O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranieri Santos Teófilo, Nathan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31405
Resumo: A presente monografia tem como proposta a realização de uma discussão interdisciplinar entre direito e economia, inserindo-se assim na seara do direito econômico e, mais especificamente, no ramo do direito antitruste. A proposta é a apresentação do paradigma teórico que embasa o direito antitruste brasileiro, demonstrando que os princípios econômicos basilares para a elaboração destas leis estão inseridos no plano teórico de uma determinada linha de pensamento econômico, que recebe severas críticas de outras escolas econômicas, sendo as mais contundentes advindas da escola austríaca de economia. Para propor a reflexão sobre a necessidade de se conhecer e questionar as teorias basilares que circundam a elaboração de uma norma jurídica, fez-se necessário discorrer sobre os contextos socioeconômicos que ensejaram a proposição destas normas, bem como expor as possíveis razões que as motivaram para além do discurso dominante. Após, apresenta-se os conceitos de concorrência de cada escola de pensamento e, as críticas oriundas dos autores da escola austríaca de economia ao conceito de concorrência dos economistas neoclássicos mainstream. Por fim, discutem-se os conceitos de monopólio e oligopólio, demonstrando que estes guardam relação direta com os conceitos de concorrência adotados por cada uma das vertentes teóricas apresentadas e, que consequentemente, também serão divergentes as recomendações político-jurídicas de cada uma delas.
id UFLA_b633c8149170f46bff33ba070ccb349b
oai_identifier_str oai:localhost:1/31405
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIAParadigma econômico. Direito antitruste. Escola Austríaca de economia.Economic paradigm. Antitrust law. Austrian School of economics.A presente monografia tem como proposta a realização de uma discussão interdisciplinar entre direito e economia, inserindo-se assim na seara do direito econômico e, mais especificamente, no ramo do direito antitruste. A proposta é a apresentação do paradigma teórico que embasa o direito antitruste brasileiro, demonstrando que os princípios econômicos basilares para a elaboração destas leis estão inseridos no plano teórico de uma determinada linha de pensamento econômico, que recebe severas críticas de outras escolas econômicas, sendo as mais contundentes advindas da escola austríaca de economia. Para propor a reflexão sobre a necessidade de se conhecer e questionar as teorias basilares que circundam a elaboração de uma norma jurídica, fez-se necessário discorrer sobre os contextos socioeconômicos que ensejaram a proposição destas normas, bem como expor as possíveis razões que as motivaram para além do discurso dominante. Após, apresenta-se os conceitos de concorrência de cada escola de pensamento e, as críticas oriundas dos autores da escola austríaca de economia ao conceito de concorrência dos economistas neoclássicos mainstream. Por fim, discutem-se os conceitos de monopólio e oligopólio, demonstrando que estes guardam relação direta com os conceitos de concorrência adotados por cada uma das vertentes teóricas apresentadas e, que consequentemente, também serão divergentes as recomendações político-jurídicas de cada uma delas.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de DireitoAugusto de Araújo Teixeira, RicardoRanieri Santos Teófilo, Nathan2018-10-19T15:55:20Z2018-10-112018-10-19T15:55:20Z2018-10-112018-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31405porAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-19T15:55:20Zoai:localhost:1/31405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-19T15:55:20Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
title O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
spellingShingle O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
Ranieri Santos Teófilo, Nathan
Paradigma econômico. Direito antitruste. Escola Austríaca de economia.
Economic paradigm. Antitrust law. Austrian School of economics.
title_short O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
title_full O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
title_fullStr O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
title_full_unstemmed O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
title_sort O PARADIGMA DO DIREITO ANTITRUSTE BRASILEIRO E A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA
author Ranieri Santos Teófilo, Nathan
author_facet Ranieri Santos Teófilo, Nathan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Augusto de Araújo Teixeira, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ranieri Santos Teófilo, Nathan
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma econômico. Direito antitruste. Escola Austríaca de economia.
Economic paradigm. Antitrust law. Austrian School of economics.
topic Paradigma econômico. Direito antitruste. Escola Austríaca de economia.
Economic paradigm. Antitrust law. Austrian School of economics.
description A presente monografia tem como proposta a realização de uma discussão interdisciplinar entre direito e economia, inserindo-se assim na seara do direito econômico e, mais especificamente, no ramo do direito antitruste. A proposta é a apresentação do paradigma teórico que embasa o direito antitruste brasileiro, demonstrando que os princípios econômicos basilares para a elaboração destas leis estão inseridos no plano teórico de uma determinada linha de pensamento econômico, que recebe severas críticas de outras escolas econômicas, sendo as mais contundentes advindas da escola austríaca de economia. Para propor a reflexão sobre a necessidade de se conhecer e questionar as teorias basilares que circundam a elaboração de uma norma jurídica, fez-se necessário discorrer sobre os contextos socioeconômicos que ensejaram a proposição destas normas, bem como expor as possíveis razões que as motivaram para além do discurso dominante. Após, apresenta-se os conceitos de concorrência de cada escola de pensamento e, as críticas oriundas dos autores da escola austríaca de economia ao conceito de concorrência dos economistas neoclássicos mainstream. Por fim, discutem-se os conceitos de monopólio e oligopólio, demonstrando que estes guardam relação direta com os conceitos de concorrência adotados por cada uma das vertentes teóricas apresentadas e, que consequentemente, também serão divergentes as recomendações político-jurídicas de cada uma delas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19T15:55:20Z
2018-10-11
2018-10-19T15:55:20Z
2018-10-11
2018-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31405
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550174212751360