O todo, as partes e suas inter-relações: o ensino de Contabilidade em cursos de graduação em Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Guilherme de Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/589
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade, para a obtenção do título de Mestre.
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Especificamente, a presente investigação procurou (a) analisar a inserção das disciplinas de Contabilidade nas matrizes curriculares; (b) caracterizar a percepção de docentes sobre o ensino de Contabilidade no curso de Administração; e, finalmente, (c) analisar as atitudes de estudantes da graduação em Administração em relação às disciplinas da área contábil. Para tanto, a pesquisa foi executada em duas fases, envolvendo metodologia qualitativa e quantitativa. Para a etapa qualitativa utilizou-se da pesquisa documental para analisar a inserção das disciplinas de Contabilidade no currículo do curso de Administração; e entrevistas semiestruturadas para caracterizar a percepção de docentes quanto ao ensino de Contabilidade para a formação do Administrador. Nesse caso, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Na etapa quantitativa foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Nessa fase foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram uma média adequação das matrizes curriculares quanto à área contábil, sendo que seria interessante que as disciplinas como Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade Tributária constassem em todos os currículos. A percepção docente convergiu para o destaque da importância dos conhecimentos de contabilidade para a formação básica do Administrador, sendo que o processo de ensino deve priorizar a análise e interpretação dos relatórios contábeis. Alguns docentes registraram que existe resistência em relação a temas de contabilidade por parte dos alunos, mas que só aparece nos primeiros módulos do curso e tende a desaparecer ao passo que o aluno amadurece e consegue perceber os entrelaces disciplinares. O sistema de monitoria foi questionado, e acredita-se precisar ser revisto. A interdisciplinaridade acontece de forma tímida e, em alguns casos, possui significado equivocado para os docentes. A avaliação quantitativa com discentes demonstrou como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido à análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores.The main objective of this study is to characterize the teaching of subjects related to Accounting in the curriculum of undergraduate courses in Business Administration (B.A.) from the attitudes and perceptions of students and professors from four Higher Education Institutions located in Minas Gerais. Specifically, this research sought (a) to analyze the insertion of the Accounting subjects in the curricula, (b) to characterize the perception of professors on teaching Accounting at the Business Administration course, and finally, (c) to analyze the attitudes of undergraduate students in B.A. regarding the subjects of the Accounting area. In this manner, the study was performed in two phases, involving qualitative and quantitative methodology. In the qualitative stage, the documentary research was used in order to analyze the incorporation of the Accounting subjects in the curriculum of the B.A. course, as well as the usage of semi-structured interviews to characterize the perception of professors on teaching Accounting to the formation of the Administrator. In this case, the data were examined by analysis of content. In the quantitative stage, structured questionnaires were applied to a sample of 261 B.A. undergraduates to analyze their attitude toward the Accounting teaching. Yet in this stage, techniques for data analysis like descriptive statistics and factorial analysis were used. The results have showed an average adaptation of the curricula concerning the accounting area, and it would be interesting if subjects like Structure and Analysis of Financial Statements and Tax Accounting were in all the curricula. The professor perception converged to highlight the importance of accounting knowledge for the basic formation of the Administrator, and the teaching process should prioritize the analysis and interpretation of accounting reports. Some professors reported that there is a resistance on studying accounting issues by the B.A. students, but such behavior only appears in the beginning of the course and it tends to disappear once the students mature and are able to understand the disciplinary connection between both areas. The monitoring system was questioned, and they believed it needs revising. The interdisciplinary process is subtle and, in some cases, it is misunderstood by the professors. The quantitative evaluation with students has demonstrated as appropriate the model with 36 variables to measure attitude after tests like KMO, Bartlett Sphericity and Commonalities, that have indicated satisfactory degree of settlement and reliability of the data, and, therefore, it was submitted to the factorial analysis. With approximately 62% of the total variance explained, 11 factors were obtained.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILMafra, Flávia Luciana NavesBenedicto, Gideon Carvalho deLourenço, Cléria Donizete da SilvaSouza Neto, Bezamat deBorges, Guilherme de Freitas2013-05-20T18:13:55Z2013-05-20T18:13:55Z201320132013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, G. de F. O todo, as partes e suas inter-relações: o ensino de Contabilidade em cursos de graduação em Administração. 2013. 120 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/589porreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-10T19:15:48Zoai:localhost:1/589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2013-07-10T19:15:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
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