Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Elisabeth Thaiane Tercino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34762
Resumo: A Gestão Social (GS), implementada timidamente no Brasil, ainda não possui um conceito fortemente estabelecido, apesar da significativa discussão em nível nacional. A Gestão Integrada do Território (GIT) por sua vez, pouco discutida no contexto brasileiro e pouco trabalhada na academia brasileira propõe suas primeiras ações para Região do Espinhaço, localizada no estado de Minas Gerais. A GIT surge como a transformação do conceito básico de desenvolvimento sustentável, orientando a evolução de uma determinada região para um viés mais sustentável. Nesse sentido, com vistas a relacionar os pressupostos da Gestão Social com a proposição de GIT, o presente trabalho tem como objetivo precípuo analisar as práticas de gestão social que norteiam a Gestão Integrada do Território na microrregião localizada na Serra do Espinhaço (MG). O trabalho teve como referencial os processos dialógicos, a Gestão Social e a Gestão Integrada do Território, assim como a relação destas com o território. A pesquisa é um estudo exploratório-descritivo cuja abordagem trata-se do tipo qualitativa. Para coleta de dados optou-se pela pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e a realização de grupos focais, gerando dados qualitativos com vistas o alcance dos objetivos propostos. Para analise das práticas de GIT sob o viés da GS, orientou-se a pesquisa pelos pressupostos: tomada de decisão compartilhada, transparência, inclusão e pluralismo. A partir da análise dos dados coletados, infere-se que alguns pressupostos da GS possuem forte importância na GIT, enquanto outros ainda são pouco trabalhados nas práticas de gestão. Contudo, a Gestão Integrada inicia suas atividades na microrregião com vistas a participação dos atores, orientados para o entendimento e bem comum dos envolvidos.
id UFLA_c52e7e6264d601228daec84090b721ad
oai_identifier_str oai:localhost:1/34762
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)Dialogical processes in Integrated Territory Management: The case of the microregion of President Kubistchek (MG)Gestão Social, Gestão Integrada do Território, processos dialógicos, território.A Gestão Social (GS), implementada timidamente no Brasil, ainda não possui um conceito fortemente estabelecido, apesar da significativa discussão em nível nacional. A Gestão Integrada do Território (GIT) por sua vez, pouco discutida no contexto brasileiro e pouco trabalhada na academia brasileira propõe suas primeiras ações para Região do Espinhaço, localizada no estado de Minas Gerais. A GIT surge como a transformação do conceito básico de desenvolvimento sustentável, orientando a evolução de uma determinada região para um viés mais sustentável. Nesse sentido, com vistas a relacionar os pressupostos da Gestão Social com a proposição de GIT, o presente trabalho tem como objetivo precípuo analisar as práticas de gestão social que norteiam a Gestão Integrada do Território na microrregião localizada na Serra do Espinhaço (MG). O trabalho teve como referencial os processos dialógicos, a Gestão Social e a Gestão Integrada do Território, assim como a relação destas com o território. A pesquisa é um estudo exploratório-descritivo cuja abordagem trata-se do tipo qualitativa. Para coleta de dados optou-se pela pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e a realização de grupos focais, gerando dados qualitativos com vistas o alcance dos objetivos propostos. Para analise das práticas de GIT sob o viés da GS, orientou-se a pesquisa pelos pressupostos: tomada de decisão compartilhada, transparência, inclusão e pluralismo. A partir da análise dos dados coletados, infere-se que alguns pressupostos da GS possuem forte importância na GIT, enquanto outros ainda são pouco trabalhados nas práticas de gestão. Contudo, a Gestão Integrada inicia suas atividades na microrregião com vistas a participação dos atores, orientados para o entendimento e bem comum dos envolvidos.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaValadão, José de Arimatéia DiasPereira, José RobertoAraújo, Elisabeth Thaiane Tercino2019-06-13T13:30:38Z2019-06-13T13:30:38Z2019-06-132016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-06-13T13:30:38Zoai:localhost:1/34762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-06-13T13:30:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
Dialogical processes in Integrated Territory Management: The case of the microregion of President Kubistchek (MG)
title Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
spellingShingle Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
Araújo, Elisabeth Thaiane Tercino
Gestão Social, Gestão Integrada do Território, processos dialógicos, território.
title_short Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
title_full Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
title_fullStr Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
title_full_unstemmed Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
title_sort Processos dialógicos na Gestão Integrada do Território: O caso da microrregião de Presidente Kubistchek (MG)
author Araújo, Elisabeth Thaiane Tercino
author_facet Araújo, Elisabeth Thaiane Tercino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valadão, José de Arimatéia Dias
Pereira, José Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Elisabeth Thaiane Tercino
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Social, Gestão Integrada do Território, processos dialógicos, território.
topic Gestão Social, Gestão Integrada do Território, processos dialógicos, território.
description A Gestão Social (GS), implementada timidamente no Brasil, ainda não possui um conceito fortemente estabelecido, apesar da significativa discussão em nível nacional. A Gestão Integrada do Território (GIT) por sua vez, pouco discutida no contexto brasileiro e pouco trabalhada na academia brasileira propõe suas primeiras ações para Região do Espinhaço, localizada no estado de Minas Gerais. A GIT surge como a transformação do conceito básico de desenvolvimento sustentável, orientando a evolução de uma determinada região para um viés mais sustentável. Nesse sentido, com vistas a relacionar os pressupostos da Gestão Social com a proposição de GIT, o presente trabalho tem como objetivo precípuo analisar as práticas de gestão social que norteiam a Gestão Integrada do Território na microrregião localizada na Serra do Espinhaço (MG). O trabalho teve como referencial os processos dialógicos, a Gestão Social e a Gestão Integrada do Território, assim como a relação destas com o território. A pesquisa é um estudo exploratório-descritivo cuja abordagem trata-se do tipo qualitativa. Para coleta de dados optou-se pela pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e a realização de grupos focais, gerando dados qualitativos com vistas o alcance dos objetivos propostos. Para analise das práticas de GIT sob o viés da GS, orientou-se a pesquisa pelos pressupostos: tomada de decisão compartilhada, transparência, inclusão e pluralismo. A partir da análise dos dados coletados, infere-se que alguns pressupostos da GS possuem forte importância na GIT, enquanto outros ainda são pouco trabalhados nas práticas de gestão. Contudo, a Gestão Integrada inicia suas atividades na microrregião com vistas a participação dos atores, orientados para o entendimento e bem comum dos envolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
2019-06-13T13:30:38Z
2019-06-13T13:30:38Z
2019-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34762
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835155963838464