Transações entre empresa-mãe e suas prestadoras de serviço: um estudo no setor de calçados profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Júlio César Benfenatti
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2392
Resumo: O trabalho buscou compreender o relacionamento entre a "empresa-mãe", que produz e comercializa calçados de segurança, com suas prestadoras de serviço, as bancas. Para tanto, foram utilizados, como referencial teórico, os temas terceirização, redes e economia dos custos de transação. O estudo foi desenvolvido analisando-se a empresa-mãe e mais oito prestadoras de serviços, localizadas nas cidades de Dores de Campos, Prados e Itanhandu, estado de Minas Gerais. É uma pesquisa qualitativa que utilizou o estudo de caso como método de pesquisa. Para a coleta dos dados, foi utilizada a triangulação metodológica, aplicando-se análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Para análise e tratamento dos dados coletados, foram utilizados a análise de conteúdo e os modelos e trabalhos de Arbage & Padula (2003), Casarotto Filho (1998), Di Pietro (2000), Hoffnann et al. (2004), Milgrom & Roberts (1992), North (1994), Pires (2004) e Williamson (1996). Como resultados, observou-se que o processo de terceirização adotado pela empresa-mãe teve como principais causas as características da atividade, aspectos culturais e a busca por vantagens competitivas. A terceirização adotada foi classificada como do tipo parceria. As bancas prestadoras de serviço foram classificadas em quatro grupos, o que permitiu compreender melhor as relações com a empresa-mãe. Os grupos são: banca tradicional, bancas de transição, bancas novas e banca moderna. Em relação à rede que foi configurada, constatou-se que é do tipo top-down. Os custos de transação foram analisados por meio de três aspectos: o comportamento dos agentes, as características das transações e quanto à avaliação das transações. Diante dos resultados, percebeuse que existe um esforço entre as partes no sentido de tentar minimizar os custos relacionados às transações. O processo de governança que se aplica ao caso foi considerado híbrido. Por meio dos resultados do trabalho, concluiu-se que as características do processo de terceirização, bem como o tipo de terceirização e os motivos que levaram a empresa a terceirizar, refletiram de forma positiva no relacionamento entre a empresa-mãe e as prestadoras de serviço. Sendo assim, os custos de transação são mínimos e existe uma eficiência considerável no processo de troca entre as empresas.
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Para a coleta dos dados, foi utilizada a triangulação metodológica, aplicando-se análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Para análise e tratamento dos dados coletados, foram utilizados a análise de conteúdo e os modelos e trabalhos de Arbage & Padula (2003), Casarotto Filho (1998), Di Pietro (2000), Hoffnann et al. (2004), Milgrom & Roberts (1992), North (1994), Pires (2004) e Williamson (1996). Como resultados, observou-se que o processo de terceirização adotado pela empresa-mãe teve como principais causas as características da atividade, aspectos culturais e a busca por vantagens competitivas. A terceirização adotada foi classificada como do tipo parceria. As bancas prestadoras de serviço foram classificadas em quatro grupos, o que permitiu compreender melhor as relações com a empresa-mãe. Os grupos são: banca tradicional, bancas de transição, bancas novas e banca moderna. Em relação à rede que foi configurada, constatou-se que é do tipo top-down. Os custos de transação foram analisados por meio de três aspectos: o comportamento dos agentes, as características das transações e quanto à avaliação das transações. Diante dos resultados, percebeuse que existe um esforço entre as partes no sentido de tentar minimizar os custos relacionados às transações. O processo de governança que se aplica ao caso foi considerado híbrido. Por meio dos resultados do trabalho, concluiu-se que as características do processo de terceirização, bem como o tipo de terceirização e os motivos que levaram a empresa a terceirizar, refletiram de forma positiva no relacionamento entre a empresa-mãe e as prestadoras de serviço. Sendo assim, os custos de transação são mínimos e existe uma eficiência considerável no processo de troca entre as empresas.The work searched to understand the relationship between the "Mother Company", that it produces and it commercializes security footwear, with its service lenders, "the suppliers". For in such a way, it was used as theorical referencial the subjects outsourcing, networks and economy transaction costs. The study was developed analyzing the mother company and eight service lenders that are located in the cities of Dores de Campos, Prados and Itanhandu, state of Minas Gerais. It is a qualitative research, that it used the case study as research method. For collection information, it was used the triangulation method, applying the documentation analyzes, half-structuralized interviews and observation not-participant. For it analyzes and treatment of the information collected had been used content analyzes and the work models of Arbage & Padula (2003), Casarotto Filho (1998), Di Pietro (2000), Hoffnann et al. (2004), Milgrom & Roberts (1992), North (1994), Pires (2004) and Williamson (1996). As results had that the adopted outsourcing process of the mother company had as main cause the characteristics of the activity, cultural aspects and the search for competitive advantages, the outsourcing adopted was classified as a type of partnership. The "supplier" service lenders had been classified in four groups that it allowed to better understand the relations with the mother company, as: Traditional Supplier, Transistion Supplier, New Supplier and Modern Supplier. In relation of the networks configured, it perceives that the type is top-down. The transaction costs had been analyzed through three aspects: the behavior of the agents, the characteristics of the transactions and the evaluation of the transactions. Ahead of the results, one perceived that an effort exists between the parts in the direction of try to minimize the related transaction costs. The governance process that applies to the case was considered hybrid. Through the results of the work, one concluded that the characteristics of the outsourcing process, as well as the outsourcing type and the reasons that had led the company to outsource had reflected of positive form in the relationship between the mother company and the service lenders, being thus the transaction costs are minimum and exists a considerable efficiency in the process of exchange between the companies.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSantos, Antônio Carlos dosCastro, Cleber Carvalho deSouza Neto, Bezamat deFerreira, Júlio César Benfenatti2014-08-07T18:04:44Z2014-08-07T18:04:44Z2014-08-072006-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, J. C. B. Transações entre empresa-mãe e suas prestadoras de serviço: um estudo no setor de calçados profissionais. 2006. 101 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2392info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-27T15:19:34Zoai:localhost:1/2392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-27T15:19:34Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
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