AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quenia Cristina Silva Ronan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136
Resumo: Nos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem.
id UFLA_a5949997f77cb87d66a3fbfc15c69cd3
oai_identifier_str oai:localhost:1/44005
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃODIAGNOSTIC EVALUATION A REFLECTION ON THE ERROR IN THE LITERACY PROCESSNos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem.Nowadays, the school is seen as a place that is able to lead students to acquire knowledge, as well as, should be taken into account the knowledge that students bring from home. At many points because they do not consider the amount of knowledge acquired by the students in their family and cultural trajectory, when students begin to study they may find it very difficult to learn certain contents, a factor that can lead them to make mistakes. This research adopted the qualitative approach. This paper aims to reflect on a process of diagnostic evaluation of the literacy process that is carried out by a certain municipal school in the South of Minas Gerais, which is administered by the supervisor at the beginning, middle and end of the school year, which has as an aim to evaluate the difficulties encountered by students in order to verify their school development in the process of literacy and literacy. Then, two (2) evaluations were presented that presented different writings, with the purpose of making hypotheses and technical comparisons about the error, as well as the reflection on how the students represented the writing. It was conceptualized literacy and literacy, based on the theoretical reference of the authors Ferreiro (2001) and Soares (2009) that fomented the discussion about this process of literacy and literacy. As well as studying the error in the process of literacy and literacy and the most diverse errors that occur in this process with the authors Gomes and Sena (2000). Finally, it was verified that the error does not exist, what exists are oppositions of different ideas and or cultures. And that the error goes beyond the mere characteristics determined by the school, and that it can not be determined, since it is nothing more than the process to learn, and not simply an inhibiting and impeding agent of the learning process.Universidade Federal de LavrasUFLABrasilLuciana Soares da SilvaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLuciana Soares da SilvaNAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADOJosiane Marques da CostaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOQuenia Cristina Silva Ronan2020-11-03T18:33:42Z2020-11-03T18:33:42Z2019-07-012019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRonan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brQuenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:33:42Zoai:localhost:1/44005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:33:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DIAGNOSTIC EVALUATION A REFLECTION ON THE ERROR IN THE LITERACY PROCESS
title AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Quenia Cristina Silva Ronan
title_short AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_full AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
title_sort AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
author Quenia Cristina Silva Ronan
author_facet Quenia Cristina Silva Ronan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luciana Soares da Silva
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Luciana Soares da Silva
NAO_INFORMADO
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
NAO_INFORMADO
Josiane Marques da Costa
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Quenia Cristina Silva Ronan
description Nos dias atuais, a escola é vista como um lugar que é capaz de conduzir os alunos para a aquisição de conhecimentos, bem como também, deve ser levado em conta o conhecimento que os alunos trazem de casa. Em muitos momentos por não considerarem a bagagem de conhecimentos que foram adquiridos pelos alunos em sua trajetória familiar e cultural, quando os educandos começam a estudar podem encontram muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos, fator este que pode levá-los a errar. Essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Este presente trabalho tem como objetivo refletir sobre um processo de avaliação diagnóstica do processo de alfabetização que é realizado por uma determinada escola municipal do Sul de Minas Gerais, que é ministrada pela supervisora no início, no meio e no final do ano letivo, que tem como intuito avaliar as dificuldades encontradas pelos alunos, a fim de verificar o seu desenvolvimento escolar no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, foram selecionadas duas (2) avaliações que apresentavam escritas diferentes, com a finalidade de realizar hipóteses e comparações técnicas acerca do erro, bem como a reflexão sobre como os alunos representavam a escrita. Foi conceituado alfabetização e letramento, baseado no referencial teórico das autoras Ferreiro (2001) e Soares (2009) que fomentaram a discussão sobre esse processo de alfabetização e letramento. Bem como foi estudado o erro no processo de alfabetização e letramento e os mais diversos erros que ocorrem nesse processo com as autoras Gomes e Sena (2000). Por fim, constatou-se que o erro não existe, o que existe são oposições de ideias e ou culturas diferentes. E que o erro ultrapassa as meras características determinadas pela escola, e que ele não pode ser determinado, pois ele nada mais é do que o processo para aprender, e não simplesmente um agente inibidor e impeditivo do processo de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
2019-06-17
2020-11-03T18:33:42Z
2020-11-03T18:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ronan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136
identifier_str_mv Ronan, Q. C. S. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44005
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201621136
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Quenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Quenia Cristina Silva Ronan e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835156853030912