As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Augusto Vassalo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354
Resumo: The study of colors is usually only done in arts classes in elementary school, without taking into consideration aspects related to light, that could be discussed in physics classes. In order to teach about this theme, we developed a didactic sequence which adresses this issue with other concepts of wave optics. For this purpose, during the teaching-learning process, there were problematizations, present in the activity scripts delivered to high school second year students, in a public school, located in a small town of Minas Gerais. We aimed to investigate their alternative conceptions about colors, as well as to whet the curiosity to seek explanations about the studied phenomena. The results show that few students thought about aspects related to vision to explain phenomena involving colors in nature, most of which referred only to lightobject interaction as an explanation for color perception.
id UFLA_a2ac54c3bd1a20caf3d23d2c64c10f80
oai_identifier_str oai:localhost:1/32354
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatóriaThe colors in nature: a proposal for the optical wave teachingÓptica ondulatóriaEnsino de físicaFísica - Ensino médioPercepção das coresOptical wavePhysics teachingPhysics - High schoolPerception of colorsFísicaThe study of colors is usually only done in arts classes in elementary school, without taking into consideration aspects related to light, that could be discussed in physics classes. In order to teach about this theme, we developed a didactic sequence which adresses this issue with other concepts of wave optics. For this purpose, during the teaching-learning process, there were problematizations, present in the activity scripts delivered to high school second year students, in a public school, located in a small town of Minas Gerais. We aimed to investigate their alternative conceptions about colors, as well as to whet the curiosity to seek explanations about the studied phenomena. The results show that few students thought about aspects related to vision to explain phenomena involving colors in nature, most of which referred only to lightobject interaction as an explanation for color perception.As cores, geralmente, são estudadas somente nas aulas de artes no ensino fundamental, sem levar em consideração os aspectos relacionados à luz, que poderiam ser trabalhados nas aulas de física no ensino médio. Pensando em trabalhar este tema, desenvolvemos uma sequência didática que o aborda junto a outros conceitos de óptica ondulatória. Para isso, durante o processo de ensino-aprendizagem, foram realizadas problematizações, presentes nos roteiros de atividade entregues a cada um dos alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais, localizada numa cidade de cerca de 20 mil habitantes, a fim de investigar suas possíveis concepções alternativas sobre cores, além de buscar aguçar as suas curiosidades para buscarem explicações sobre os fenômenos a serem estudados. Os resultados evidenciam que poucos estudantes pensavam em aspectos relacionados à visão para explicação de fenômenos envolvendo as cores na natureza, sendo que, a maioria relacionava apenas a interação luz-objeto como explicação para a percepção das cores.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasBagdonas, AlexandreLibardi, HelenaPugliesi, Renato MarconMarineli, FabioMaciel, Antônio Marcelo MartinsHenrique, Alexandre BagdonasSilva, César Augusto Vassalo2019-01-02T11:19:21Z2019-01-02T11:19:21Z2019-01-022018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, C. A. V. As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:57Zoai:localhost:1/32354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:57Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
The colors in nature: a proposal for the optical wave teaching
title As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
spellingShingle As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
Silva, César Augusto Vassalo
Óptica ondulatória
Ensino de física
Física - Ensino médio
Percepção das cores
Optical wave
Physics teaching
Physics - High school
Perception of colors
Física
title_short As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
title_full As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
title_fullStr As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
title_full_unstemmed As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
title_sort As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
author Silva, César Augusto Vassalo
author_facet Silva, César Augusto Vassalo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bagdonas, Alexandre
Libardi, Helena
Pugliesi, Renato Marcon
Marineli, Fabio
Maciel, Antônio Marcelo Martins
Henrique, Alexandre Bagdonas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, César Augusto Vassalo
dc.subject.por.fl_str_mv Óptica ondulatória
Ensino de física
Física - Ensino médio
Percepção das cores
Optical wave
Physics teaching
Physics - High school
Perception of colors
Física
topic Óptica ondulatória
Ensino de física
Física - Ensino médio
Percepção das cores
Optical wave
Physics teaching
Physics - High school
Perception of colors
Física
description The study of colors is usually only done in arts classes in elementary school, without taking into consideration aspects related to light, that could be discussed in physics classes. In order to teach about this theme, we developed a didactic sequence which adresses this issue with other concepts of wave optics. For this purpose, during the teaching-learning process, there were problematizations, present in the activity scripts delivered to high school second year students, in a public school, located in a small town of Minas Gerais. We aimed to investigate their alternative conceptions about colors, as well as to whet the curiosity to seek explanations about the studied phenomena. The results show that few students thought about aspects related to vision to explain phenomena involving colors in nature, most of which referred only to lightobject interaction as an explanation for color perception.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09
2019-01-02T11:19:21Z
2019-01-02T11:19:21Z
2019-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, C. A. V. As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354
identifier_str_mv SILVA, C. A. V. As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550173228138496