Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Daniele Cristina de, Borem, Rosangela Alves Tristão, Lourenço, Camila Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493
Resumo: The central question of this work was the practical story and quarrel of pedagogical alternatives in the form of artistic expressions developed in one mini pedagogy established course of projects. They had been worked the Letter of Belgrade (1975), the Treated one to Tbilisi (1977), Treated to Ambient Education for Sustainable Societies and the Global Responsibility - ECO 92 (1992), the Declaration of Thessaloniki (1997), the Letter of the Land (2000) and Document of the River + 20 - [[o]] rough draft the zero and final letter “the Future That We want” (2012). The practical alternatives had been: theater of puppets; history in quadrinhos; selected images way Internet; conventional theater; simulated jury; e constructed interpretativos panels. activities had been filmed e, later, analyzed and had disclosed an efficiency pedagogical excellent as much of the conceptual point of view as atitudinal e procedural.
id UFLA_839ec6f590b59cbd9d530d9e355eb896
oai_identifier_str oai:localhost:1/41493
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artísticoThe main international documents of environmental education presented in a minicourse of initial training of teachers from the artistic factsLos principales documentos internacionales de la educación ambiental presentados en un mini-curso de formación inicial de profesores a partir del hacer artísticoEducação ambientalPráticas pedagógicas alternativasArte e educação ambientalEnvironmental educationAlternative pedagogical practicesArt and environment educationThe central question of this work was the practical story and quarrel of pedagogical alternatives in the form of artistic expressions developed in one mini pedagogy established course of projects. They had been worked the Letter of Belgrade (1975), the Treated one to Tbilisi (1977), Treated to Ambient Education for Sustainable Societies and the Global Responsibility - ECO 92 (1992), the Declaration of Thessaloniki (1997), the Letter of the Land (2000) and Document of the River + 20 - [[o]] rough draft the zero and final letter “the Future That We want” (2012). The practical alternatives had been: theater of puppets; history in quadrinhos; selected images way Internet; conventional theater; simulated jury; e constructed interpretativos panels. activities had been filmed e, later, analyzed and had disclosed an efficiency pedagogical excellent as much of the conceptual point of view as atitudinal e procedural.A questão central deste trabalho foi o relato e discussão de práticas pedagógicas alternativas na forma de expressões artísticas desenvolvidas em um minicurso baseado na pedagogia de projetos. Foram trabalhadas a Carta de Belgrado (1975), o Tratado de Tbilisi (1977), o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global - ECO 92 (1992), a Declaração de Thessaloniki (1997), A Carta da Terra (2000) e o Documento da Rio + 20 - o rascunho zero e a carta final “O Futuro Que Queremos” (2012). As práticas alternativas foram: teatro de fantoches; história em quadrinhos; imagens selecionadas via internet; teatro convencional; júri simulado; e painéis interpretativos construídos. As atividades foram filmadas e, posteriormente, analisadas e revelaram uma eficiência pedagógica relevante tanto do ponto de vista conceitual como atitudinal e procedimental.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista2020-06-19T17:00:00Z2020-06-19T17:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO JUNIOR, A. F. et al. Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 15, n. 2, p. 111-122, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista"reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Junior, Antonio FernandesSouza, Daniele Cristina deBorem, Rosangela Alves TristãoLourenço, Camila Oliveirapor2023-05-30T13:32:40Zoai:localhost:1/41493Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-30T13:32:40Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
The main international documents of environmental education presented in a minicourse of initial training of teachers from the artistic facts
Los principales documentos internacionales de la educación ambiental presentados en un mini-curso de formación inicial de profesores a partir del hacer artístico
title Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
spellingShingle Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Educação ambiental
Práticas pedagógicas alternativas
Arte e educação ambiental
Environmental education
Alternative pedagogical practices
Art and environment education
title_short Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
title_full Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
title_fullStr Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
title_full_unstemmed Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
title_sort Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
author Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_facet Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
Borem, Rosangela Alves Tristão
Lourenço, Camila Oliveira
author_role author
author2 Souza, Daniele Cristina de
Borem, Rosangela Alves Tristão
Lourenço, Camila Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
Borem, Rosangela Alves Tristão
Lourenço, Camila Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Práticas pedagógicas alternativas
Arte e educação ambiental
Environmental education
Alternative pedagogical practices
Art and environment education
topic Educação ambiental
Práticas pedagógicas alternativas
Arte e educação ambiental
Environmental education
Alternative pedagogical practices
Art and environment education
description The central question of this work was the practical story and quarrel of pedagogical alternatives in the form of artistic expressions developed in one mini pedagogy established course of projects. They had been worked the Letter of Belgrade (1975), the Treated one to Tbilisi (1977), Treated to Ambient Education for Sustainable Societies and the Global Responsibility - ECO 92 (1992), the Declaration of Thessaloniki (1997), the Letter of the Land (2000) and Document of the River + 20 - [[o]] rough draft the zero and final letter “the Future That We want” (2012). The practical alternatives had been: theater of puppets; history in quadrinhos; selected images way Internet; conventional theater; simulated jury; e constructed interpretativos panels. activities had been filmed e, later, analyzed and had disclosed an efficiency pedagogical excellent as much of the conceptual point of view as atitudinal e procedural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-06-19T17:00:00Z
2020-06-19T17:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO JUNIOR, A. F. et al. Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 15, n. 2, p. 111-122, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493
identifier_str_mv NASCIMENTO JUNIOR, A. F. et al. Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 15, n. 2, p. 111-122, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista"
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439180343279616