Marketing de alimentos e o comportamento de consumo: proposição de uma tipologia do consumidor de produtos light e ou diet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/171 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9051 |
Resumo: | Detailed investigations about consumer food practices provide interesting information concerning the different manners consumers think about their own behaviors. Considering that consumers have objectives and different anxieties in terms of food that may result in distinct food models, this paper proposes a low-fat consumer typology. The main goal of this work was to better understand the profile of both consumer types (low-fat and non low fat consumers). A survey was applied about consumption frequency, reasons that lead to his/her acceptation or rejection of low fat products and their opinions about what it means to eat well. Recognizing an extensive data set of qualitative variables, multivariate statistical analyses was adopted. Moreover, a lexical analysis was applied so as to interpret the content of survey. It was concluded that low-fat consumers who accept such products are concerned with health and physical shape and non low-fat consumers who reject such products have stated doubts in terms of their efficacy. |
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Marketing de alimentos e o comportamento de consumo: proposição de uma tipologia do consumidor de produtos light e ou dietFood marketing and consume behavior: a purpose of typology for low fat consumersPráticas alimentaresTipologia de consumidorInfluências culturais sobre alimentaçãoFood practicesTypology for low fat consumersCultural influencesDetailed investigations about consumer food practices provide interesting information concerning the different manners consumers think about their own behaviors. Considering that consumers have objectives and different anxieties in terms of food that may result in distinct food models, this paper proposes a low-fat consumer typology. The main goal of this work was to better understand the profile of both consumer types (low-fat and non low fat consumers). A survey was applied about consumption frequency, reasons that lead to his/her acceptation or rejection of low fat products and their opinions about what it means to eat well. Recognizing an extensive data set of qualitative variables, multivariate statistical analyses was adopted. Moreover, a lexical analysis was applied so as to interpret the content of survey. It was concluded that low-fat consumers who accept such products are concerned with health and physical shape and non low-fat consumers who reject such products have stated doubts in terms of their efficacy.Investigações detalhadas das práticas alimentares dos consumidores permitem o acesso a informações importantes quanto às diferentes maneiras pelas quais os consumidores interpretam seus comportamentos. Reconhecendo que os indivíduos têm objetivos e preocupações distintas em relação a sua alimentação (diferentes representações dos alimentos), resultando modelos alimentares distintos, uma tipologia de consumidores de produtos light e ou diet foi proposta neste artigo, no sentido de melhor compreender o perfil dos consumidores e não consumidores desses produtos e também as maneiras que esses os percebem. Para isso, os indivíduos foram questionados quanto à freqüência do consumo, quanto às razões que os fazem adotar ou rejeitar esses produtos e quanto a sua opinião sobre o significado de "comer bem" (contato com suas normas e valores). Visando realizar análises conjuntas de um grande número de variáveis qualitativas e realizar a tipologia mencionada, optou-se pela adoção de análises estatísticas multivariadas (correspondência múltipla e agrupamento). Para interpretar o conteúdo do que foi declarado pelos entrevistados, uma análise lexical foi empregada. A partir dos resultados, concluiu-se que grupos de consumidores e não consumidores revelam razões distintas quanto ao consumo (preocupação com a forma física e preocupação com a saúde) ou rejeição dos produtos (duvidam da eficácia ou acreditam que são produtos que não alimentam) e, por tal razão, a separação única e homogênea entre consumidores e não consumidores, comumente encontrada em estudos de mercado, não foi realizada por este trabalho.Organizações Rurais & Agroindustriais2011-04-182015-05-04T13:47:47Z2015-05-04T13:47:47Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/171LUCCHESE, T.; BATALHA, M. O.; LAMBERT, J. L. Marketing de alimentos e o comportamento de consumo: proposição de uma tipologia do consumidor de produtos light e ou diet. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 8, n. 2, p. 227-239, 2006.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9051Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 8, n. 2 (2006)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/171/167Lucchese, ThelmaBatalha, Mario OtavioLambert, Jean Loisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-23T17:17:22Zoai:localhost:1/9051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-03-23T17:17:22Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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