Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Ana Alice
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Morin, Estelle M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703
Resumo: The main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions.
id UFLA_c531dd7bd89c41bda4064843c7f7a234
oai_identifier_str oai:localhost:1/29703
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e CanadáIndicators of quality of working life for professors of public higher education institutions: a comparison between Brazil and CanadaIndicadores de calidad de vida laboral de profesores de instituciones de educación superior públicas: una comparación entre Brasil y CanadáQualidade de vida no trabalhoSentido do trabalhoComprometimento organizacionalMinas GeraisQuebecQuality of working lifeMeaning of workOrganizational commitmentThe main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions.O principal objetivo desse artigo é avaliar os indicadores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores universitários, e comparar os indicadores de QVT em universidades públicas no Brasil e no Canadá. A amostra deste estudo é constituída por 205 professores de Minas Gerais e 269 do Quebec. Os dados foram coletados através de um questionário online aplicado em fevereiro e março de 2013. Três diferenças significativas foram encontradas entre as duas amostras: sentido no trabalho, comprometimento afetivo e comprometimento de continuidade. Os professores brasileiros parecem encontrar mais sentido no trabalho do que os canadenses e têm mais comprometimento afetivo com suas instituições.Universidade Federal do Ceará2018-07-18T14:00:32Z2018-07-18T14:00:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 14, n. 2, abr./jul. 2016.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Ana AliceMorin, Estelle M.por2023-05-31T18:06:42Zoai:localhost:1/29703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-31T18:06:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
Indicators of quality of working life for professors of public higher education institutions: a comparison between Brazil and Canada
Indicadores de calidad de vida laboral de profesores de instituciones de educación superior públicas: una comparación entre Brasil y Canadá
title Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
spellingShingle Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
Vilas Boas, Ana Alice
Qualidade de vida no trabalho
Sentido do trabalho
Comprometimento organizacional
Minas Gerais
Quebec
Quality of working life
Meaning of work
Organizational commitment
title_short Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
title_full Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
title_fullStr Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
title_sort Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
author Vilas Boas, Ana Alice
author_facet Vilas Boas, Ana Alice
Morin, Estelle M.
author_role author
author2 Morin, Estelle M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Ana Alice
Morin, Estelle M.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho
Sentido do trabalho
Comprometimento organizacional
Minas Gerais
Quebec
Quality of working life
Meaning of work
Organizational commitment
topic Qualidade de vida no trabalho
Sentido do trabalho
Comprometimento organizacional
Minas Gerais
Quebec
Quality of working life
Meaning of work
Organizational commitment
description The main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-07-18T14:00:32Z
2018-07-18T14:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 14, n. 2, abr./jul. 2016.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703
identifier_str_mv VILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições publicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 14, n. 2, abr./jul. 2016.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439270328926208