Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493 |
Resumo: | The central question of this work was the practical story and quarrel of pedagogical alternatives in the form of artistic expressions developed in one mini pedagogy established course of projects. They had been worked the Letter of Belgrade (1975), the Treated one to Tbilisi (1977), Treated to Ambient Education for Sustainable Societies and the Global Responsibility - ECO 92 (1992), the Declaration of Thessaloniki (1997), the Letter of the Land (2000) and Document of the River + 20 - [[o]] rough draft the zero and final letter “the Future That We want” (2012). The practical alternatives had been: theater of puppets; history in quadrinhos; selected images way Internet; conventional theater; simulated jury; e constructed interpretativos panels. activities had been filmed e, later, analyzed and had disclosed an efficiency pedagogical excellent as much of the conceptual point of view as atitudinal e procedural. |
id |
UFLA_839ec6f590b59cbd9d530d9e355eb896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/41493 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artísticoThe main international documents of environmental education presented in a minicourse of initial training of teachers from the artistic factsLos principales documentos internacionales de la educación ambiental presentados en un mini-curso de formación inicial de profesores a partir del hacer artísticoEducação ambientalPráticas pedagógicas alternativasArte e educação ambientalEnvironmental educationAlternative pedagogical practicesArt and environment educationThe central question of this work was the practical story and quarrel of pedagogical alternatives in the form of artistic expressions developed in one mini pedagogy established course of projects. They had been worked the Letter of Belgrade (1975), the Treated one to Tbilisi (1977), Treated to Ambient Education for Sustainable Societies and the Global Responsibility - ECO 92 (1992), the Declaration of Thessaloniki (1997), the Letter of the Land (2000) and Document of the River + 20 - [[o]] rough draft the zero and final letter “the Future That We want” (2012). The practical alternatives had been: theater of puppets; history in quadrinhos; selected images way Internet; conventional theater; simulated jury; e constructed interpretativos panels. activities had been filmed e, later, analyzed and had disclosed an efficiency pedagogical excellent as much of the conceptual point of view as atitudinal e procedural.A questão central deste trabalho foi o relato e discussão de práticas pedagógicas alternativas na forma de expressões artísticas desenvolvidas em um minicurso baseado na pedagogia de projetos. Foram trabalhadas a Carta de Belgrado (1975), o Tratado de Tbilisi (1977), o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global - ECO 92 (1992), a Declaração de Thessaloniki (1997), A Carta da Terra (2000) e o Documento da Rio + 20 - o rascunho zero e a carta final “O Futuro Que Queremos” (2012). As práticas alternativas foram: teatro de fantoches; história em quadrinhos; imagens selecionadas via internet; teatro convencional; júri simulado; e painéis interpretativos construídos. As atividades foram filmadas e, posteriormente, analisadas e revelaram uma eficiência pedagógica relevante tanto do ponto de vista conceitual como atitudinal e procedimental.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista2020-06-19T17:00:00Z2020-06-19T17:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO JUNIOR, A. F. et al. Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 15, n. 2, p. 111-122, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista"reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Junior, Antonio FernandesSouza, Daniele Cristina deBorem, Rosangela Alves TristãoLourenço, Camila Oliveirapor2023-05-30T13:32:40Zoai:localhost:1/41493Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-30T13:32:40Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico The main international documents of environmental education presented in a minicourse of initial training of teachers from the artistic facts Los principales documentos internacionales de la educación ambiental presentados en un mini-curso de formación inicial de profesores a partir del hacer artístico |
title |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico |
spellingShingle |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico Nascimento Junior, Antonio Fernandes Educação ambiental Práticas pedagógicas alternativas Arte e educação ambiental Environmental education Alternative pedagogical practices Art and environment education |
title_short |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico |
title_full |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico |
title_fullStr |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico |
title_full_unstemmed |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico |
title_sort |
Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico |
author |
Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author_facet |
Nascimento Junior, Antonio Fernandes Souza, Daniele Cristina de Borem, Rosangela Alves Tristão Lourenço, Camila Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Daniele Cristina de Borem, Rosangela Alves Tristão Lourenço, Camila Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento Junior, Antonio Fernandes Souza, Daniele Cristina de Borem, Rosangela Alves Tristão Lourenço, Camila Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Práticas pedagógicas alternativas Arte e educação ambiental Environmental education Alternative pedagogical practices Art and environment education |
topic |
Educação ambiental Práticas pedagógicas alternativas Arte e educação ambiental Environmental education Alternative pedagogical practices Art and environment education |
description |
The central question of this work was the practical story and quarrel of pedagogical alternatives in the form of artistic expressions developed in one mini pedagogy established course of projects. They had been worked the Letter of Belgrade (1975), the Treated one to Tbilisi (1977), Treated to Ambient Education for Sustainable Societies and the Global Responsibility - ECO 92 (1992), the Declaration of Thessaloniki (1997), the Letter of the Land (2000) and Document of the River + 20 - [[o]] rough draft the zero and final letter “the Future That We want” (2012). The practical alternatives had been: theater of puppets; history in quadrinhos; selected images way Internet; conventional theater; simulated jury; e constructed interpretativos panels. activities had been filmed e, later, analyzed and had disclosed an efficiency pedagogical excellent as much of the conceptual point of view as atitudinal e procedural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-06-19T17:00:00Z 2020-06-19T17:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO JUNIOR, A. F. et al. Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 15, n. 2, p. 111-122, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO JUNIOR, A. F. et al. Os principais documentos internacionais da educação ambiental apresentados em um mini-curso de formação inicial de professores a partir do fazer artístico. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 15, n. 2, p. 111-122, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista" reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835149861126144 |