Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jederson Willian Pereira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10577
Resumo: This research was conducted in a regular school in a city of Minas Gerais state which receives deaf students from the 6th year of secondary school to the 3rd year of high school. Our goal was to promote the learning of sound and its qualities in an inclusive way for all students. In order to reach this goal, a methodological sequence was built with the use of Assistive Technology and specific didactic support material was developed for deaf students, by using the theories of Ausubel’s meaningful learning and the social interaction of Vygotsky. Assistive technology was used to enable deaf students to comprehend the sound and its qualities through touch of a loudspeaker and the eyesight through the graphical representation of sound by the Visual Analyser and Audacity programs. The didactic support material was translated and signaled in LIBRAS (Brazilian Sign Language) and it will enable deaf students to study the sound and its qualities by themselves. The construction of this material was in Portuguese, therefore it was translated by an LIBRAS interpreter, which every word is replaced by signs. The results showed the importance of use of specific resources in the process of their inclusion. It was concluded that deaf students can also have a significant learning about sound and their inclusion can also benefit students can hear.
id UFLA_a153838fb4f0fcb67296f100cc693e57
oai_identifier_str oai:localhost:1/10577
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintesInclusão escolarEducação do surdoDeficiência auditivaAcústica para surdosSchool inclusionDeaf educationHearing deficiencyAcoustics for the deafEnsino-AprendizagemThis research was conducted in a regular school in a city of Minas Gerais state which receives deaf students from the 6th year of secondary school to the 3rd year of high school. Our goal was to promote the learning of sound and its qualities in an inclusive way for all students. In order to reach this goal, a methodological sequence was built with the use of Assistive Technology and specific didactic support material was developed for deaf students, by using the theories of Ausubel’s meaningful learning and the social interaction of Vygotsky. Assistive technology was used to enable deaf students to comprehend the sound and its qualities through touch of a loudspeaker and the eyesight through the graphical representation of sound by the Visual Analyser and Audacity programs. The didactic support material was translated and signaled in LIBRAS (Brazilian Sign Language) and it will enable deaf students to study the sound and its qualities by themselves. The construction of this material was in Portuguese, therefore it was translated by an LIBRAS interpreter, which every word is replaced by signs. The results showed the importance of use of specific resources in the process of their inclusion. It was concluded that deaf students can also have a significant learning about sound and their inclusion can also benefit students can hear.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Esta pesquisa foi desenvolvido em uma escola de ensino regular em uma cidade do interior de Minas Gerais que recebe alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nosso objetivo foi promover a aprendizagem do som e das suas qualidades de forma inclusiva, de modo a atender aos alunos surdos e ouvintes. Para alcançar esse objetivo, foi construída uma sequência metodológica com a utilização de Tecnologia Assistiva e elaborado um material de apoio didático específico para os alunos surdos, tomando como base as teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de interação social de Vygotsky. Nessa sequência, foi utilizada Tecnologia Assistiva para possibilitar ao aluno surdo compreender o som e suas qualidades por meio do tato ao tocar um alto-falante e da visão por meio da representação gráfica do som, gerada pelos programas Visual Analyser e o Audacity. O material de apoio didático, traduzido e sinalizado em Libras, deverá possibilitar aos alunos surdos estudarem o som e suas qualidades com relativa independência. Para a produção desse material, foi elaborado um texto em Português, que foi traduzido por um intérprete de Libras, em que cada palavra foi substituída pelo seu respectivo sinal. Os resultados deste trabalho mostraram o quão importante é a utilização de recursos específicos no processo de inclusão dos alunos surdos. Foi concluído que os alunos surdos também podem aprender, significativamente, o conteúdo de som e que o processo de inclusão dos alunos surdos também beneficia os alunos ouvintes.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasLibardi, HelenaAndrade, José Antônio AraújoSteffani, Maria HelenaUgucioni, Júlio CesarFreire, Evelise Roman Corbalan GóisCastro, Jederson Willian Pereira de2015-11-06T13:24:39Z2015-11-06T13:24:39Z2015-11-062015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, J. W. P. de. Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes. 2015. 64 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:57Zoai:localhost:1/10577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:57Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
title Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
spellingShingle Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
Castro, Jederson Willian Pereira de
Inclusão escolar
Educação do surdo
Deficiência auditiva
Acústica para surdos
School inclusion
Deaf education
Hearing deficiency
Acoustics for the deaf
Ensino-Aprendizagem
title_short Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
title_full Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
title_fullStr Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
title_sort Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes
author Castro, Jederson Willian Pereira de
author_facet Castro, Jederson Willian Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libardi, Helena
Andrade, José Antônio Araújo
Steffani, Maria Helena
Ugucioni, Júlio Cesar
Freire, Evelise Roman Corbalan Góis
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Jederson Willian Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação do surdo
Deficiência auditiva
Acústica para surdos
School inclusion
Deaf education
Hearing deficiency
Acoustics for the deaf
Ensino-Aprendizagem
topic Inclusão escolar
Educação do surdo
Deficiência auditiva
Acústica para surdos
School inclusion
Deaf education
Hearing deficiency
Acoustics for the deaf
Ensino-Aprendizagem
description This research was conducted in a regular school in a city of Minas Gerais state which receives deaf students from the 6th year of secondary school to the 3rd year of high school. Our goal was to promote the learning of sound and its qualities in an inclusive way for all students. In order to reach this goal, a methodological sequence was built with the use of Assistive Technology and specific didactic support material was developed for deaf students, by using the theories of Ausubel’s meaningful learning and the social interaction of Vygotsky. Assistive technology was used to enable deaf students to comprehend the sound and its qualities through touch of a loudspeaker and the eyesight through the graphical representation of sound by the Visual Analyser and Audacity programs. The didactic support material was translated and signaled in LIBRAS (Brazilian Sign Language) and it will enable deaf students to study the sound and its qualities by themselves. The construction of this material was in Portuguese, therefore it was translated by an LIBRAS interpreter, which every word is replaced by signs. The results showed the importance of use of specific resources in the process of their inclusion. It was concluded that deaf students can also have a significant learning about sound and their inclusion can also benefit students can hear.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06T13:24:39Z
2015-11-06T13:24:39Z
2015-11-06
2015-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, J. W. P. de. Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes. 2015. 64 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10577
identifier_str_mv CASTRO, J. W. P. de. Inclusão no ensino de física: o ensino das qualidades fisiológicas do som para alunos surdos e ouvintes. 2015. 64 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550150871449600