Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Willian Welbert da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5062
Resumo: The use of technology in teaching and learning has grown significantly in recent years, especially Learning Objects, which can be defined as any digital resource used to support teaching. The accelerated growth of this technology without proper investigation of their interface may eventually result in poorly structured environments, with complicated accessibility for users. This work mainly aims to report and characterize defects usability of interfaces present in distance learning courses analyzed. To achieve this goal, it presents the context in which learning objects are being inserted, its main characteristics, standardization, among others. Moreover, it analyzes some distance courses, assessing characteristics such as usability and interactivity.
id UFLA_6390dee02e94815e512fee68668e6a5c
oai_identifier_str oai:localhost:1/5062
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfacesObjetos de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagemEducaçãoTecnologiaUsabilidadeLearning objectsVirtual learning environmentsEducationTechnologyUsabilityThe use of technology in teaching and learning has grown significantly in recent years, especially Learning Objects, which can be defined as any digital resource used to support teaching. The accelerated growth of this technology without proper investigation of their interface may eventually result in poorly structured environments, with complicated accessibility for users. This work mainly aims to report and characterize defects usability of interfaces present in distance learning courses analyzed. To achieve this goal, it presents the context in which learning objects are being inserted, its main characteristics, standardization, among others. Moreover, it analyzes some distance courses, assessing characteristics such as usability and interactivity.O uso de tecnologias em ensino e aprendizagem tem crescido muito nos últimos tempos, destacando-se Objetos de Aprendizagem, que pode ser definido como qualquer recurso digital utilizado para o suporte ao ensino. O crescimento acelerado desta tecnologia sem a devida investigação de sua interface pode acabar resultando em ambientes mal estruturados, com acessibilidade complicada para os usuários. Este trabalho tem como principal finalidade relatar e caracterizar deficiências de usabilidade presentes nas interfaces dos cursos a distância analisados. Para consecução deste objetivo, ele apresenta o contexto no qual os Objetos de Aprendizagem estão sendo inseridos, suas principais características, padronizações, dentre outros. Além disto, analisa alguns cursos a distância, avaliando características como usabilidade e interatividade.Resende, Antônio Maria Pereira deCosta, Heitor Augustus XavierGreghi, Juliana GalvaniSilva, Willian Welbert da2015-02-12T16:24:33Z2015-02-12T16:24:33Z20152011-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, W. W. da. Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces. 2011. 124 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5062info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-09T19:33:52Zoai:localhost:1/5062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-09T19:33:52Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
title Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
spellingShingle Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
Silva, Willian Welbert da
Objetos de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação
Tecnologia
Usabilidade
Learning objects
Virtual learning environments
Education
Technology
Usability
title_short Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
title_full Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
title_fullStr Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
title_full_unstemmed Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
title_sort Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
author Silva, Willian Welbert da
author_facet Silva, Willian Welbert da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Resende, Antônio Maria Pereira de
Costa, Heitor Augustus Xavier
Greghi, Juliana Galvani
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Willian Welbert da
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação
Tecnologia
Usabilidade
Learning objects
Virtual learning environments
Education
Technology
Usability
topic Objetos de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação
Tecnologia
Usabilidade
Learning objects
Virtual learning environments
Education
Technology
Usability
description The use of technology in teaching and learning has grown significantly in recent years, especially Learning Objects, which can be defined as any digital resource used to support teaching. The accelerated growth of this technology without proper investigation of their interface may eventually result in poorly structured environments, with complicated accessibility for users. This work mainly aims to report and characterize defects usability of interfaces present in distance learning courses analyzed. To achieve this goal, it presents the context in which learning objects are being inserted, its main characteristics, standardization, among others. Moreover, it analyzes some distance courses, assessing characteristics such as usability and interactivity.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-13
2015-02-12T16:24:33Z
2015-02-12T16:24:33Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, W. W. da. Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces. 2011. 124 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5062
identifier_str_mv SILVA, W. W. da. Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces. 2011. 124 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835078649184256