Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Álex Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141
Resumo: Esta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.
id UFLA_5b23d06e66e70074b3fee7a304b4b7f5
oai_identifier_str oai:localhost:1/30141
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino MédioBook-experience for teaching-learning of combat sport in the physical education of elementary and high schoolEnsino de lutasEnsino de artes marciaisLutas da escolaRizoma das lutaEducação física - CurrículoTeaching fightsTeaching martial artsSchool fightsPhysical Education - CurriculumRizoma of the fightsEducaçãoEsta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.Esta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoReis, Fábio Pinto Gonçalves dosScáglia, Alcides JoséAzevedo, Kleber Tuxen CarneiroPereira, Álex Sousa2018-08-23T11:47:52Z2018-08-23T11:47:52Z2018-08-222018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, A. S. Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2018. 291 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:10:04Zoai:localhost:1/30141Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:10:04Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Book-experience for teaching-learning of combat sport in the physical education of elementary and high school
title Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
spellingShingle Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Pereira, Álex Sousa
Ensino de lutas
Ensino de artes marciais
Lutas da escola
Rizoma das luta
Educação física - Currículo
Teaching fights
Teaching martial arts
School fights
Physical Education - Curriculum
Rizoma of the fights
Educação
title_short Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
title_full Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
title_fullStr Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
title_full_unstemmed Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
title_sort Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio
author Pereira, Álex Sousa
author_facet Pereira, Álex Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Scáglia, Alcides José
Azevedo, Kleber Tuxen Carneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Álex Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de lutas
Ensino de artes marciais
Lutas da escola
Rizoma das luta
Educação física - Currículo
Teaching fights
Teaching martial arts
School fights
Physical Education - Curriculum
Rizoma of the fights
Educação
topic Ensino de lutas
Ensino de artes marciais
Lutas da escola
Rizoma das luta
Educação física - Currículo
Teaching fights
Teaching martial arts
School fights
Physical Education - Curriculum
Rizoma of the fights
Educação
description Esta pesquisa se debruçou sobre os materiais que auxiliam os/as professores/as no ensino-aprendizagem de Lutas na escola. Realizamos revisão bibliográfica em dois momentos complementares. Primeiro, analisamos os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de todas as Universidades Federais brasileiras, verificando se neles existiam disciplinas relacionadas ao conteúdo Lutas e quais as perspectivas do trabalho com essa temática. Realizamos também um mapeamento e discutimos as propostas curriculares oficiais para a Educação Física dos estados brasileiro, em especial no que tangia ao conteúdo Lutas. No segundo momento realizamos um levantamento acerca de livros de ensino-aprendizagem da Educação Física e, mais especificamente, livros de ensino-aprendizagem sobre Lutas na/da Educação Física escolar. A intenção foi empreender um estudo aprofundado desse material, a fim de interpretar os dados e contextualizar a temática no campo teórico, proporcionando uma compreensão mais ampliada sobre o tema. Realizamos o levantamento da literatura especializada no sentido de compreender as presenças/ausências da temática das Lutas na formação de professores/as de Educação Física, o que justificou a necessidade de construção de materiais didáticos de apoio. Igualmente, buscamos compreender quais as principais críticas direcionadas aos livros de ensino-aprendizagem já produzidos, vislumbrar as várias perspectivas de trabalho com as Lutas, as possibilidades estruturais, metodológicas e didático-pedagógicas já elaboradas. Obtemos, desta forma, as bases teórico-metodológicas necessárias para a construção de um livro-experiência referente ao conteúdo Lutas. Para tanto, elencamos conteúdos da cultura corporal de movimento relacionados às Lutas, mas não verdades a serem simplesmente ingeridas, elencamos aspectos importantes a serem tratados, problematizados e, se necessários, superados. O livro-experiência conta com uma série de atividades, jogos, reflexões, problematizações, discussões, sugestões de vídeos, imagens e textos, ou seja, um arsenal ampliado de informações necessárias para construção de uma proposta de ensino. Com isso, temos intenção de subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação do/da professor/a, bem como, a de contribuir para as aprendizagens das crianças e jovens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23T11:47:52Z
2018-08-23T11:47:52Z
2018-08-22
2018-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, A. S. Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2018. 291 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141
identifier_str_mv PEREIRA, A. S. Livro-experiência para o ensino-aprendizagem das lutas na Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2018. 291 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835165101129728