Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Júlio Resende
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vallin, Celso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11420
Resumo: This article aims to present briefly some principles that underlie teaching in distance education. The media increasingly sophisticated and interactive, the evolution and development of Information Technologies and Communication as well as the emergence of virtual learning environments are not sufficient to produce knowledge for themselves. In this complex context that the figure of the "teacher collective", the multiple teaching and mediation training. Freire's assumptions, the dialogical and the establishment of challenges that take the student to further discussion should underpin the practice of a teacher who works in this type of education. By doing the mediation, the teacher humanizes virtual interactions and helps the student to establish more complex relationships between information and knowledge. In this sense, mediate also means interacting with the student, with the groups and with the object to be known. With appropriate interventions, the teacher contributes to building a more reflective learner on knowledge. The pedagogical mediation encourages the student to connect theory and practice and application of knowledge in real situations.
id UFLA_5f0016abd944d76e5ee61f037de30663
oai_identifier_str oai:localhost:1/11420
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógicaTheoretical assumptions for teaching in distance: preliminary thoughts about pedagogical mediationDocência na EADMediação pedagógicaAprendizagem autônomaTeaching in Distance EducationPedagogycal mediationAutonomous learningThis article aims to present briefly some principles that underlie teaching in distance education. The media increasingly sophisticated and interactive, the evolution and development of Information Technologies and Communication as well as the emergence of virtual learning environments are not sufficient to produce knowledge for themselves. In this complex context that the figure of the "teacher collective", the multiple teaching and mediation training. Freire's assumptions, the dialogical and the establishment of challenges that take the student to further discussion should underpin the practice of a teacher who works in this type of education. By doing the mediation, the teacher humanizes virtual interactions and helps the student to establish more complex relationships between information and knowledge. In this sense, mediate also means interacting with the student, with the groups and with the object to be known. With appropriate interventions, the teacher contributes to building a more reflective learner on knowledge. The pedagogical mediation encourages the student to connect theory and practice and application of knowledge in real situations.Este artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta alguns princípios que fundamentam a docência na educação a distância. As mídias cada vez mais sofisticadas e interativas, a evolução e o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem não são suficientes para produzir conhecimento por si mesmos. É nesse complexo contexto que surge a figura do “professor coletivo”, a polidocência e a mediação pedagógica. Os pressupostos freirianos, a dialogicidade e o estabelecimento de desafios que levem o aluno a reflexões mais aprofundadas devem alicerçar a prática de um professor que atua nessa modalidade de ensino. Ao fazer a mediação pedagógica, o docente humaniza as interações virtuais e contribui para que o aluno estabeleça relações mais complexas entre as informações e o conhecimento. Nesse sentido, mediar significa, também, interagir com o aluno, com os grupos e com o objeto a ser conhecido. Com intervenções adequadas, o professor colabora para a construção de uma postura mais reflexiva do aluno diante do saber. A mediação pedagógica favorece ao aluno estabelecer ligação entre teoria e prática e aplicação do saber em situações reais.Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro2016-07-22T19:52:43Z2016-07-22T19:52:43Z2014-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, J. R.; VALLIN, C. Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica. Interscience Place, Campos dos Goytacazes, v. 1, n. 28, p. 160-171, jan./mar. 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11420Interscience Placereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLACosta, Júlio ResendeVallin, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-08T13:09:22Zoai:localhost:1/11420Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:09:22Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
Theoretical assumptions for teaching in distance: preliminary thoughts about pedagogical mediation
title Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
spellingShingle Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
Costa, Júlio Resende
Docência na EAD
Mediação pedagógica
Aprendizagem autônoma
Teaching in Distance Education
Pedagogycal mediation
Autonomous learning
title_short Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
title_full Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
title_fullStr Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
title_full_unstemmed Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
title_sort Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica
author Costa, Júlio Resende
author_facet Costa, Júlio Resende
Vallin, Celso
author_role author
author2 Vallin, Celso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Júlio Resende
Vallin, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Docência na EAD
Mediação pedagógica
Aprendizagem autônoma
Teaching in Distance Education
Pedagogycal mediation
Autonomous learning
topic Docência na EAD
Mediação pedagógica
Aprendizagem autônoma
Teaching in Distance Education
Pedagogycal mediation
Autonomous learning
description This article aims to present briefly some principles that underlie teaching in distance education. The media increasingly sophisticated and interactive, the evolution and development of Information Technologies and Communication as well as the emergence of virtual learning environments are not sufficient to produce knowledge for themselves. In this complex context that the figure of the "teacher collective", the multiple teaching and mediation training. Freire's assumptions, the dialogical and the establishment of challenges that take the student to further discussion should underpin the practice of a teacher who works in this type of education. By doing the mediation, the teacher humanizes virtual interactions and helps the student to establish more complex relationships between information and knowledge. In this sense, mediate also means interacting with the student, with the groups and with the object to be known. With appropriate interventions, the teacher contributes to building a more reflective learner on knowledge. The pedagogical mediation encourages the student to connect theory and practice and application of knowledge in real situations.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01
2016-07-22T19:52:43Z
2016-07-22T19:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, J. R.; VALLIN, C. Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica. Interscience Place, Campos dos Goytacazes, v. 1, n. 28, p. 160-171, jan./mar. 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11420
identifier_str_mv COSTA, J. R.; VALLIN, C. Pressupostos teóricos para a docência na EAD: reflexões preliminares acerca da mediação pedagógica. Interscience Place, Campos dos Goytacazes, v. 1, n. 28, p. 160-171, jan./mar. 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
dc.source.none.fl_str_mv Interscience Place
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835212975964160