Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marcos Fava
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Machado Filho, Cláudio Pinheiro, Carvalho, Dirceu Tornavoi de, Castro, Luciano Thomé e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9210
Resumo: The beef business is composed of several networks, called here the agri-food networks. These are defined as a group of suppliers and distributors of an analyzed firm (in an individual case), or of the alliance being analyzed (in case of firms that manage a common brand). In this article a scenario analysis is done based on a review of the recent data and trends on Brazilian and global beef market, and many impacts to the beef business are identified. The main contribution from this scenario analysis is the observation of the emergence of 4 main networks that will rest stronger in global beef market in 2010. These networks will operate and coexist in 4 different market segments, with different needs.
id UFLA_a0dc98b0e86d4c0f30b0bfc4e1f9712a
oai_identifier_str oai:localhost:1/9210
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)Beef marketing under a network viewRedes agroalimentaresPecuáriaCarne bovinaCattle breedingAgri-food networksRed beefThe beef business is composed of several networks, called here the agri-food networks. These are defined as a group of suppliers and distributors of an analyzed firm (in an individual case), or of the alliance being analyzed (in case of firms that manage a common brand). In this article a scenario analysis is done based on a review of the recent data and trends on Brazilian and global beef market, and many impacts to the beef business are identified. The main contribution from this scenario analysis is the observation of the emergence of 4 main networks that will rest stronger in global beef market in 2010. These networks will operate and coexist in 4 different market segments, with different needs.O negócio de carnes é composto de diversas redes de empresas, que são chamadas nesse artigo de redes agroalimentares. Qualquer rede é definida como um grupo de fornecedores e distribuidores de uma determinada empresa, em um caso individual, ou da aliança sendo analisada (em caso de empresas que administram a mesma marca). Este conceito de rede é o modelo teórico usado. De acordo com movimentos recentes no mercado global de carnes e variáveis externas às empresas, principalmente advindas do ambiente natural, o Brasil emerge como um forte candidato para assumir o lugar de principal fornecedor mundial de carnes. Isto é fortalecido pela possível entrada de grupos internacionais no mercado brasileiro de carne bovina e também por crises que afetaram os principais concorrentes. O primeiro objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão de dados recentes sobre o mercado brasileiro e global de carne bovina. O segundo objetivo é mostrar como o negócio de carnes pode estar operando em 2010 considerando o desenvolvimento organizacional e do consumidor de alimentos. Quatro tipos de redes agroalimentares são esperadas para 2010. A metodologia usada neste artigo foi diversa: pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa com entrevistas não estruturadas em profundidade com 30 especialistas e, por fim, dados foram colhidos e gerados pelos autores.Organizações Rurais & Agroindustriais2002-07-012015-05-04T13:48:07Z2015-05-04T13:48:07Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260NEVES, M. F. et al. Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”). Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 4, n. 2, 2002.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9210Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 4, n. 2 (2002)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260/257Neves, Marcos FavaMachado Filho, Cláudio PinheiroCarvalho, Dirceu Tornavoi deCastro, Luciano Thomé einfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-24T21:19:01Zoai:localhost:1/9210Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-02-24T21:19:01Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
Beef marketing under a network view
title Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
spellingShingle Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
Neves, Marcos Fava
Redes agroalimentares
Pecuária
Carne bovina
Cattle breeding
Agri-food networks
Red beef
title_short Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
title_full Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
title_fullStr Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
title_full_unstemmed Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
title_sort Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”)
author Neves, Marcos Fava
author_facet Neves, Marcos Fava
Machado Filho, Cláudio Pinheiro
Carvalho, Dirceu Tornavoi de
Castro, Luciano Thomé e
author_role author
author2 Machado Filho, Cláudio Pinheiro
Carvalho, Dirceu Tornavoi de
Castro, Luciano Thomé e
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Marcos Fava
Machado Filho, Cláudio Pinheiro
Carvalho, Dirceu Tornavoi de
Castro, Luciano Thomé e
dc.subject.por.fl_str_mv Redes agroalimentares
Pecuária
Carne bovina
Cattle breeding
Agri-food networks
Red beef
topic Redes agroalimentares
Pecuária
Carne bovina
Cattle breeding
Agri-food networks
Red beef
description The beef business is composed of several networks, called here the agri-food networks. These are defined as a group of suppliers and distributors of an analyzed firm (in an individual case), or of the alliance being analyzed (in case of firms that manage a common brand). In this article a scenario analysis is done based on a review of the recent data and trends on Brazilian and global beef market, and many impacts to the beef business are identified. The main contribution from this scenario analysis is the observation of the emergence of 4 main networks that will rest stronger in global beef market in 2010. These networks will operate and coexist in 4 different market segments, with different needs.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-01
2015-05-04T13:48:07Z
2015-05-04T13:48:07Z
2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260
NEVES, M. F. et al. Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”). Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 4, n. 2, 2002.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9210
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9210
identifier_str_mv NEVES, M. F. et al. Marketing da carne bovina com visão de redes de empresas (“networks”). Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 4, n. 2, 2002.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260/257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 4, n. 2 (2002)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550022314983424