O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniela de Castro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pimenta, Márcio Lopes, Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros, Nunes, Elder Ferreira, Boaventura, Evaldo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941
Resumo: This paper aims to identify the determining values on retail shops choosing in the cities of Uberlândia e Uberaba, Minas Gerais, and also, highlights witch attributes/ consequences lead to these values based on the local consumer perception. They had been used topics of the Means-end-chain Theory, associated with the laddering technique that allows accomplishing interviews in supermarkets of these two cities. Both the literature as in the empirical research had disclosed values like: comfort, security, personal and familiar well being, accomplishment, time and money to spend with other things that are reached by consequences linked with the attributes: cleanness and organization, attendance, product variety, price, localization and parking.
id UFLA_c08cb9f95f4e8220ab1ee50730a04047
oai_identifier_str oai:localhost:1/37941
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e UberabaConsumer behavior in retail stores: values investigation of customers from Uberlândia and Uberaba based on the means end chain theoryEl comportamiento de los consumidores en las tiendas: una investigación de valores basados en la teoría de la cadena de fines y medios en las ciudades de Uberlândia y UberabaCadeia de meios e finsConsumidor local - ValoresLadderingMeans-end-chainLocal consume - ValuesThis paper aims to identify the determining values on retail shops choosing in the cities of Uberlândia e Uberaba, Minas Gerais, and also, highlights witch attributes/ consequences lead to these values based on the local consumer perception. They had been used topics of the Means-end-chain Theory, associated with the laddering technique that allows accomplishing interviews in supermarkets of these two cities. Both the literature as in the empirical research had disclosed values like: comfort, security, personal and familiar well being, accomplishment, time and money to spend with other things that are reached by consequences linked with the attributes: cleanness and organization, attendance, product variety, price, localization and parking.Este artigo tem o intuito de identificar valores determinantes na seleção de lojas de varejo nas cidades de Uberlândia e Uberaba, e ainda, destacar quais atributos/conseqüências conduzem a tais valores na percepção do consumidor local. Foram utilizados os pressupostos teóricos da cadeia de meios e fins associados à técnica de escalonamento laddering, que permitiram a realização de entrevistas em supermercados destas duas cidades. Tanto a literatura quanto a pesquisa de campo revelaram o desejo por valores como: conforto, segurança, bem estar pessoal e familiar, auto-realização, tempo e dinheiro para realizar outras atividades, que são alcançados por conseqüências proporcionadas pelos atributos: limpeza e organização, atendimento, variedade de produtos, preço, localização e estacionamento.UNIFACS - Universidade Salvador2019-11-29T19:06:29Z2019-11-29T19:06:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, D. de C. et al. O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 315-334, maio/ago. 2012.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941Revista Gestão e Planejamentoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Daniela de CastroPimenta, Márcio LopesVilas Boas, Luiz Henrique de BarrosNunes, Elder FerreiraBoaventura, Evaldo Ferreirapor2019-11-29T19:07:41Zoai:localhost:1/37941Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-11-29T19:07:41Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
Consumer behavior in retail stores: values investigation of customers from Uberlândia and Uberaba based on the means end chain theory
El comportamiento de los consumidores en las tiendas: una investigación de valores basados en la teoría de la cadena de fines y medios en las ciudades de Uberlândia y Uberaba
title O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
spellingShingle O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
Melo, Daniela de Castro
Cadeia de meios e fins
Consumidor local - Valores
Laddering
Means-end-chain
Local consume - Values
title_short O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
title_full O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
title_fullStr O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
title_sort O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba
author Melo, Daniela de Castro
author_facet Melo, Daniela de Castro
Pimenta, Márcio Lopes
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Nunes, Elder Ferreira
Boaventura, Evaldo Ferreira
author_role author
author2 Pimenta, Márcio Lopes
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Nunes, Elder Ferreira
Boaventura, Evaldo Ferreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daniela de Castro
Pimenta, Márcio Lopes
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Nunes, Elder Ferreira
Boaventura, Evaldo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia de meios e fins
Consumidor local - Valores
Laddering
Means-end-chain
Local consume - Values
topic Cadeia de meios e fins
Consumidor local - Valores
Laddering
Means-end-chain
Local consume - Values
description This paper aims to identify the determining values on retail shops choosing in the cities of Uberlândia e Uberaba, Minas Gerais, and also, highlights witch attributes/ consequences lead to these values based on the local consumer perception. They had been used topics of the Means-end-chain Theory, associated with the laddering technique that allows accomplishing interviews in supermarkets of these two cities. Both the literature as in the empirical research had disclosed values like: comfort, security, personal and familiar well being, accomplishment, time and money to spend with other things that are reached by consequences linked with the attributes: cleanness and organization, attendance, product variety, price, localization and parking.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-11-29T19:06:29Z
2019-11-29T19:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, D. de C. et al. O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 315-334, maio/ago. 2012.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941
identifier_str_mv MELO, D. de C. et al. O comportamento do consumidor em lojas de varejo: uma investigação de valores com base na teoria da cadeia de meios e fins nas cidades de Uberlândia e Uberaba. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 315-334, maio/ago. 2012.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFACS - Universidade Salvador
publisher.none.fl_str_mv UNIFACS - Universidade Salvador
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Planejamento
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815438942565040128