Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Lais Pfeifer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40726
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) constituem um importante lócus de estudo devido as suas características intrínsecas de promover desenvolvimento local e sua alta capacidade de absorver a mão de obra. Diante desse contexto, uma das estratégias utilizadas pelo governo para incentivar este segmento foi a redução da carga tributária. Nesse sentindo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos do Simples Nacional na Microrregião de Lavras. Esta pesquisa é caracterizada como sendo bibliográfica e no tocante aos objetivos como descritiva e explicativa. Em relação aos dados empregados neste estudo, foram utilizados dados secundários extraídos do Portal do Simples Nacional, do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Os dados utilizados no Portal do Simples abrangeu uma janela temporal do ano 2008 a 2018. No que concerne aos dados coletados do IBGE e do IFDM, estes são referentes ao período de 2018, no entanto, vale destacar que, apesar do IFDM ser da edição de 2018, os dados são referentes ao ano de 2016. Foram nove municípios que compuseram a amostra, sendo que estes estão enquadrados na Microrregião de Lavras. Após análise dos dados, os resultados indicaram que o Simples Nacional apresentou efeitos positivos no tocante ao número de empresas optantes por este regime. Além disso, foi possível identificar que o porte do município influência no número de optantes do Simples Nacional e consequentemente na arrecadação do município. Ainda foi possível identificar que os municípios de pequeno porte apresentaram oscilação na receita arrecadada ao longo do período estudado. Outras características apresentadas pelos municípios de pequeno porte são a sua baixa contribuição na arrecadação, podendo concluir que estes municípios possuem um baixo faturamento.
id UFLA_58f46781bf907af1161085729abf4035
oai_identifier_str oai:localhost:1/40726
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de LavrasThe effects of the Simple National in the micro-region of LavrasMPE’s, Simples Nacional, Municípios da Microrregião de Lavras.MSEs, Simples Nacional. Municipalities of the Microregion of LavrasAs Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) constituem um importante lócus de estudo devido as suas características intrínsecas de promover desenvolvimento local e sua alta capacidade de absorver a mão de obra. Diante desse contexto, uma das estratégias utilizadas pelo governo para incentivar este segmento foi a redução da carga tributária. Nesse sentindo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos do Simples Nacional na Microrregião de Lavras. Esta pesquisa é caracterizada como sendo bibliográfica e no tocante aos objetivos como descritiva e explicativa. Em relação aos dados empregados neste estudo, foram utilizados dados secundários extraídos do Portal do Simples Nacional, do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Os dados utilizados no Portal do Simples abrangeu uma janela temporal do ano 2008 a 2018. No que concerne aos dados coletados do IBGE e do IFDM, estes são referentes ao período de 2018, no entanto, vale destacar que, apesar do IFDM ser da edição de 2018, os dados são referentes ao ano de 2016. Foram nove municípios que compuseram a amostra, sendo que estes estão enquadrados na Microrregião de Lavras. Após análise dos dados, os resultados indicaram que o Simples Nacional apresentou efeitos positivos no tocante ao número de empresas optantes por este regime. Além disso, foi possível identificar que o porte do município influência no número de optantes do Simples Nacional e consequentemente na arrecadação do município. Ainda foi possível identificar que os municípios de pequeno porte apresentaram oscilação na receita arrecadada ao longo do período estudado. Outras características apresentadas pelos municípios de pequeno porte são a sua baixa contribuição na arrecadação, podendo concluir que estes municípios possuem um baixo faturamento.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaVaz, Janderson MartinsSiqueira, Larissa CarlaLemos, Lais Pfeifer2020-05-08T13:22:11Z2020-05-08T13:22:11Z2020-05-082019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-05-08T13:22:11Zoai:localhost:1/40726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-08T13:22:11Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
The effects of the Simple National in the micro-region of Lavras
title Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
spellingShingle Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
Lemos, Lais Pfeifer
MPE’s, Simples Nacional, Municípios da Microrregião de Lavras.
MSEs, Simples Nacional. Municipalities of the Microregion of Lavras
title_short Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
title_full Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
title_fullStr Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
title_full_unstemmed Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
title_sort Os efeitos do Simples Nacional na microrregião de Lavras
author Lemos, Lais Pfeifer
author_facet Lemos, Lais Pfeifer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Janderson Martins
Siqueira, Larissa Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Lais Pfeifer
dc.subject.por.fl_str_mv MPE’s, Simples Nacional, Municípios da Microrregião de Lavras.
MSEs, Simples Nacional. Municipalities of the Microregion of Lavras
topic MPE’s, Simples Nacional, Municípios da Microrregião de Lavras.
MSEs, Simples Nacional. Municipalities of the Microregion of Lavras
description As Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) constituem um importante lócus de estudo devido as suas características intrínsecas de promover desenvolvimento local e sua alta capacidade de absorver a mão de obra. Diante desse contexto, uma das estratégias utilizadas pelo governo para incentivar este segmento foi a redução da carga tributária. Nesse sentindo, o presente estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos do Simples Nacional na Microrregião de Lavras. Esta pesquisa é caracterizada como sendo bibliográfica e no tocante aos objetivos como descritiva e explicativa. Em relação aos dados empregados neste estudo, foram utilizados dados secundários extraídos do Portal do Simples Nacional, do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Os dados utilizados no Portal do Simples abrangeu uma janela temporal do ano 2008 a 2018. No que concerne aos dados coletados do IBGE e do IFDM, estes são referentes ao período de 2018, no entanto, vale destacar que, apesar do IFDM ser da edição de 2018, os dados são referentes ao ano de 2016. Foram nove municípios que compuseram a amostra, sendo que estes estão enquadrados na Microrregião de Lavras. Após análise dos dados, os resultados indicaram que o Simples Nacional apresentou efeitos positivos no tocante ao número de empresas optantes por este regime. Além disso, foi possível identificar que o porte do município influência no número de optantes do Simples Nacional e consequentemente na arrecadação do município. Ainda foi possível identificar que os municípios de pequeno porte apresentaram oscilação na receita arrecadada ao longo do período estudado. Outras características apresentadas pelos municípios de pequeno porte são a sua baixa contribuição na arrecadação, podendo concluir que estes municípios possuem um baixo faturamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
2020-05-08T13:22:11Z
2020-05-08T13:22:11Z
2020-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40726
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550164540686336