Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro,Geovani Bernardo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pinto,César Augusto Brasil Pereira, Lambert,Eduardo de Souza, Martins Neto,Cassiano Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000300013
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5713
Resumo: Nos últimos anos, foi despertado um grande interesse para o processamento da batata na forma de fritura no Brasil. Visando à obtenção de cultivares nacionais que atendam aos padrões de qualidade culinária exigidos pelas indústrias de processamento, os programas de melhoramento de batata têm estabelecido estratégias para a redução de custos e de tempo. Realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a eficiência da seleção precoce de clones de batata (Solanum tuberosum L.) para características de importância ao processamento na forma de fritura. Os caracteres avaliados foram: peso específico de tubérculos, índices de formato de tubérculos e notas na glico-fita, mediante correlações entre as gerações seedling (S), primeira geração clonal (C-1) e segunda geração clonal (C-2), entre clones e entre famílias. Os experimentos foram conduzidos no sul do estado de Minas Gerais, Brasil. As correlações foram significativas na maioria dos casos, porém, baixas e geralmente apresentaram maiores valores quando consideradas entre famílias, indicando a baixa eficiência da seleção precoce entre clones. Assim, deve ser praticada somente para se eliminar as piores famílias. A correlação para o índice de formato de tubérculo (comprimento/diâmetro maior) entre as gerações S e C-1 foi de 0,51 entre clones e 0,77 entre famílias e ambos os valores foram significativos, indicando uma razoável eficiência da seleção precoce para esse caráter tanto entre clones como entre famílias.
id UFLA_b3db43bd8d4a9ca9eea63321717ebee9
oai_identifier_str oai:localhost:1/5713
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculoSolanum tuberosumPeso específicoFormato de tubérculoAçúcares redutoresNos últimos anos, foi despertado um grande interesse para o processamento da batata na forma de fritura no Brasil. Visando à obtenção de cultivares nacionais que atendam aos padrões de qualidade culinária exigidos pelas indústrias de processamento, os programas de melhoramento de batata têm estabelecido estratégias para a redução de custos e de tempo. Realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a eficiência da seleção precoce de clones de batata (Solanum tuberosum L.) para características de importância ao processamento na forma de fritura. Os caracteres avaliados foram: peso específico de tubérculos, índices de formato de tubérculos e notas na glico-fita, mediante correlações entre as gerações seedling (S), primeira geração clonal (C-1) e segunda geração clonal (C-2), entre clones e entre famílias. Os experimentos foram conduzidos no sul do estado de Minas Gerais, Brasil. As correlações foram significativas na maioria dos casos, porém, baixas e geralmente apresentaram maiores valores quando consideradas entre famílias, indicando a baixa eficiência da seleção precoce entre clones. Assim, deve ser praticada somente para se eliminar as piores famílias. A correlação para o índice de formato de tubérculo (comprimento/diâmetro maior) entre as gerações S e C-1 foi de 0,51 entre clones e 0,77 entre famílias e ambos os valores foram significativos, indicando uma razoável eficiência da seleção precoce para esse caráter tanto entre clones como entre famílias.Editora da Universidade Federal de Lavras2003-06-012015-04-30T13:32:42Z2015-04-30T13:32:42Z2015-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000300013http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5713Ciência e Agrotecnologia v.27 n.3 2003reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAmaro,Geovani BernardoPinto,César Augusto Brasil PereiraLambert,Eduardo de SouzaMartins Neto,Cassiano Leiteporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T19:41:18Zoai:localhost:1/5713Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-09-13T19:41:18Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
title Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
spellingShingle Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
Amaro,Geovani Bernardo
Solanum tuberosum
Peso específico
Formato de tubérculo
Açúcares redutores
title_short Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
title_full Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
title_fullStr Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
title_full_unstemmed Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
title_sort Seleção precoce de clones de batata para caracteres do tubérculo
author Amaro,Geovani Bernardo
author_facet Amaro,Geovani Bernardo
Pinto,César Augusto Brasil Pereira
Lambert,Eduardo de Souza
Martins Neto,Cassiano Leite
author_role author
author2 Pinto,César Augusto Brasil Pereira
Lambert,Eduardo de Souza
Martins Neto,Cassiano Leite
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro,Geovani Bernardo
Pinto,César Augusto Brasil Pereira
Lambert,Eduardo de Souza
Martins Neto,Cassiano Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Solanum tuberosum
Peso específico
Formato de tubérculo
Açúcares redutores
topic Solanum tuberosum
Peso específico
Formato de tubérculo
Açúcares redutores
description Nos últimos anos, foi despertado um grande interesse para o processamento da batata na forma de fritura no Brasil. Visando à obtenção de cultivares nacionais que atendam aos padrões de qualidade culinária exigidos pelas indústrias de processamento, os programas de melhoramento de batata têm estabelecido estratégias para a redução de custos e de tempo. Realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a eficiência da seleção precoce de clones de batata (Solanum tuberosum L.) para características de importância ao processamento na forma de fritura. Os caracteres avaliados foram: peso específico de tubérculos, índices de formato de tubérculos e notas na glico-fita, mediante correlações entre as gerações seedling (S), primeira geração clonal (C-1) e segunda geração clonal (C-2), entre clones e entre famílias. Os experimentos foram conduzidos no sul do estado de Minas Gerais, Brasil. As correlações foram significativas na maioria dos casos, porém, baixas e geralmente apresentaram maiores valores quando consideradas entre famílias, indicando a baixa eficiência da seleção precoce entre clones. Assim, deve ser praticada somente para se eliminar as piores famílias. A correlação para o índice de formato de tubérculo (comprimento/diâmetro maior) entre as gerações S e C-1 foi de 0,51 entre clones e 0,77 entre famílias e ambos os valores foram significativos, indicando uma razoável eficiência da seleção precoce para esse caráter tanto entre clones como entre famílias.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
2015-04-30T13:32:42Z
2015-04-30T13:32:42Z
2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000300013
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5713
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000300013
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.27 n.3 2003
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550006917693440