Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Julia Amorim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392
Resumo: Understanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social.
id UFLA_ae943292717f2c717adf0c4c70f47ab1
oai_identifier_str oai:localhost:1/46392
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”When art tells a story: A critical look at the destruction of the Tropical Forest based on the song “Saga da Amazônia” by Vital FariasArte que cuenta uma historia: um enfoque crítico para la deforestación de la selva tropical basado em la canción “Saga da Amazônia” de Vital FariasEducação ambientalMúsica em sala de aulaEnvironmental educationMusic in the classroomUnderstanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social.Entendendo que a música “Saga da Amazônia” de Vital Farias enuncia dizeres que tornam possível suscitar discussões nos ambientes educacionais diversos, esse trabalho tem o objetivo de apontar e discutir os enunciados que a música suscita, visando mostrar como ela se torna pertinente para além de trabalhar a sensibilidade de estudantes do Ensino Médio, contribuir para a construção de um olhar crítico sobre as problemáticas que nos circundam, especificamente sobre educação ambiental. Para tal, utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa e, mais especificamente, a análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, o cotejo de enunciados. A partir da análise da música foi possível perceber que ela suscita dizeres relacionados a três esferas do conhecimento da nossa sociedade. Eles são: questão cultural, questão ambiental e questão político-social. Além disso, foi possível perceber que essa música pode contribuir para a educação da sensibilidade dos nossos jovens em diferentes âmbitos de conhecimento da sociedade: culturais, ambientais e político-sociais.ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista2021-05-26T19:03:39Z2021-05-26T19:03:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Julia AmorimTemoteo, Paulo Antônio de OliveiraNascimento Junior, Antonio Fernandespor2021-05-26T19:03:55Zoai:localhost:1/46392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-26T19:03:55Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
When art tells a story: A critical look at the destruction of the Tropical Forest based on the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias
Arte que cuenta uma historia: um enfoque crítico para la deforestación de la selva tropical basado em la canción “Saga da Amazônia” de Vital Farias
title Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
spellingShingle Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
Monteiro, Julia Amorim
Educação ambiental
Música em sala de aula
Environmental education
Music in the classroom
title_short Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
title_full Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
title_fullStr Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
title_full_unstemmed Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
title_sort Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
author Monteiro, Julia Amorim
author_facet Monteiro, Julia Amorim
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Julia Amorim
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Música em sala de aula
Environmental education
Music in the classroom
topic Educação ambiental
Música em sala de aula
Environmental education
Music in the classroom
description Understanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-26T19:03:39Z
2021-05-26T19:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392
identifier_str_mv MONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista
publisher.none.fl_str_mv ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439020259278848