Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1431
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_c42bc6dd9820a1b05484f1194f6925c9
oai_identifier_str oai:localhost:1/1431
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EADRelações dialógicasPráxisEducação a distânciaFormação de professoresLinguística Sistêmico-FuncionalTeacher formationFunctional Systemic LinguisticsDistance EducationCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.Linguística AplicadaO presente estudo se insere no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente na área daqueles trabalhos destinados à compreensão do papel da relação dialógica no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desta Dissertação é descrever e compreender, com base em um estudo de caso, como a relação dialógica no ambiente de interação digital reflete na formação do professor, para constituição de sua práxis. Desta forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de contribuir com parâmetros para a formação de professores e tutores. A metodologia utilizada foi a análise documental, realizada a partir de diálogos acontecidos em um ambiente virtual de aprendizagem, além de recursos bibliográficos. As análises do material foram feitas sob a perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional. Os resultados obtidos apontam, principalmente, para a constatação de que as relações dialógicas podem gerar resultados diferentes no envolvimento dos alunos (futuros professores) para uma reflexão na ação, bem como para o fato de que mesmo em se tratando de um meio que utiliza uma tecnologia avançada, muitas vezes a prática pedagógica se mostrou marcada por uma educação vertical. Dessa forma, a pesquisa aponta para a necessidade de compreendermos a importância dos diálogos no processo de formação de professores para práxis e pode nos ajudar a pensar novas ações pedagógicas em uma educação a distância.The present study is inserted in the field of applied linguistics, specifically in the area of studies destined to understanding of the role of dialogical relation in the teaching-learning process. The purpose of this thesis is to describe and understand based on a case study, how the dialogical relation in the digital interaction environment reflected in the teacher’s education in order to constitute his/her praxis. Thus, this study aims to contribute with the parameters for teacher and tutor education. The methodology used was the documentary analysis, performed from dialogues which took place in a virtual learning environment, in addition to using bibliographic resources. The analyses of the material were done under the perspective of Functional Systemic Linguistics. The obtained results point, mainly, to the fact that dialogical relations may generate different results in the involvement of students (future teachers) for a reflection in action processes, as well as to the fact that, even in regard to an environment which uses an advanced technology, the teaching praxis was often marked by a vertical education. Thus, the research points to the need in understanding the importance of dialogue in the process of educating teachers for their practice, and it may help us think of new pedagogical actions for distance education.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDED - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILAlmeida, Patrícia VasconcelosMelo, Glenda Cristina Valim deRomero, Tânia Regina de SouzaBarbosa, VanderleiBlumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza2013-11-22T11:52:46Z2013-11-22T11:52:46Z20132013-11-222013-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBLUMER, E. V. C. de S. Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD. 2013. 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1431info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:13:59Zoai:localhost:1/1431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:13:59Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
title Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
spellingShingle Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
Blumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza
Relações dialógicas
Práxis
Educação a distância
Formação de professores
Linguística Sistêmico-Funcional
Teacher formation
Functional Systemic Linguistics
Distance Education
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
title_full Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
title_fullStr Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
title_full_unstemmed Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
title_sort Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD
author Blumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza
author_facet Blumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Patrícia Vasconcelos
Melo, Glenda Cristina Valim de
Romero, Tânia Regina de Souza
Barbosa, Vanderlei
dc.contributor.author.fl_str_mv Blumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Relações dialógicas
Práxis
Educação a distância
Formação de professores
Linguística Sistêmico-Funcional
Teacher formation
Functional Systemic Linguistics
Distance Education
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Relações dialógicas
Práxis
Educação a distância
Formação de professores
Linguística Sistêmico-Funcional
Teacher formation
Functional Systemic Linguistics
Distance Education
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-22T11:52:46Z
2013-11-22T11:52:46Z
2013
2013-11-22
2013-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BLUMER, E. V. C. de S. Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD. 2013. 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1431
identifier_str_mv BLUMER, E. V. C. de S. Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD. 2013. 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550129603182592