AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michele Cristine Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual.
id UFLA_5ac70d8e430fca53751524561acc3437
oai_identifier_str oai:localhost:1/44706
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOSAQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOSWRITING ACQUISITION PORTUGUESE LANGUAGE AS L2 FOR DEAFO presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual.This paper presents the results of a qualitative research focusing on the acquisition of writing in Portuguese L2 for deaf learners. Thus, authors such as Quadros, Grolla and Silva, Nadal and Soares are used. We aimed at investigating how the learning process takes place in the school environment as well as the methodologies adopted by the teachers. .Therefore, a semi-structured questionnaire answered by two teachers from two different school units was used. The results indicate that, for language and writing acquisition to be satisfactory, it is important that deaf students have mastery of their first language, which is sign language. Moreover, visual stimulation was found to be the the most effective methodology for the learning of writing in Portuguese L2.Universidade Federal de LavrasUFLABrasilRaquel Marcia Fontes MartinsNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOAndréa PortolomeosNAO_INFORMADOJosiane Marques da CostaNAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOMichele Cristine Aparecida de Souza2020-11-03T18:56:05Z2020-11-03T18:56:05Z2019-11-282019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSouza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brMichele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:56:05Zoai:localhost:1/44706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:56:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
WRITING ACQUISITION PORTUGUESE LANGUAGE AS L2 FOR DEAF
title AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
spellingShingle AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
Michele Cristine Aparecida de Souza
title_short AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
title_full AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
title_fullStr AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
title_full_unstemmed AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
title_sort AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
author Michele Cristine Aparecida de Souza
author_facet Michele Cristine Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raquel Marcia Fontes Martins
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Andréa Portolomeos
NAO_INFORMADO
Josiane Marques da Costa
NAO_INFORMADO
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Michele Cristine Aparecida de Souza
description O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
2019-11-21
2020-11-03T18:56:05Z
2020-11-03T18:56:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869
identifier_str_mv Souza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44706
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201520869
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Michele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Michele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439079639089152