Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacreta Junior, Antonio Carlos Cunha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Regonato, Everton, Cossi, Lucas Bahdour, Cruvinel, Ciro Alexandre Teixeira, Canola, Júlio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12375
Resumo: Muitos modelos experimentais são utilizados para estudar o processo de consolidação de fraturas, no entanto, devido às diferenças anatômicas, biológicas e técnicas, nem sempre tais modelos possuem parâmetros adequados para a espécie de interesse final, para qual se realiza o experimento. O coelho é um modelo experimental muito utilizado nos estudos que envolvem a fisiopatologia óssea frente às fraturas e seus diferentes tipos de tratamento, correspondendo à aproximadamente 35% de todos os estudos científicos do sistema músculo-esquelético. Diversas técnicas cirúrgicas já foram utilizadas em ossos de coelhos para estudos experimentais, e a ostectomia parcial do rádio é uma delas. Neste estudo, foram utilizados 14 coelhos (Oryctolagus cuniculus familiaris), machos, adultos jovens, da raça Nova Zelândia branca, não castrados, com peso corpóreo variando entre três a quatro quilos. Clinicamente os animais não apresentaram alterações que comprometessem o estudo. Os mesmos foram avaliados por meio de exame radiográfico nos dias zero, 30 e 60 após o procedimento cirúrgico nos quais foram visibilizadas a qualidade da falha cirúrgica e as alterações pertinentes à proliferação óssea. O exame histológico permitiu verificar a arquitetura óssea neoformada e seus componentes. A eficácia da técnica foi comprovada, podendo ser reproduzida para diversos fins dentro da cirurgia ortopédica.
id UFLA_b65b3104bc8f50fb78cae6a6c366fd13
oai_identifier_str oai:localhost:1/12375
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhosCoelho - OstectomiaCoelho - OrtopediaCoelho - FraturasOstectomiaMuitos modelos experimentais são utilizados para estudar o processo de consolidação de fraturas, no entanto, devido às diferenças anatômicas, biológicas e técnicas, nem sempre tais modelos possuem parâmetros adequados para a espécie de interesse final, para qual se realiza o experimento. O coelho é um modelo experimental muito utilizado nos estudos que envolvem a fisiopatologia óssea frente às fraturas e seus diferentes tipos de tratamento, correspondendo à aproximadamente 35% de todos os estudos científicos do sistema músculo-esquelético. Diversas técnicas cirúrgicas já foram utilizadas em ossos de coelhos para estudos experimentais, e a ostectomia parcial do rádio é uma delas. Neste estudo, foram utilizados 14 coelhos (Oryctolagus cuniculus familiaris), machos, adultos jovens, da raça Nova Zelândia branca, não castrados, com peso corpóreo variando entre três a quatro quilos. Clinicamente os animais não apresentaram alterações que comprometessem o estudo. Os mesmos foram avaliados por meio de exame radiográfico nos dias zero, 30 e 60 após o procedimento cirúrgico nos quais foram visibilizadas a qualidade da falha cirúrgica e as alterações pertinentes à proliferação óssea. O exame histológico permitiu verificar a arquitetura óssea neoformada e seus componentes. A eficácia da técnica foi comprovada, podendo ser reproduzida para diversos fins dentro da cirurgia ortopédica.Universidade Federal de Santa Catarina2017-03-02T14:38:42Z2017-03-02T14:38:42Z2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLACRETA JÚNIOR, A. C. C. et al. Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos. Biotemas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 149-157, set. 2010.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12375Biotemasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLALacreta Junior, Antonio Carlos CunhaRegonato, EvertonCossi, Lucas BahdourCruvinel, Ciro Alexandre TeixeiraCanola, Júlio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-03-02T14:38:42Zoai:localhost:1/12375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-03-02T14:38:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
title Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
spellingShingle Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
Lacreta Junior, Antonio Carlos Cunha
Coelho - Ostectomia
Coelho - Ortopedia
Coelho - Fraturas
Ostectomia
title_short Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
title_full Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
title_fullStr Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
title_full_unstemmed Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
title_sort Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
author Lacreta Junior, Antonio Carlos Cunha
author_facet Lacreta Junior, Antonio Carlos Cunha
Regonato, Everton
Cossi, Lucas Bahdour
Cruvinel, Ciro Alexandre Teixeira
Canola, Júlio Carlos
author_role author
author2 Regonato, Everton
Cossi, Lucas Bahdour
Cruvinel, Ciro Alexandre Teixeira
Canola, Júlio Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacreta Junior, Antonio Carlos Cunha
Regonato, Everton
Cossi, Lucas Bahdour
Cruvinel, Ciro Alexandre Teixeira
Canola, Júlio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Coelho - Ostectomia
Coelho - Ortopedia
Coelho - Fraturas
Ostectomia
topic Coelho - Ostectomia
Coelho - Ortopedia
Coelho - Fraturas
Ostectomia
description Muitos modelos experimentais são utilizados para estudar o processo de consolidação de fraturas, no entanto, devido às diferenças anatômicas, biológicas e técnicas, nem sempre tais modelos possuem parâmetros adequados para a espécie de interesse final, para qual se realiza o experimento. O coelho é um modelo experimental muito utilizado nos estudos que envolvem a fisiopatologia óssea frente às fraturas e seus diferentes tipos de tratamento, correspondendo à aproximadamente 35% de todos os estudos científicos do sistema músculo-esquelético. Diversas técnicas cirúrgicas já foram utilizadas em ossos de coelhos para estudos experimentais, e a ostectomia parcial do rádio é uma delas. Neste estudo, foram utilizados 14 coelhos (Oryctolagus cuniculus familiaris), machos, adultos jovens, da raça Nova Zelândia branca, não castrados, com peso corpóreo variando entre três a quatro quilos. Clinicamente os animais não apresentaram alterações que comprometessem o estudo. Os mesmos foram avaliados por meio de exame radiográfico nos dias zero, 30 e 60 após o procedimento cirúrgico nos quais foram visibilizadas a qualidade da falha cirúrgica e as alterações pertinentes à proliferação óssea. O exame histológico permitiu verificar a arquitetura óssea neoformada e seus componentes. A eficácia da técnica foi comprovada, podendo ser reproduzida para diversos fins dentro da cirurgia ortopédica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2017-03-02T14:38:42Z
2017-03-02T14:38:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LACRETA JÚNIOR, A. C. C. et al. Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos. Biotemas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 149-157, set. 2010.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12375
identifier_str_mv LACRETA JÚNIOR, A. C. C. et al. Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos. Biotemas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 149-157, set. 2010.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Biotemas
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439044477190144