Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Danielle Pedretti Moraes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2228
Resumo: Organizações, Estratégia e Gestão
id UFLA_4d1c5d826ae8e91e68e8d766d4fd2b8e
oai_identifier_str oai:localhost:1/2228
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercadoAdequacy of the strategies according to resources: the case of companies related to supermarket businessEstratégiaEstruturaRecursoSupermercadoStructureStrategiesResourcesSupermarketCNPQ_NÃO_INFORMADOOrganizações, Estratégia e GestãoO presente trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre estratégia e estrutura, fatores determinantes na gestão administrativa das empresas do setor supermercadista, levando-se em consideração dois enfoques: a estratégia baseada nos recursos internos da firma por meio da abordagem denominada Competição Baseada em Recursos (RBV) que explica as causas dos distintos desempenhos das empresas pela utilização de seus recursos tangíveis, intangíveis e suas competências e as diferentes estruturas adotadas pelos supermercados mostrando que os processos variam de acordo com a dinâmica de cada organização, sua estrutura ou ramo de atuação. No mercado atual, e onde as mudanças se processam em um ritmo intenso, não é possível admitir que as organizações sejam ineficazes na gestão de seus recursos. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, visando o levantamento das principais informações sobre o perfil dos supermercados, sua estrutura organizacional e estratégia. O levantamento dos dados foi realizado em Belo Horizonte capital de Minas Gerais. A amostra foi constituída de nove empresas do setor de supermercado de grande, médio e pequeno porte. Os resultados do trabalho de campo serviram para o balizamento das conclusões, na qual se identificou a importância da dimensão estratégica no processo de tomada de decisão e adequação dos seus recursos frente à heterogeneidade de suas estruturas. Pode-se perceber, que as empresas vêm apresentando um novo modo de articular seus recursos com adoção de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos, realização de treinamentos, formação de parcerias e foco na plena satisfação dos clientes, delineando formas diferenciadas de coordenar, controlar, comunicar e repassar as informações, construindo assim sua própria trajetória. É importante salientar que a estrutura torna-se pré-condição para obtenção de vantagens competitivas. Ao final do trabalho, são feitas recomendações para realização de novas pesquisas na área acadêmica e organizacional.The objective of the present work is to evaluate the relation between strategy and structure, both determined on companies management of supermarket business, taking into consideration two approaches: the strategy based on company`s internal resources through an approach called Competition Based on Resources (RBV) which explains the causes of company`s distinctive performances by utilizing their own tangible and non-tangible resources and their competencies; and different structures used by supermarkets showing that the processes vary according to the dynamics of each organization, its structure of performance. In the current market, where the changes happen in an unequal rhythm, it is not possible to admit inefficient allocation of resources by business organizations. The research done was of a qualitative type, aiming the principal data survey about the supermarkets outline, their organizational structure and strategy. The data survey was done in Belo Horizonte, the capital city of Minas Gerais. The sample was constituted of nine big, medium and small sized firms of supermarket business. The results of the field work were useful for bounding the conclusions, on which it was identified: the importance of the strategic dimension on the decision making process; and the resources adequacy towards the structures heterogeneity. It could be realized that the firms have been presenting a new way of articulating their resources with the use of new technologies, development of new products, training strategies, partnership formation and focus on the full satisfaction of clients, outlining different ways of coordinating, controlling, communicating and revising information, and thus building their own course. It is important to point out that the structure becomes the precondition in order to obtain competitive advantages. Finally, it is recommended new researches on the academic and organizational subjects.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSette, Ricardo de SouzaRezende, Daniel Carvalho deSantos, Antônio Carlos dosLima, Danielle Pedretti Moraes2014-08-05T19:20:58Z2014-08-05T19:20:58Z2014-08-052005-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, D. P. M. Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas do setor de supermercado. 2005. 191 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2228info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-05T19:20:58Zoai:localhost:1/2228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-05T19:20:58Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
Adequacy of the strategies according to resources: the case of companies related to supermarket business
title Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
spellingShingle Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
Lima, Danielle Pedretti Moraes
Estratégia
Estrutura
Recurso
Supermercado
Structure
Strategies
Resources
Supermarket
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
title_full Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
title_fullStr Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
title_full_unstemmed Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
title_sort Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas de setor de supermercado
author Lima, Danielle Pedretti Moraes
author_facet Lima, Danielle Pedretti Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sette, Ricardo de Souza
Rezende, Daniel Carvalho de
Santos, Antônio Carlos dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Danielle Pedretti Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Estrutura
Recurso
Supermercado
Structure
Strategies
Resources
Supermarket
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Estratégia
Estrutura
Recurso
Supermercado
Structure
Strategies
Resources
Supermarket
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Organizações, Estratégia e Gestão
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-28
2014-08-05T19:20:58Z
2014-08-05T19:20:58Z
2014-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, D. P. M. Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas do setor de supermercado. 2005. 191 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2228
identifier_str_mv LIMA, D. P. M. Adequação das estratégias aos recursos: o caso de empresas do setor de supermercado. 2005. 191 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815438947780657152