Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aparecida Melize Mota
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seabra, Rodrigo Duarte, Romano, Valter Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510
Resumo: Elementary School is a period of extreme importance for schooling, since the stage of literacy is essential for continuation of the cycle. In this way, for the students stay interested and focused on learning is necessary to innovate and modify the dynamics within the classroom. This research aims at presenting a different method from the conventional to complement the teaching of the Portuguese language, more specifically in the context of text interpretation in elementary schools. The differential aspect of this study is the use of animations as supplementary material of the texts traditionally worked within the classroom. After applying the experimental research, the main results showed that the materials proposed are a good alternative to be used in the classroom contributing to learning the theme.
id UFLA_5db44680b0ea85d317d2f783d3ad7109
oai_identifier_str oai:localhost:1/36510
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental IA study on the practice of text interpretation from animations in elementary school IInterpretação de textosAnimaçõesEnsino de portuguêsText interpretationAnimationsPortuguese teachingElementary School is a period of extreme importance for schooling, since the stage of literacy is essential for continuation of the cycle. In this way, for the students stay interested and focused on learning is necessary to innovate and modify the dynamics within the classroom. This research aims at presenting a different method from the conventional to complement the teaching of the Portuguese language, more specifically in the context of text interpretation in elementary schools. The differential aspect of this study is the use of animations as supplementary material of the texts traditionally worked within the classroom. After applying the experimental research, the main results showed that the materials proposed are a good alternative to be used in the classroom contributing to learning the theme.O Ensino Fundamental I é uma fase de extrema importância durante a escolarização, visto que a etapa de alfabetização é essencial para a continuação do ciclo. Desta forma, torna-se necessário inovar e modificar a dinâmica dentro da sala de aula, para que os alunos mantenham-se interessados e focados na aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um método diferente do convencional para complementar o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no âmbito de interpretação de textos, no Ensino Fundamental I. O aspecto diferencial deste estudo consiste na utilização de animações como material complementar aos textos tradicionalmente trabalhados em sala de aula. Após a aplicação da pesquisa experimental, os principais resultados mostraram que os recursos propostos se apresentam como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem do tema.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED)2019-08-29T12:40:48Z2019-08-29T12:40:48Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. M. M; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 111-131, set./dez. 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510Informática na educação: teoria & práticareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aparecida Melize MotaSeabra, Rodrigo DuarteRomano, Valter Pereirapor2023-04-24T14:37:37Zoai:localhost:1/36510Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-24T14:37:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
A study on the practice of text interpretation from animations in elementary school I
title Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
spellingShingle Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
Silva, Aparecida Melize Mota
Interpretação de textos
Animações
Ensino de português
Text interpretation
Animations
Portuguese teaching
title_short Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
title_full Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
title_fullStr Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
title_sort Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental I
author Silva, Aparecida Melize Mota
author_facet Silva, Aparecida Melize Mota
Seabra, Rodrigo Duarte
Romano, Valter Pereira
author_role author
author2 Seabra, Rodrigo Duarte
Romano, Valter Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aparecida Melize Mota
Seabra, Rodrigo Duarte
Romano, Valter Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação de textos
Animações
Ensino de português
Text interpretation
Animations
Portuguese teaching
topic Interpretação de textos
Animações
Ensino de português
Text interpretation
Animations
Portuguese teaching
description Elementary School is a period of extreme importance for schooling, since the stage of literacy is essential for continuation of the cycle. In this way, for the students stay interested and focused on learning is necessary to innovate and modify the dynamics within the classroom. This research aims at presenting a different method from the conventional to complement the teaching of the Portuguese language, more specifically in the context of text interpretation in elementary schools. The differential aspect of this study is the use of animations as supplementary material of the texts traditionally worked within the classroom. After applying the experimental research, the main results showed that the materials proposed are a good alternative to be used in the classroom contributing to learning the theme.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2019-08-29T12:40:48Z
2019-08-29T12:40:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. M. M; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 111-131, set./dez. 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510
identifier_str_mv SILVA, A. M. M; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um estudo sobre a prática de interpretação de textos por meio de animações no ensino fundamental. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 111-131, set./dez. 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED)
dc.source.none.fl_str_mv Informática na educação: teoria & prática
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439309867581440