Dádiva e gestão social em unidades de conservação em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1749 |
Resumo: | Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento, para a obtenção do título de Doutor. |
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Dádiva e gestão social em unidades de conservação em Minas GeraisGift and social management in protected areas in Minas GeraisDemocraciaDesenvolvimentoMosaicoDádivaUnidade de conservaçãoGestão social - Minas GeraisParque Nacional - Norte de Minas GeraisDemocracyDevelopmentMosaicGiftCNPQ_NÃO_INFORMADOTese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento, para a obtenção do título de Doutor.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Gestão Social, Ambiente e DesenvolvimentoNeste trabalho discute-se a participação e a gestão social no Mosaico Veredas-Peruaçu. Esse Mosaico foi escolhido, em função da localização geográfica (Noroeste de Minas Gerais) dos programas oficiais de fomento à participação e das características distintas de se relacionar com a comunidade do entorno. O trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a natureza dos vínculos que se sobressaem em um mosaico de unidades de conservação e a gestão social do território, ou seja, à luz do paradigma da dádiva compreender se existe a manifestação da Dádiva neste conselho gestor e de que forma ela se manifesta. Além deste, propõe-se: 1) Analisar a formalização da gestão participativa no Mosaico. 2) Discutir, à luz das experiências dos sujeitos participantes e representados nas reuniões, a importância do conselho na gestão da UC´s. Para atingir estes objetivos foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental para identificar a formalização da gestão participativa na unidade de conservação. Para a análise dos documentos, foi utilizada a análise de conteúdo. A segunda etapa foi uma narrativa de experiência, por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas, que teve como elementos de análise os sucessivos registros das reuniões e as experiências vivenciadas pelos participantes e comunidade representadas na reunião. São 58 conselheiros no total e a pesquisa focou em 17 membros que atuavam, simultaneamente, no Parque Nacional Grande Sertão Veredas e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. Para análise das entrevistas, utilizou-se a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Dessa forma, ao partir do paradigma antiutilitarista de análise da sociedade e inserindo a dádiva como possível elemento de gestão, buscou-se compreender um pouco melhor as razões para que uma gestão compartilhada seja efetiva. O estudo realizado contribuiu para ampliar o debate sobre a dádiva e gestão social, permitindo concluir que, no caso investigado, o Mosaico potencializa a criação e a manutenção dos vínculos e que esses vínculos são importantes para a formalização e desenvolvimento do próprio conselho.This thesis discusses the participation and social management in Mosaico Veredas-Peruaçu. This mosaic was chosen because of geographic location (north-west of Minas Gerais), the official programs that foster participation and distinctive characteristics to relate to the surrounding community. The research aimed to analyze the nature of the relationship between the expression of Deliberative Democracy and the Gift of directors that comprise it. Apart from this addition to this, it is proposed: 1) To analyze the institutionalization of participatory management in mosaic; 2) Discuss, in the light of the experiences of participants and subjects represented in the meetings, the importance of the board in the management of UC's. To achieve these goals was made a literature review to identify and document the institutionalization of participatory management in the conservation unit. For the analysis of the documents we used content analysis. The second step was a narrative experience, through the application of semi-structured interviews, which took elements of analysis as the successive records of meetings and the experiences of the participants and the community represented at the meeting. There are 58 councilors in total, and the research focused on 17 members who worked both in the National Park Grande Sertão Veredas and Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. For analysis of the interviews used the Analysis of Collective Subject Discourse. Thus, when the paradigm-utilitarian analysis of society and entering the donation as a possible element of management, it is expected to understand a little better the reasons for which a shared management is effective. Based on the study is expected to broaden the debate on donation and social participation; contribute to the development of actions to improve the management of parks, via Social Management; open new avenues for research in UC's.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILVilas Boas, Ana AlicePorto, Aluisio FinazziFaria, AndréSilveira, CarlosVizeu, FabioPereira, José RobertoBrusadin, Leandro BenediniBurkowski, Rodrigo2014-03-11T15:10:26Z2014-03-11T15:10:26Z201420142013-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBURKOWSKI, R. Dádiva e gestão social em unidades de conservação em Minas Gerais. 2013. 271 p. Tese (Doutorado em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1749info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-03-11T21:08:39Zoai:localhost:1/1749Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-03-11T21:08:39Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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