Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392 |
Resumo: | Understanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social. |
id |
UFLA_ae943292717f2c717adf0c4c70f47ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46392 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”When art tells a story: A critical look at the destruction of the Tropical Forest based on the song “Saga da Amazônia” by Vital FariasArte que cuenta uma historia: um enfoque crítico para la deforestación de la selva tropical basado em la canción “Saga da Amazônia” de Vital FariasEducação ambientalMúsica em sala de aulaEnvironmental educationMusic in the classroomUnderstanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social.Entendendo que a música “Saga da Amazônia” de Vital Farias enuncia dizeres que tornam possível suscitar discussões nos ambientes educacionais diversos, esse trabalho tem o objetivo de apontar e discutir os enunciados que a música suscita, visando mostrar como ela se torna pertinente para além de trabalhar a sensibilidade de estudantes do Ensino Médio, contribuir para a construção de um olhar crítico sobre as problemáticas que nos circundam, especificamente sobre educação ambiental. Para tal, utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa e, mais especificamente, a análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, o cotejo de enunciados. A partir da análise da música foi possível perceber que ela suscita dizeres relacionados a três esferas do conhecimento da nossa sociedade. Eles são: questão cultural, questão ambiental e questão político-social. Além disso, foi possível perceber que essa música pode contribuir para a educação da sensibilidade dos nossos jovens em diferentes âmbitos de conhecimento da sociedade: culturais, ambientais e político-sociais.ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista2021-05-26T19:03:39Z2021-05-26T19:03:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Julia AmorimTemoteo, Paulo Antônio de OliveiraNascimento Junior, Antonio Fernandespor2021-05-26T19:03:55Zoai:localhost:1/46392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-26T19:03:55Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” When art tells a story: A critical look at the destruction of the Tropical Forest based on the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias Arte que cuenta uma historia: um enfoque crítico para la deforestación de la selva tropical basado em la canción “Saga da Amazônia” de Vital Farias |
title |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” |
spellingShingle |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” Monteiro, Julia Amorim Educação ambiental Música em sala de aula Environmental education Music in the classroom |
title_short |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” |
title_full |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” |
title_fullStr |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” |
title_full_unstemmed |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” |
title_sort |
Quando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia” |
author |
Monteiro, Julia Amorim |
author_facet |
Monteiro, Julia Amorim Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Julia Amorim Temoteo, Paulo Antônio de Oliveira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Música em sala de aula Environmental education Music in the classroom |
topic |
Educação ambiental Música em sala de aula Environmental education Music in the classroom |
description |
Understanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-26T19:03:39Z 2021-05-26T19:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439020259278848 |