A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laila Resende Lara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522
Resumo: A contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes.
id UFLA_88a38476d3f16df56b5911bbbdd471a8
oai_identifier_str oai:localhost:1/45121
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicasA contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicasNAO_INFORMADOA contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADOJoselma SilvaNAO_INFORMADOJuliana Paula de Oliveira GomesNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLaila Resende Lara2020-11-03T19:16:46Z2020-11-03T19:16:46Z2020-09-042020-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLara, L. R. A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brLaila Resende Lara e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:16:46Zoai:localhost:1/45121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:16:46Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
NAO_INFORMADO
title A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
spellingShingle A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
Laila Resende Lara
title_short A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
title_full A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
title_fullStr A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
title_full_unstemmed A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
title_sort A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
author Laila Resende Lara
author_facet Laila Resende Lara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilsa do Carmo Vieira Goulart
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
NAO_INFORMADO
Joselma Silva
NAO_INFORMADO
Juliana Paula de Oliveira Gomes
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Laila Resende Lara
description A contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T19:16:46Z
2020-11-03T19:16:46Z
2020-09-04
2020-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lara, L. R. A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522
identifier_str_mv Lara, L. R. A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Laila Resende Lara e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Laila Resende Lara e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439332742266880