Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Norma Souza de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1442
Resumo: Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, área de concentração em Estatística e Experimentação Agropecuária, para a obtenção do título de Doutora.
id UFLA_b45d0341591baf02e2a17e393a8fd636
oai_identifier_str oai:localhost:1/1442
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBAAções afirmativasCotasEtniaModelos lineares mistosVestibularAffirmative actionsEthnicityLinear Mixed ModelsSchoolCollege Entry Exam.CNPQ_NÃO_INFORMADOTese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, área de concentração em Estatística e Experimentação Agropecuária, para a obtenção do título de Doutora.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Estatística e Experimentação AgropecuáriaIn this dissertation we analyze the socio-economic profile of the candidates and of those selected in the 2012 college admission exam of the Instituto Federal da Bahia (IFBA), which adopts an ethnic and public school education quota system. We intend to illustrate characteristics of the access forms which have been employed for higher education in Brazil, and potential alternative selection forms inspired by statistical models. This dissertation is comprised of two parts. The first presents a historic account on affirmative politics in Brazil and in Bahia. The second part presents two articles; in the first we will present a development analysis of the Law no12,711/12 (named the vacancy reservation law) in light of the results for the higher course of Mechanic Engineering of IFBA. In the second article, we analyzed four selection models, two statistical models presented as options for selecting candidates for higher education. One of the main hypotheses of this work is that, in school, social inequality are summarized, and this may be used to correct student skills comparisons. We will verify how much this reflects on the presented statistical models.Nesta Tese se analisa o perfil socioeconômico dos candidatos e dos selecionados do vestibular 2012 do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que adota um sistema de cotas por etnia e para escolas públicas. Pretende-se ilustrar características das formas de acesso que vêm sendo empregadas para o ensino superior no Brasil e potenciais formas alternativas de seleção inspiradas por modelos estatísticos. A Tese é composta de duas partes. A primeira apresenta um histórico sobre políticas afirmativas no Brasil e na Bahia. A segunda parte apresenta dois artigos, no primeiro artigo será apresentada uma análise dos desdobramentos da Lei nº 12.711/12 (chamada lei de reserva de vagas) à luz dos resultados para o curso Superior de Engenharia Mecânica do IFBA. No segundo artigo serão analisadas quatro modelos de seleção, sendo dois modelos estatísticos apresentados como opções para a seleção de candidatos ao ensino superior. Uma das principais hipóteses deste trabalho é que na escola se resumem as desigualdades sociais e isto pode ser usado para corrigir as comparações entre as habilidades dos estudantes. Verificaremos o quanto isso se reflete nos modelos estatísticos apresentados.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEX - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILBueno Filho, Júlio Sílvio SouzaViola, Denise NunesNascimento, Cláudio Orlando C. doLima, Renato Ribeiro deScalon, João DomingosOliveira, Norma Souza de2013-11-22T16:29:57Z2013-11-22T16:29:57Z20132013-11-222013-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, N. S. de. Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior : o caso do IFBA. 2013. 114 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1442info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-11T15:35:43Zoai:localhost:1/1442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-11T15:35:43Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
title Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
spellingShingle Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
Oliveira, Norma Souza de
Ações afirmativas
Cotas
Etnia
Modelos lineares mistos
Vestibular
Affirmative actions
Ethnicity
Linear Mixed Models
School
College Entry Exam.
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
title_full Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
title_fullStr Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
title_full_unstemmed Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
title_sort Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
author Oliveira, Norma Souza de
author_facet Oliveira, Norma Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno Filho, Júlio Sílvio Souza
Viola, Denise Nunes
Nascimento, Cláudio Orlando C. do
Lima, Renato Ribeiro de
Scalon, João Domingos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Norma Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Cotas
Etnia
Modelos lineares mistos
Vestibular
Affirmative actions
Ethnicity
Linear Mixed Models
School
College Entry Exam.
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Ações afirmativas
Cotas
Etnia
Modelos lineares mistos
Vestibular
Affirmative actions
Ethnicity
Linear Mixed Models
School
College Entry Exam.
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, área de concentração em Estatística e Experimentação Agropecuária, para a obtenção do título de Doutora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-22T16:29:57Z
2013-11-22T16:29:57Z
2013
2013-11-22
2013-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, N. S. de. Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior : o caso do IFBA. 2013. 114 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1442
identifier_str_mv OLIVEIRA, N. S. de. Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior : o caso do IFBA. 2013. 114 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEX - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEX - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835181364543488