Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703 |
Resumo: | The main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions. |
id |
UFLA_c531dd7bd89c41bda4064843c7f7a234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/29703 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e CanadáIndicators of quality of working life for professors of public higher education institutions: a comparison between Brazil and CanadaIndicadores de calidad de vida laboral de profesores de instituciones de educación superior públicas: una comparación entre Brasil y CanadáQualidade de vida no trabalhoSentido do trabalhoComprometimento organizacionalMinas GeraisQuebecQuality of working lifeMeaning of workOrganizational commitmentThe main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions.O principal objetivo desse artigo é avaliar os indicadores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores universitários, e comparar os indicadores de QVT em universidades públicas no Brasil e no Canadá. A amostra deste estudo é constituída por 205 professores de Minas Gerais e 269 do Quebec. Os dados foram coletados através de um questionário online aplicado em fevereiro e março de 2013. Três diferenças significativas foram encontradas entre as duas amostras: sentido no trabalho, comprometimento afetivo e comprometimento de continuidade. Os professores brasileiros parecem encontrar mais sentido no trabalho do que os canadenses e têm mais comprometimento afetivo com suas instituições.Universidade Federal do Ceará2018-07-18T14:00:32Z2018-07-18T14:00:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 14, n. 2, abr./jul. 2016.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Ana AliceMorin, Estelle M.por2023-05-31T18:06:42Zoai:localhost:1/29703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-31T18:06:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá Indicators of quality of working life for professors of public higher education institutions: a comparison between Brazil and Canada Indicadores de calidad de vida laboral de profesores de instituciones de educación superior públicas: una comparación entre Brasil y Canadá |
title |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá |
spellingShingle |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá Vilas Boas, Ana Alice Qualidade de vida no trabalho Sentido do trabalho Comprometimento organizacional Minas Gerais Quebec Quality of working life Meaning of work Organizational commitment |
title_short |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá |
title_full |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá |
title_fullStr |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá |
title_full_unstemmed |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá |
title_sort |
Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá |
author |
Vilas Boas, Ana Alice |
author_facet |
Vilas Boas, Ana Alice Morin, Estelle M. |
author_role |
author |
author2 |
Morin, Estelle M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas Boas, Ana Alice Morin, Estelle M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de vida no trabalho Sentido do trabalho Comprometimento organizacional Minas Gerais Quebec Quality of working life Meaning of work Organizational commitment |
topic |
Qualidade de vida no trabalho Sentido do trabalho Comprometimento organizacional Minas Gerais Quebec Quality of working life Meaning of work Organizational commitment |
description |
The main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-07-18T14:00:32Z 2018-07-18T14:00:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 14, n. 2, abr./jul. 2016. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703 |
identifier_str_mv |
VILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 14, n. 2, abr./jul. 2016. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439270328926208 |