AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual. |
id |
UFLA_5ac70d8e430fca53751524561acc3437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/44706 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOSAQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOSWRITING ACQUISITION PORTUGUESE LANGUAGE AS L2 FOR DEAFO presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual.This paper presents the results of a qualitative research focusing on the acquisition of writing in Portuguese L2 for deaf learners. Thus, authors such as Quadros, Grolla and Silva, Nadal and Soares are used. We aimed at investigating how the learning process takes place in the school environment as well as the methodologies adopted by the teachers. .Therefore, a semi-structured questionnaire answered by two teachers from two different school units was used. The results indicate that, for language and writing acquisition to be satisfactory, it is important that deaf students have mastery of their first language, which is sign language. Moreover, visual stimulation was found to be the the most effective methodology for the learning of writing in Portuguese L2.Universidade Federal de LavrasUFLABrasilRaquel Marcia Fontes MartinsNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOAndréa PortolomeosNAO_INFORMADOJosiane Marques da CostaNAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOMichele Cristine Aparecida de Souza2020-11-03T18:56:05Z2020-11-03T18:56:05Z2019-11-282019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSouza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brMichele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:56:05Zoai:localhost:1/44706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:56:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS WRITING ACQUISITION PORTUGUESE LANGUAGE AS L2 FOR DEAF |
title |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS Michele Cristine Aparecida de Souza |
title_short |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS |
title_full |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS |
title_sort |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS |
author |
Michele Cristine Aparecida de Souza |
author_facet |
Michele Cristine Aparecida de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raquel Marcia Fontes Martins NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Andréa Portolomeos NAO_INFORMADO Josiane Marques da Costa NAO_INFORMADO Ilsa do Carmo Vieira Goulart NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michele Cristine Aparecida de Souza |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 2019-11-21 2020-11-03T18:56:05Z 2020-11-03T18:56:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869 |
identifier_str_mv |
Souza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Michele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Michele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439079639089152 |