A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Benedicto, Samuel Carvalho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3215
Resumo: Organizações, Estratégias e Gestão
id UFLA_7333cda4e2e6f65c844c520d669b80d6
oai_identifier_str oai:localhost:1/3215
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da PetrobrásThe transformative learning in organizational space: one analysis of the andragogical proposal of PetrobrasAprendizagem organizacionalAndragogiaUniversidade corporativaOrganizational learningAndrogogyCorporative UniversityCNPQ_NÃO_INFORMADOOrganizações, Estratégias e GestãoNeste novo século, a aprendizagem organizacional assume grande relevância. Diante da valorização da informação e do conhecimento como fatores de competitividade, a aprendizagem tem sido um dos focos dentro da teoria das organizações e ocupa papel de destaque no estudo da administração estratégica e da gestão. O grande desafio é que a teoria que estabelece a ponte entre a aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional se encontra, ainda, em seu estado embrionário. Pouco se sabe sobre o modo como as organizações aprendem e, conseqüentemente, como a aprendizagem individual contribui para a aprendizagem organizacional. Entretanto, a possibilidade de transformação das organizações, fazendo uso da prática andragógica (educação de adultos) abre campo para ressignificar, reconstruir e transformar essa realidade. Buscou-se, por meio desta pesquisa, explorar a literatura e apresentar algumas reflexões teóricas acerca do processo de aprendizagem de adultos como uma tentativa de melhor compreender os paradigmas de análise voltados para o processo de aprendizagem nas organizações. O construto teórico desta investigação centra-se na "Teoria da Aprendizagem Transformativa de Adultos", desenvolvida por Jack Mezirow. Este trabalho tem como objetivo central estudar, sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Transformativa, a Proposta Andragógica da Petrobrás. Mais especificamente, pretendeu-se nesta investigação: i) resgatar alguns aspectos da história desta organização, particularizando os elementos que estruturaram o processo andragógico proposto pela sua Universidade Corporativa e; ii) verificar se a Proposta Andragógica da organização objeto de análise, orienta-se pelos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Transformativa. A pesquisa concluiu que vários pressupostos da Teoria da Aprendizagem Transformativa encontramse presentes na Proposta Andragógica da Universidade Corporativa da organização estudada. Entretanto, existe uma diversidade de importantes pressupostos defendidos pela teoria, os quais não são ainda colocados em prática na educação corporativa dessa organização. Esta investigação finaliza com a proposição de que outros estudos sejam realizados, cobrindo esta importante temática, objetivando apresentar novas propostas de programas educativos para as universidades corporativas e as empresas em geral.In this new century, organizational learning assumes a great relevance. Before the valorization of information and of knowledge as competitiveness factors, learning has been one of the focuses within the organization theory and play an outstanding role in the study of the strategic administration and of management. The great challenge is that the theory which establishes the bridge between individual learning and organizational learning is up to now in its embryonic state. Little is known on the mode as organizations learn and, consequently, as individual learning contributes towards organizational learning. However, the possibility of transforming organizations, making use of andragogical practice (education of adults) opens a field to re-mean, re-build and transform this reality. It was sought by means of that research work to explore the literature and to present some theoretical reflections about learning process in adults as an attempt of better understanding the paradigms of analysis turned to the process of learning in organizations. The theoretical construct of this investigation is centered on the "Theory of the Transformative Learning of Adults´´ developed by Jack Merizow. This work has as the central goal to investigate, under the optics of Transformative Learning Theory, the Andragogical Proposal of Petrobras. More specifically, it was intended in this investigation: i) redeem some aspects of history of this organization, distinguishing the elements that structured the andragogical process proposed by its Corporative University and; ii) verify whether the andragogical proposition of the organization object of analysis, guides itself by the pre-supposed of transformative learning theory. Research concluded that a number of presuppositions of the theory of Transformative Learning are present in the andragogical proposal of the Corporative University of the organization studied. However, there is a diversity of important presuppositions defended by the theory, which are not yet placed into practice in Corporative Education of that organization. This investigation finalizes with the proposition that other studies be performed encompassing that important thematic, aiming to present new proposals of educative programs for the Corporative University and enterprises in general.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILBrito, Mozar José deRibeiro, Cláudia MariaLima, Juvêncio Braga deSilva, Sandro Márcio daDe Benedicto, Samuel Carvalho2014-08-25T12:43:21Z2014-08-25T12:43:21Z2014-08-252004-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDE BENEDICTO, S. C. A Aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobras. 2004. 222 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3215info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-25T12:43:21Zoai:localhost:1/3215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-25T12:43:21Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
The transformative learning in organizational space: one analysis of the andragogical proposal of Petrobras
title A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
spellingShingle A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
De Benedicto, Samuel Carvalho
Aprendizagem organizacional
Andragogia
Universidade corporativa
Organizational learning
Androgogy
Corporative University
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
title_full A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
title_fullStr A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
title_full_unstemmed A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
title_sort A aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobrás
author De Benedicto, Samuel Carvalho
author_facet De Benedicto, Samuel Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Mozar José de
Ribeiro, Cláudia Maria
Lima, Juvêncio Braga de
Silva, Sandro Márcio da
dc.contributor.author.fl_str_mv De Benedicto, Samuel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Andragogia
Universidade corporativa
Organizational learning
Androgogy
Corporative University
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Aprendizagem organizacional
Andragogia
Universidade corporativa
Organizational learning
Androgogy
Corporative University
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Organizações, Estratégias e Gestão
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-27
2014-08-25T12:43:21Z
2014-08-25T12:43:21Z
2014-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DE BENEDICTO, S. C. A Aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobras. 2004. 222 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3215
identifier_str_mv DE BENEDICTO, S. C. A Aprendizagem transformativa no espaço organizacional: uma análise da proposta andragógica da Petrobras. 2004. 222 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549959274594304