Orientação para mercado externo do café brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Fernanda Scharnberg
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ceolin, Alessandra Carla, Gianezini, Miguelangelo, Ruviaro, Clandio Favarini, Dias, Eduardo Antunes, Barcellos, Júlio Otávio Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience/article/view/382
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13862
Resumo: Objetivou-se, neste artigo, verificar se o Índice de Orientação Regional (IOR) pode auxiliar na tomada de decisão naorientação para o mercado externo do café brasileiro. Com a abordagem da Teoria da Tomada da Decisão, por meio do métodoquantitativo e descritivo, é calculado o IOR para verificar se as exportações brasileiras de café estão sendo destinadas aos principaisimportadores. Os dados das exportações brasileiras de café verde utilizados são da Base AliceWeb, vinculada à Secretaria de ComércioExterior (SECEX) do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no período de 2000 a 2009. As exportações de café sãocada vez menos direcionadas para Canadá, Países Baixos, França, Itália, Bélgica e Espanha, com maior destaque para o decréscimo doIOR da Eslovênia. Os resultados demonstram que as exportações brasileiras de café verde direcionam-se cada vez mais para a Suécia,Finlândia, Japão, Alemanha, EUA, considerando que o IOR apresenta valores crescentes para tais regiões, ressaltando que a Alemanhae os EUA – importantes mercados para que o Brasil siga orientando suas exportações – representam mais de 40% das importações decafé. A originalidade do estudo reside na utilização da metodologia IOR para auxiliar o tomador de decisão na orientação para o mercadoexterno, conhecendo-se a tendência dos principais concorrentes do produto. Tal abordagem, somada a outros indicadores econômicospode possibilitar a implementação de políticas comerciais, no sentido de redirecionar os produtos para mercados que apresentemmaior dinamismo em suas importações.
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