Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suart, R. de Cassia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976
Resumo: As atividades experimentais investigativas podem contribuir para a manifestação e desenvolvimento de habilidades, como por exemplo, a escrita. Entretanto, muitas vezes, os alunos não têm a oportunidade de escrever um relatório ou responder questões por escrito que os permitam sintetizar e aperfeiçoar suas idéias, se desenvolvendo conceitualmente e cognitivamente. Partindo desses pressupostos, este trabalho investigou o nível cognitivo das respostas escritas elaboradas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Foram desenvolvidas categorias de análise para classificar as manifestações escritas em diferentes níveis cognitivos. Os resultados mostram que a escrita exige elevada demanda cognitiva e que as discussões pós-laboratório e em grupo auxiliam os alunos na elaboração de respostas de alta ordem cognitiva.
id UFLA_a5203c2f28e8ff841af20d6e2407e156
oai_identifier_str oai:localhost:1/40976
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativasAs atividades experimentais investigativas podem contribuir para a manifestação e desenvolvimento de habilidades, como por exemplo, a escrita. Entretanto, muitas vezes, os alunos não têm a oportunidade de escrever um relatório ou responder questões por escrito que os permitam sintetizar e aperfeiçoar suas idéias, se desenvolvendo conceitualmente e cognitivamente. Partindo desses pressupostos, este trabalho investigou o nível cognitivo das respostas escritas elaboradas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Foram desenvolvidas categorias de análise para classificar as manifestações escritas em diferentes níveis cognitivos. Os resultados mostram que a escrita exige elevada demanda cognitiva e que as discussões pós-laboratório e em grupo auxiliam os alunos na elaboração de respostas de alta ordem cognitiva.Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)2020-05-18T03:08:04Z2020-05-18T03:08:04Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSUART, R. de C. Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 381-388, 2009.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSuart, R. de Cassiapor2020-05-18T03:08:04Zoai:localhost:1/40976Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-18T03:08:04Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
title Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
spellingShingle Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
Suart, R. de Cassia
title_short Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
title_full Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
title_fullStr Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
title_full_unstemmed Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
title_sort Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas
author Suart, R. de Cassia
author_facet Suart, R. de Cassia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suart, R. de Cassia
description As atividades experimentais investigativas podem contribuir para a manifestação e desenvolvimento de habilidades, como por exemplo, a escrita. Entretanto, muitas vezes, os alunos não têm a oportunidade de escrever um relatório ou responder questões por escrito que os permitam sintetizar e aperfeiçoar suas idéias, se desenvolvendo conceitualmente e cognitivamente. Partindo desses pressupostos, este trabalho investigou o nível cognitivo das respostas escritas elaboradas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Foram desenvolvidas categorias de análise para classificar as manifestações escritas em diferentes níveis cognitivos. Os resultados mostram que a escrita exige elevada demanda cognitiva e que as discussões pós-laboratório e em grupo auxiliam os alunos na elaboração de respostas de alta ordem cognitiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-05-18T03:08:04Z
2020-05-18T03:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUART, R. de C. Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 381-388, 2009.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976
identifier_str_mv SUART, R. de C. Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 381-388, 2009.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)
publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)
dc.source.none.fl_str_mv Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835156643315712