Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510 |
Resumo: | Elementary School is a period of extreme importance for schooling, since the stage of literacy is essential for continuation of the cycle. In this way, for the students stay interested and focused on learning is necessary to innovate and modify the dynamics within the classroom. This research aims at presenting a different method from the conventional to complement the teaching of the Portuguese language, more specifically in the context of text interpretation in elementary schools. The differential aspect of this study is the use of animations as supplementary material of the texts traditionally worked within the classroom. After applying the experimental research, the main results showed that the materials proposed are a good alternative to be used in the classroom contributing to learning the theme. |
id |
UFLA_5db44680b0ea85d317d2f783d3ad7109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/36510 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental IA study on the practice of text interpretation from animations in elementary school IInterpretação de textosAnimaçõesEnsino de portuguêsText interpretationAnimationsPortuguese teachingElementary School is a period of extreme importance for schooling, since the stage of literacy is essential for continuation of the cycle. In this way, for the students stay interested and focused on learning is necessary to innovate and modify the dynamics within the classroom. This research aims at presenting a different method from the conventional to complement the teaching of the Portuguese language, more specifically in the context of text interpretation in elementary schools. The differential aspect of this study is the use of animations as supplementary material of the texts traditionally worked within the classroom. After applying the experimental research, the main results showed that the materials proposed are a good alternative to be used in the classroom contributing to learning the theme.O Ensino Fundamental I é uma fase de extrema importância durante a escolarização, visto que a etapa de alfabetização é essencial para a continuação do ciclo. Desta forma, torna-se necessário inovar e modificar a dinâmica dentro da sala de aula, para que os alunos mantenham-se interessados e focados na aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um método diferente do convencional para complementar o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no âmbito de interpretação de textos, no Ensino Fundamental I. O aspecto diferencial deste estudo consiste na utilização de animações como material complementar aos textos tradicionalmente trabalhados em sala de aula. Após a aplicação da pesquisa experimental, os principais resultados mostraram que os recursos propostos se apresentam como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem do tema.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED)2019-08-29T12:40:48Z2019-08-29T12:40:48Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. M. M; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 111-131, set./dez. 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510Informática na educação: teoria & práticareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aparecida Melize MotaSeabra, Rodrigo DuarteRomano, Valter Pereirapor2023-04-24T14:37:37Zoai:localhost:1/36510Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-24T14:37:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I A study on the practice of text interpretation from animations in elementary school I |
title |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I |
spellingShingle |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I Silva, Aparecida Melize Mota Interpretação de textos Animações Ensino de português Text interpretation Animations Portuguese teaching |
title_short |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I |
title_full |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I |
title_fullStr |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I |
title_sort |
Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I |
author |
Silva, Aparecida Melize Mota |
author_facet |
Silva, Aparecida Melize Mota Seabra, Rodrigo Duarte Romano, Valter Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Seabra, Rodrigo Duarte Romano, Valter Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aparecida Melize Mota Seabra, Rodrigo Duarte Romano, Valter Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interpretação de textos Animações Ensino de português Text interpretation Animations Portuguese teaching |
topic |
Interpretação de textos Animações Ensino de português Text interpretation Animations Portuguese teaching |
description |
Elementary School is a period of extreme importance for schooling, since the stage of literacy is essential for continuation of the cycle. In this way, for the students stay interested and focused on learning is necessary to innovate and modify the dynamics within the classroom. This research aims at presenting a different method from the conventional to complement the teaching of the Portuguese language, more specifically in the context of text interpretation in elementary schools. The differential aspect of this study is the use of animations as supplementary material of the texts traditionally worked within the classroom. After applying the experimental research, the main results showed that the materials proposed are a good alternative to be used in the classroom contributing to learning the theme. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2019-08-29T12:40:48Z 2019-08-29T12:40:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, A. M. M; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 111-131, set./dez. 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510 |
identifier_str_mv |
SILVA, A. M. M; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 111-131, set./dez. 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informática na educação: teoria & prática reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439309867581440 |