Arranjos de mobilidade urbana: o caso de Ilhabela-SP.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39110 |
Resumo: | Por este estudo exploratório objetivou-se identificar como os municípios podem incentivar o uso do transporte público conforme indica a Política Nacional de Mobilidade Urbana, investigando o caso da tarifa diferenciada do bilhete único de Ilhabela – SP, considerada aqui como inovação em arranjo institucional de Mobilidade Urbana no nível local. Como instrumento de coleta de dados foi realizado estudo de caso, com a realização de pesquisas bibliográficas, análise documental, entrevista com atores sociais e observação assistemática. Percebeu-se que o Bilhete Único de Ilhabela possibilitou a população os incentivos para o uso do transporte público com mais frequência e também a participação da sociedade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Como resultado, acredita-se que a atuação do poder público na construção de políticas públicas inovadoras é fundamental para superar os problemas atuais nas diversas áreas em que eles se apresentam. No caso da mobilidade urbana, o estudo contribuiu para a constatação de que o município é um ator fundamental, tanto para a compreensão das necessidades sociais e ambientais no seu território, como para a mobilização dos agentes de mercado e institucionais. |
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Arranjos de mobilidade urbana: o caso de Ilhabela-SP.Transporte Público. Inovação. Ilhabela. Subsídio. Tarifa Diferenciada.Por este estudo exploratório objetivou-se identificar como os municípios podem incentivar o uso do transporte público conforme indica a Política Nacional de Mobilidade Urbana, investigando o caso da tarifa diferenciada do bilhete único de Ilhabela – SP, considerada aqui como inovação em arranjo institucional de Mobilidade Urbana no nível local. Como instrumento de coleta de dados foi realizado estudo de caso, com a realização de pesquisas bibliográficas, análise documental, entrevista com atores sociais e observação assistemática. Percebeu-se que o Bilhete Único de Ilhabela possibilitou a população os incentivos para o uso do transporte público com mais frequência e também a participação da sociedade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Como resultado, acredita-se que a atuação do poder público na construção de políticas públicas inovadoras é fundamental para superar os problemas atuais nas diversas áreas em que eles se apresentam. No caso da mobilidade urbana, o estudo contribuiu para a constatação de que o município é um ator fundamental, tanto para a compreensão das necessidades sociais e ambientais no seu território, como para a mobilização dos agentes de mercado e institucionais.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaTonelli, Dany FlávioTonelli, Dany FlávioLanfredi, Natália De Souza2020-03-03T12:17:01Z2020-03-03T12:17:01Z2020-03-032017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-03-03T12:17:01Zoai:localhost:1/39110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-03T12:17:01Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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