AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136 |
Resumo: | Nos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem. |
id |
UFLA_a5949997f77cb87d66a3fbfc15c69cd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/44005 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃODIAGNOSTIC EVALUATION A REFLECTION ON THE ERROR IN THE LITERACY PROCESSNos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem.Nowadays, the school is seen as a place that is able to lead students to acquire knowledge, as well as, should be taken into account the knowledge that students bring from home. At many points because they do not consider the amount of knowledge acquired by the students in their family and cultural trajectory, when students begin to study they may find it very difficult to learn certain contents, a factor that can lead them to make mistakes. This research adopted the qualitative approach. This paper aims to reflect on a process of diagnostic evaluation of the literacy process that is carried out by a certain municipal school in the South of Minas Gerais, which is administered by the supervisor at the beginning, middle and end of the school year, which has as an aim to evaluate the difficulties encountered by students in order to verify their school development in the process of literacy and literacy. Then, two (2) evaluations were presented that presented different writings, with the purpose of making hypotheses and technical comparisons about the error, as well as the reflection on how the students represented the writing. It was conceptualized literacy and literacy, based on the theoretical reference of the authors Ferreiro (2001) and Soares (2009) that fomented the discussion about this process of literacy and literacy. As well as studying the error in the process of literacy and literacy and the most diverse errors that occur in this process with the authors Gomes and Sena (2000). Finally, it was verified that the error does not exist, what exists are oppositions of different ideas and or cultures. And that the error goes beyond the mere characteristics determined by the school, and that it can not be determined, since it is nothing more than the process to learn, and not simply an inhibiting and impeding agent of the learning process.Universidade Federal de LavrasUFLABrasilLuciana Soares da SilvaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLuciana Soares da SilvaNAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADOJosiane Marques da CostaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOQuenia Cristina Silva Ronan2020-11-03T18:33:42Z2020-11-03T18:33:42Z2019-07-012019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRonan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brQuenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:33:42Zoai:localhost:1/44005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:33:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DIAGNOSTIC EVALUATION A REFLECTION ON THE ERROR IN THE LITERACY PROCESS |
title |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Quenia Cristina Silva Ronan |
title_short |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
author |
Quenia Cristina Silva Ronan |
author_facet |
Quenia Cristina Silva Ronan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luciana Soares da Silva NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Luciana Soares da Silva NAO_INFORMADO Ilsa do Carmo Vieira Goulart NAO_INFORMADO Josiane Marques da Costa NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quenia Cristina Silva Ronan |
description |
Nos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 2019-06-17 2020-11-03T18:33:42Z 2020-11-03T18:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ronan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136 |
identifier_str_mv |
Ronan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Quenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Quenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835156853030912 |