Comparação e aplicação de modelos de regressão binária na retenção de capacetes de motociclistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petterle, Ricardo Rasmussen
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Cleiton Aquino de, Furtado, Ademir Marchi, Carvalho, Fábio Henrique de, Bonat, Wagner Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13946
Resumo: O capacete é um equipamento de segurança de uso obrigatório para usuários de motocicletas, composto por um invólucro exterior e um sistema de retenção. Esse sistema mantém o capacete fixo à cabeça, podendo ser utilizado de maneira correta (firmemente apertado) ou incorreta (frouxo ou solto). Mediante o uso incorreto, a ejeção se torna mais provável agravando o traumatismo e a mortalidade dos condutores e passageiros. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar características tanto do capacete quanto do motociclista associadas ao uso incorreto do sistema de retenção. As características avaliadas foram: tipo de capacete, tipo de engate, gênero e posição na moto. Os dados foram coletados na cidade de Curitiba/PR no mês de maio de 2014. A análise dos dados foi feita via modelos lineares generalizados. Como suposição distribucional foi usada a distribuição Bernoulli, uma vez que a variável resposta é binária. Foram comparadas através dos critérios de informação de Akaike e Bayesiano oito funções de ligação: logito, probito, complementar log-log, Cauchy, Aranda-Ordaz, Weibull, Prentice e Stukel. Dentre as funções de ligação avaliadas a Cauchy mostrou um melhor desempenho para o presente conjunto de dados. Os resultados mostraram que o gênero não foi significativo, porém o tipo de capacete, tipo de engate e a posição na moto representam características determinantes para o uso correto do capacete.
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