Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1468 |
Resumo: | Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração em Engenharia de Água e Solo, para a obtenção do título de Doutor. |
id |
UFLA_71f93928878533e4fcf0397b3a32dd46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1468 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamentoPerda de cargaAutopropelidoTubo curvadoTurbinaTurbineCNPQ_NÃO_INFORMADOTese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração em Engenharia de Água e Solo, para a obtenção do título de Doutor.Engenharia de Água e SoloOs sistemas de irrigação por aspersão devem ser manejados de modo a fornecer água, fazendo com que a umidade do solo permaneça sempre em condições ótimas para a cultura, com a finalidade de maximizar o lucro. Mesmo com todo o avanço tecnológico que tem hoje os carretéis enroladores, principalmente em relação ao controle de velocidade de recolhimento da mangueira, propiciando uma melhora significativa em sua uniformidade, vários estudos se tornam necessário visando obter o maior número possível de informações a respeito do funcionamento desses equipamentos durante o seu deslocamento. Neste trabalho foram avaliadas as perdas de carga que ocorrem na turbina e na mangueira, durante o enrolamento da mesma e como essas variações afetam a pressão no aspersor que é a parte do equipamento responsável pela aplicação da lâmina desejada. Também foi avaliado em laboratório o sistema propulsor desses equipamentos, uma turbina do tipo Pelton. Em todas as avaliações, ocorreu aumento significativo na perda de carga da mangueira à medida que a mesma era enrolada. Em média ocorreu aumento de 22% na perda de carga da mangueira. Em todos os ensaios ocorreu redução na rotação da turbina, fazendo com que a perda de carga também diminuísse, sendo a maior redução de 53,2%. Em todos os ensaios houve variação na velocidade de deslocamento da mangueira, porém esses valores ficaram dentro do recomendado pela literatura. A Turbina foi avaliada em laboratório e à medida que se aumenta o diâmetro do bocal percebe-se uma melhor eficiência da turbina. As rotações ótimas observadas ficaram entre 368 e 682 rpm, sendo o valor máximo de 31,3% de eficiência para uma rotação de 514 rpm. Em relação ao torque verificou-se que ele aumenta à medida que aumentamos a vazão. Em relação à variação do coeficiente de atrito da mangueira percebeu-se que em todos os ensaios a perda de carga na mangueira aumenta com o seu enrolamento. Quando analisado em conjunto, houve um acréscimo de 16% para o carretel Hidro Roll 124/400 e de 28% para o carretel Hidro Roll 130/330, ambos fabricados pela Metal Lavras.The sprinkler irrigation systems should be managed to provide water, so that the soil moisture remains always in optimal conditions for culture, in order to maximize profit. Even with all technological advances that nowadays has the spools winders, especially in relation to the speed control of hose winders, providing a significant improvement in its uniformity, several studies have become necessary in order to obtain as much information as possible about the operation these equipments during its displacement. In this study was evaluated the head losses that occur in the turbine and the hose during the winding thereof and how these variations affect the pressure in the sprinkler which is part of the equipment responsible for the desired application of the blade. It also was evaluated in laboratory the propulsion system of these equipment, a Pelton type turbine. In all tests, occurred a significant increase in head losses of the hose as when it was wrapped. Occurred on average increase 22% in head losses of the hose. In all experiments there was a reduction in the turbine rotation, causing the head loss also decreased, and the greatest reduction of 53.2%. In all trials there was variation in the speed of the displacement hose, but these values were within recommended in the literature. The Turbine was evaluated in the laboratory and as it increases the diameter of the nozzle it can be seen better efficiency of the turbine. The great rotations observed were between 368 and 682 rpm, and the maximum value of 31.3% efficiency for a rotation of 514 rpm. In relation to the torque was found that it increases as which increase the flow. In relation to the coefficient variation of friction hose, it was perceived that in all trials the head losses of the hose increases with its winding. When considered together, there was an increase of 16% to the Hidro Roll – HR 124/400 spool and 28% to the HR 130/330 spool, both manufactured by Metal Lavras.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEG - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILColombo, AlbertoCosta, Édio Luiz daCarvalho, Jacinto de AssunçãoMiranda, Jarbas Honório deFaria, Manoel Alves deSantos, Marcus Vinícius Mendes dos2013-12-02T17:18:39Z2013-12-02T17:18:39Z20132013-12-022010-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, M. V. M. dos. Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento. 2010. 106. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1468info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-02T12:56:00Zoai:localhost:1/1468Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-02T12:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
title |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
spellingShingle |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento Santos, Marcus Vinícius Mendes dos Perda de carga Autopropelido Tubo curvado Turbina Turbine CNPQ_NÃO_INFORMADO |
title_short |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
title_full |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
title_fullStr |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
title_full_unstemmed |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
title_sort |
Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento |
author |
Santos, Marcus Vinícius Mendes dos |
author_facet |
Santos, Marcus Vinícius Mendes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colombo, Alberto Costa, Édio Luiz da Carvalho, Jacinto de Assunção Miranda, Jarbas Honório de Faria, Manoel Alves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcus Vinícius Mendes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perda de carga Autopropelido Tubo curvado Turbina Turbine CNPQ_NÃO_INFORMADO |
topic |
Perda de carga Autopropelido Tubo curvado Turbina Turbine CNPQ_NÃO_INFORMADO |
description |
Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração em Engenharia de Água e Solo, para a obtenção do título de Doutor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-03 2013-12-02T17:18:39Z 2013-12-02T17:18:39Z 2013 2013-12-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, M. V. M. dos. Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento. 2010. 106. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1468 |
identifier_str_mv |
SANTOS, M. V. M. dos. Caracterização hidráulica de carretéis enroladores durante o seu deslocamento. 2010. 106. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEG - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEG - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835191214866432 |