Comparação e aplicação de modelos de regressão binária na retenção de capacetes de motociclistas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13946 |
Resumo: | O capacete é um equipamento de segurança de uso obrigatório para usuários de motocicletas, composto por um invólucro exterior e um sistema de retenção. Esse sistema mantém o capacete fixo à cabeça, podendo ser utilizado de maneira correta (firmemente apertado) ou incorreta (frouxo ou solto). Mediante o uso incorreto, a ejeção se torna mais provável agravando o traumatismo e a mortalidade dos condutores e passageiros. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar características tanto do capacete quanto do motociclista associadas ao uso incorreto do sistema de retenção. As características avaliadas foram: tipo de capacete, tipo de engate, gênero e posição na moto. Os dados foram coletados na cidade de Curitiba/PR no mês de maio de 2014. A análise dos dados foi feita via modelos lineares generalizados. Como suposição distribucional foi usada a distribuição Bernoulli, uma vez que a variável resposta é binária. Foram comparadas através dos critérios de informação de Akaike e Bayesiano oito funções de ligação: logito, probito, complementar log-log, Cauchy, Aranda-Ordaz, Weibull, Prentice e Stukel. Dentre as funções de ligação avaliadas a Cauchy mostrou um melhor desempenho para o presente conjunto de dados. Os resultados mostraram que o gênero não foi significativo, porém o tipo de capacete, tipo de engate e a posição na moto representam características determinantes para o uso correto do capacete. |
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Comparação e aplicação de modelos de regressão binária na retenção de capacetes de motociclistasComparison and application of binary regression models on the evaluation of helmet retention by motorcyclistsCapacete de motociclistaFunção de ligaçãoRegressão bináriaSistema de retençãoMotorcycle helmetRetention systemBinary regressionLink functionO capacete é um equipamento de segurança de uso obrigatório para usuários de motocicletas, composto por um invólucro exterior e um sistema de retenção. Esse sistema mantém o capacete fixo à cabeça, podendo ser utilizado de maneira correta (firmemente apertado) ou incorreta (frouxo ou solto). Mediante o uso incorreto, a ejeção se torna mais provável agravando o traumatismo e a mortalidade dos condutores e passageiros. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar características tanto do capacete quanto do motociclista associadas ao uso incorreto do sistema de retenção. As características avaliadas foram: tipo de capacete, tipo de engate, gênero e posição na moto. Os dados foram coletados na cidade de Curitiba/PR no mês de maio de 2014. A análise dos dados foi feita via modelos lineares generalizados. Como suposição distribucional foi usada a distribuição Bernoulli, uma vez que a variável resposta é binária. Foram comparadas através dos critérios de informação de Akaike e Bayesiano oito funções de ligação: logito, probito, complementar log-log, Cauchy, Aranda-Ordaz, Weibull, Prentice e Stukel. Dentre as funções de ligação avaliadas a Cauchy mostrou um melhor desempenho para o presente conjunto de dados. Os resultados mostraram que o gênero não foi significativo, porém o tipo de capacete, tipo de engate e a posição na moto representam características determinantes para o uso correto do capacete.ABSTRACT: Helmet is a security equipment of mandatory use for Brazilian motorcyclists. It is compost of an outer wrapper and a retention system. The usefulness of such a system is keeping the helmet on the head. The helmet can be used in the correct or incorrect way. If used incorrectly, the helmet can be more likely ejected, increasing the mortality of the motorcyclists. The main goal of this paper is to identify factors associated with the incorrect use of the helmet. We evaluated the helmet type, coupling type, sex and position on the motorcycle. The data was collected in Curitiba, PR, Brazil. We fitted generalized linear models using the Bernoulli distribution and compared the fit of eight link functions: logit, probit, complement log-log, Cauchy, Aranda-Ordaz, Weibull, Prentice and Studel. For our data, the Cauchy link function presented the best fit. The results showed that gender is not statistically signicant, however, helmet type, coupling type and position on the motorcycle are important factors to determine the probability of correct use of the helmet.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13946Universidade Federal de Lavras2017-06-292017-08-01T20:09:49Z2017-08-01T20:09:49Z2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfPETTERLE, R. R. et al. Comparação e aplicação de modelos de regressão binária na retenção de capacetes de motociclistas. Revista Brasileira de Biometria, Lavras, v. 35, n. 2, p. 266-282, jun. 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13946REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA; Vol 35 No 2 (2017); 266-2821983-0823reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://www.biometria.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/69/99Attribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPetterle, Ricardo RasmussenFreitas, Cleiton Aquino deFurtado, Ademir MarchiCarvalho, Fábio Henrique deBonat, Wagner HugoPetterle, Ricardo RasmussenFreitas, Cleiton Aquino deFurtado, Ademir MarchiCarvalho, Fábio Henrique deBonat, Wagner Hugo2021-04-22T16:19:38Zoai:localhost:1/13946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-04-22T16:19:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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O capacete é um equipamento de segurança de uso obrigatório para usuários de motocicletas, composto por um invólucro exterior e um sistema de retenção. Esse sistema mantém o capacete fixo à cabeça, podendo ser utilizado de maneira correta (firmemente apertado) ou incorreta (frouxo ou solto). Mediante o uso incorreto, a ejeção se torna mais provável agravando o traumatismo e a mortalidade dos condutores e passageiros. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar características tanto do capacete quanto do motociclista associadas ao uso incorreto do sistema de retenção. As características avaliadas foram: tipo de capacete, tipo de engate, gênero e posição na moto. Os dados foram coletados na cidade de Curitiba/PR no mês de maio de 2014. A análise dos dados foi feita via modelos lineares generalizados. Como suposição distribucional foi usada a distribuição Bernoulli, uma vez que a variável resposta é binária. Foram comparadas através dos critérios de informação de Akaike e Bayesiano oito funções de ligação: logito, probito, complementar log-log, Cauchy, Aranda-Ordaz, Weibull, Prentice e Stukel. Dentre as funções de ligação avaliadas a Cauchy mostrou um melhor desempenho para o presente conjunto de dados. Os resultados mostraram que o gênero não foi significativo, porém o tipo de capacete, tipo de engate e a posição na moto representam características determinantes para o uso correto do capacete. |
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