ou ainda, os ????modos de subjetivação????. Essa estrutura foi pensada de modo que o trabalho empreendido aqui pudesse se constituir como um curso a ser ministrado no ensino médio, conforme se verifica na segunda parte deste trabalho. Assim, realizamos um recorte específico nos textos foucaultianos buscando analisar alguns pontos de modo claro e acessível aos alunos dessa etapa do ensino. Ressaltamos que os conceitos aqui expostos não seguem uma ordem cronológica segundo o momento em que surgem no pensamento foucaultiano, eles são apresentados de acordo com nossa argumentação, isto é, em relação ao conteúdo que apresentamos em um determinado momento. |
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