A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522 |
Resumo: | A contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes. |
id |
UFLA_88a38476d3f16df56b5911bbbdd471a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/45121 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicasA contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicasNAO_INFORMADOA contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADOJoselma SilvaNAO_INFORMADOJuliana Paula de Oliveira GomesNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLaila Resende Lara2020-11-03T19:16:46Z2020-11-03T19:16:46Z2020-09-042020-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLara, L. R. A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brLaila Resende Lara e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:16:46Zoai:localhost:1/45121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:16:46Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas NAO_INFORMADO |
title |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas |
spellingShingle |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas Laila Resende Lara |
title_short |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas |
title_full |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas |
title_fullStr |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas |
title_sort |
A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas |
author |
Laila Resende Lara |
author_facet |
Laila Resende Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Ilsa do Carmo Vieira Goulart NAO_INFORMADO Joselma Silva NAO_INFORMADO Juliana Paula de Oliveira Gomes NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laila Resende Lara |
description |
A contação de história trata-se de uma atividade cultural que esteve presente em diferentes momentos na história da humanidade. Assim, faremos um estudo sobre a atividade de contação de história e sua contribuição na fase de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos. Diante disso, o objetivo deste estudo é acompanhar e descrever as atividades de contação de histórias e de leitura literária, de modo a refletir sobre as contribuições para o desenvolvimento da aquisição da língua escrita. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo com acompanhamento de atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças em fase de alfabetização em uma escola da rede pública de ensino, e também conversas com as professoras sobre as práticas educativas com a leitura. A inserção na escola se deu a partir do Programa da Residência Pedagógica. As discussões teóricas partirão dos pressupostos de Benjamin (1935) e Busatto (2005) que dizem a respeito das narrações e como o narrador deve se apossar destes princípios para o desenvolvimento da criatividade de seus discentes e de si próprio, bem como Cosson(2009)sobre a leitura literária. Mediante as observações realizadas foi possível notar o interesse das crianças para com a atividade de reconto de histórias, o que os permitiu maior interação com os objetos levados e participação ativa dos ouvintes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T19:16:46Z 2020-11-03T19:16:46Z 2020-09-04 2020-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lara, L. R. A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522 |
identifier_str_mv |
Lara, L. R. A contação de histórias e a leitura literária como atividades pedagógicas . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45121 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201610522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Laila Resende Lara e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Laila Resende Lara e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439332742266880 |