Arranjos de mobilidade urbana: o caso de Ilhabela-SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanfredi, Natália De Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39110
Resumo: Por este estudo exploratório objetivou-se identificar como os municípios podem incentivar o uso do transporte público conforme indica a Política Nacional de Mobilidade Urbana, investigando o caso da tarifa diferenciada do bilhete único de Ilhabela – SP, considerada aqui como inovação em arranjo institucional de Mobilidade Urbana no nível local. Como instrumento de coleta de dados foi realizado estudo de caso, com a realização de pesquisas bibliográficas, análise documental, entrevista com atores sociais e observação assistemática. Percebeu-se que o Bilhete Único de Ilhabela possibilitou a população os incentivos para o uso do transporte público com mais frequência e também a participação da sociedade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Como resultado, acredita-se que a atuação do poder público na construção de políticas públicas inovadoras é fundamental para superar os problemas atuais nas diversas áreas em que eles se apresentam. No caso da mobilidade urbana, o estudo contribuiu para a constatação de que o município é um ator fundamental, tanto para a compreensão das necessidades sociais e ambientais no seu território, como para a mobilização dos agentes de mercado e institucionais.
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