POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Pollyana Augusto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35216
Resumo: Tendo em vista que o setor de produtos lácteos reduzidos ou zero lactose vem crescendo consideravelmente e que a legislação para esses produtos está cada vez mais rígida, há necessidade de desenvolver métodos analíticos mais eficientes, capazes não só de identificar a lactose, mas também de quantificá-la, de forma rápida e precisa. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver metodologia baseada na utilização da espectrometria no infravermelho médio associada à métodos quimiométricos para detectar e predizer o teor de lactose presente no leite. Na primeira parte foi demonstrada a possibilidade de discriminar as amostras de leite com lactose daquelas sem lactose usando os espectros de infravermelho médio e Análise de Componentes Principais (PCA). Na segunda parte, foram preparadas amostras a partir de misturas de leites com e sem lactose e analisadas no espectrômetro de infravermelho. As absorbâncias na faixa espectral de 935 a 1200 cm-1, a qual concentra informações de grupos funcionais presentes nos carboidratos, foram usadas como descritores para avaliar as eficiências de modelos obtidos por regressão Por Mínimos Quadrados Parciais (PLS), Regressão Linear Múltipla (MLR) e Regressão Por Mínimos Quadrados (MQ). Os três métodos se mostraram eficientes nessa determinação, sendo os menores erros obtidos por PLS. Na terceira parte, tais modelos foram utilizados para acompanhamento do teor de lactose durante um processo de hidrólise de lactose usando enzima lactase, sendo demonstrada a aplicabilidade e eficiência dos métodos no monitoramento desse processo. Assim, concluiu-se que a Espectrometria no Infravermelho Médio associada a métodos Quimiométricos se constitui um método rápido que dispensa preparo de amostra capaz de detectar e predizer o teor de lactose em leite bovino.
id UFLA_b1b58f2dbd3fe726511718067b354b2f
oai_identifier_str oai:localhost:1/35216
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITEPOTENTIAL SPECTROMETRY IN MEDIUM INFRARED FOR LACTOSE ANALYSIS IN MILKFTIRQuimiometriaLaticínioLactaseHidróliseTendo em vista que o setor de produtos lácteos reduzidos ou zero lactose vem crescendo consideravelmente e que a legislação para esses produtos está cada vez mais rígida, há necessidade de desenvolver métodos analíticos mais eficientes, capazes não só de identificar a lactose, mas também de quantificá-la, de forma rápida e precisa. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver metodologia baseada na utilização da espectrometria no infravermelho médio associada à métodos quimiométricos para detectar e predizer o teor de lactose presente no leite. Na primeira parte foi demonstrada a possibilidade de discriminar as amostras de leite com lactose daquelas sem lactose usando os espectros de infravermelho médio e Análise de Componentes Principais (PCA). Na segunda parte, foram preparadas amostras a partir de misturas de leites com e sem lactose e analisadas no espectrômetro de infravermelho. As absorbâncias na faixa espectral de 935 a 1200 cm-1, a qual concentra informações de grupos funcionais presentes nos carboidratos, foram usadas como descritores para avaliar as eficiências de modelos obtidos por regressão Por Mínimos Quadrados Parciais (PLS), Regressão Linear Múltipla (MLR) e Regressão Por Mínimos Quadrados (MQ). Os três métodos se mostraram eficientes nessa determinação, sendo os menores erros obtidos por PLS. Na terceira parte, tais modelos foram utilizados para acompanhamento do teor de lactose durante um processo de hidrólise de lactose usando enzima lactase, sendo demonstrada a aplicabilidade e eficiência dos métodos no monitoramento desse processo. Assim, concluiu-se que a Espectrometria no Infravermelho Médio associada a métodos Quimiométricos se constitui um método rápido que dispensa preparo de amostra capaz de detectar e predizer o teor de lactose em leite bovino.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Ciência dos AlimentosNunes, Cleiton AntonioNunes, Cleiton AntonioMagalhães, Elisângela JaquelineAbreu, Luiz Ronaldo dePinto, Pollyana Augusto2019-07-09T14:49:44Z2019-07-09T14:49:44Z2019-07-082019-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-07-09T14:49:45Zoai:localhost:1/35216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-07-09T14:49:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
POTENTIAL SPECTROMETRY IN MEDIUM INFRARED FOR LACTOSE ANALYSIS IN MILK
title POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
spellingShingle POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
Pinto, Pollyana Augusto
FTIR
Quimiometria
Laticínio
Lactase
Hidrólise
title_short POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
title_full POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
title_fullStr POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
title_full_unstemmed POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
title_sort POTENCIAL DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO PARA ANÁLISE DE LACTOSE EM LEITE
author Pinto, Pollyana Augusto
author_facet Pinto, Pollyana Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cleiton Antonio
Nunes, Cleiton Antonio
Magalhães, Elisângela Jaqueline
Abreu, Luiz Ronaldo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Pollyana Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv FTIR
Quimiometria
Laticínio
Lactase
Hidrólise
topic FTIR
Quimiometria
Laticínio
Lactase
Hidrólise
description Tendo em vista que o setor de produtos lácteos reduzidos ou zero lactose vem crescendo consideravelmente e que a legislação para esses produtos está cada vez mais rígida, há necessidade de desenvolver métodos analíticos mais eficientes, capazes não só de identificar a lactose, mas também de quantificá-la, de forma rápida e precisa. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver metodologia baseada na utilização da espectrometria no infravermelho médio associada à métodos quimiométricos para detectar e predizer o teor de lactose presente no leite. Na primeira parte foi demonstrada a possibilidade de discriminar as amostras de leite com lactose daquelas sem lactose usando os espectros de infravermelho médio e Análise de Componentes Principais (PCA). Na segunda parte, foram preparadas amostras a partir de misturas de leites com e sem lactose e analisadas no espectrômetro de infravermelho. As absorbâncias na faixa espectral de 935 a 1200 cm-1, a qual concentra informações de grupos funcionais presentes nos carboidratos, foram usadas como descritores para avaliar as eficiências de modelos obtidos por regressão Por Mínimos Quadrados Parciais (PLS), Regressão Linear Múltipla (MLR) e Regressão Por Mínimos Quadrados (MQ). Os três métodos se mostraram eficientes nessa determinação, sendo os menores erros obtidos por PLS. Na terceira parte, tais modelos foram utilizados para acompanhamento do teor de lactose durante um processo de hidrólise de lactose usando enzima lactase, sendo demonstrada a aplicabilidade e eficiência dos métodos no monitoramento desse processo. Assim, concluiu-se que a Espectrometria no Infravermelho Médio associada a métodos Quimiométricos se constitui um método rápido que dispensa preparo de amostra capaz de detectar e predizer o teor de lactose em leite bovino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T14:49:44Z
2019-07-09T14:49:44Z
2019-07-08
2019-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35216
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Ciência dos Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Ciência dos Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835132655042560