O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941 |
Resumo: | This paper aims to identify the determining values on retail shops choosing in the cities of Uberlândia e Uberaba, Minas Gerais, and also, highlights witch attributes/ consequences lead to these values based on the local consumer perception. They had been used topics of the Means-end-chain Theory, associated with the laddering technique that allows accomplishing interviews in supermarkets of these two cities. Both the literature as in the empirical research had disclosed values like: comfort, security, personal and familiar well being, accomplishment, time and money to spend with other things that are reached by consequences linked with the attributes: cleanness and organization, attendance, product variety, price, localization and parking. |
id |
UFLA_c08cb9f95f4e8220ab1ee50730a04047 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/37941 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e UberabaConsumer behavior in retail stores: values investigation of customers from Uberlândia and Uberaba based on the means end chain theoryEl comportamiento de los consumidores en las tiendas: una investigación de valores basados en la teoría de la cadena de fines y medios en las ciudades de Uberlândia y UberabaCadeia de meios e finsConsumidor local - ValoresLadderingMeans-end-chainLocal consume - ValuesThis paper aims to identify the determining values on retail shops choosing in the cities of Uberlândia e Uberaba, Minas Gerais, and also, highlights witch attributes/ consequences lead to these values based on the local consumer perception. They had been used topics of the Means-end-chain Theory, associated with the laddering technique that allows accomplishing interviews in supermarkets of these two cities. Both the literature as in the empirical research had disclosed values like: comfort, security, personal and familiar well being, accomplishment, time and money to spend with other things that are reached by consequences linked with the attributes: cleanness and organization, attendance, product variety, price, localization and parking.Este artigo tem o intuito de identificar valores determinantes na seleção de lojas de varejo nas cidades de Uberlândia e Uberaba, e ainda, destacar quais atributos/conseqüências conduzem a tais valores na percepção do consumidor local. Foram utilizados os pressupostos teóricos da cadeia de meios e fins associados à técnica de escalonamento laddering, que permitiram a realização de entrevistas em supermercados destas duas cidades. Tanto a literatura quanto a pesquisa de campo revelaram o desejo por valores como: conforto, segurança, bem estar pessoal e familiar, auto-realização, tempo e dinheiro para realizar outras atividades, que são alcançados por conseqüências proporcionadas pelos atributos: limpeza e organização, atendimento, variedade de produtos, preço, localização e estacionamento.UNIFACS - Universidade Salvador2019-11-29T19:06:29Z2019-11-29T19:06:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, D. de C. et al. O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 315-334, maio/ago. 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941Revista Gestão e Planejamentoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Daniela de CastroPimenta, Márcio LopesVilas Boas, Luiz Henrique de BarrosNunes, Elder FerreiraBoaventura, Evaldo Ferreirapor2019-11-29T19:07:41Zoai:localhost:1/37941Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-11-29T19:07:41Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba Consumer behavior in retail stores: values investigation of customers from Uberlândia and Uberaba based on the means end chain theory El comportamiento de los consumidores en las tiendas: una investigación de valores basados en la teoría de la cadena de fines y medios en las ciudades de Uberlândia y Uberaba |
title |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba |
spellingShingle |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba Melo, Daniela de Castro Cadeia de meios e fins Consumidor local - Valores Laddering Means-end-chain Local consume - Values |
title_short |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba |
title_full |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba |
title_fullStr |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba |
title_full_unstemmed |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba |
title_sort |
O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba |
author |
Melo, Daniela de Castro |
author_facet |
Melo, Daniela de Castro Pimenta, Márcio Lopes Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Nunes, Elder Ferreira Boaventura, Evaldo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Márcio Lopes Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Nunes, Elder Ferreira Boaventura, Evaldo Ferreira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Daniela de Castro Pimenta, Márcio Lopes Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros Nunes, Elder Ferreira Boaventura, Evaldo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeia de meios e fins Consumidor local - Valores Laddering Means-end-chain Local consume - Values |
topic |
Cadeia de meios e fins Consumidor local - Valores Laddering Means-end-chain Local consume - Values |
description |
This paper aims to identify the determining values on retail shops choosing in the cities of Uberlândia e Uberaba, Minas Gerais, and also, highlights witch attributes/ consequences lead to these values based on the local consumer perception. They had been used topics of the Means-end-chain Theory, associated with the laddering technique that allows accomplishing interviews in supermarkets of these two cities. Both the literature as in the empirical research had disclosed values like: comfort, security, personal and familiar well being, accomplishment, time and money to spend with other things that are reached by consequences linked with the attributes: cleanness and organization, attendance, product variety, price, localization and parking. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-11-29T19:06:29Z 2019-11-29T19:06:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, D. de C. et al. O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 315-334, maio/ago. 2012. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941 |
identifier_str_mv |
MELO, D. de C. et al. O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 315-334, maio/ago. 2012. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFACS - Universidade Salvador |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFACS - Universidade Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Planejamento reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815438942565040128 |